"Pesquisa da Ipsos mostra que 68% da população visitam várias lojas antes da aquisição. Televisão, internet, folhetos e o boca a boca são os meios que mais influenciam na decisão."
** Por Priscilla Oliveira, Renata Leite e Roberta Moraes | 02/04/2015
O consumo de chocolate no domingo de Páscoa é 89% maior que a média diária, segundo dados do aplicativo MyFitnessPal. Mas a paixão do brasileiro pelo doce criado pelos astecas faz com que produto tenha grande procura durante todo o ano, na versão de barra, bombom e tablete.
E mesmo sendo apaixonado pela iguaria, o consumidor não gasta dinheiro na primeira loja. Os chocólatras são cuidadosos com o dinheiro, principalmente neste ano de instabilidade, e quase sete em cada 10 brasileiros gostam de visitar vários pontos de venda antes de fazerem as compras.
Os dados fazem parte da pesquisa da Ipsos Connect, que entrevistou 41 mil pessoas em 19 mercados onde o instituto atua, para entender o consumo de chocolate no país. Ainda segundo o levantamento, a capital que lidera o ranking de maior índice de consumo de chocolate é Porto Alegre com 82%, logo atrás está São Paulo com 75%, seguido de Curitiba e Brasília ambos com 74%.
Já São Luis, no Maranhão, é o mercado com maior concentração de mulheres (61%) apaixonadas pelo chocolate.
Com relação à classe econômica, Brasília é onde está a maior quantidade de consumidores de chocolate pertencentes à Classe A, com 18%.
Já a Classe B se destaca em Porto Alegre (48%), Curitiba (47%) e Florianópolis (46%) e a Classe C aparece em Salvador (57%), Recife (55%) e Rio de Janeiro (55%). Os meios de televisão, internet, folhetos promocionais e o boca a boca são os que mais influenciam na hora da decisão desse público. A média de gasto previsto para a compra de ovos é de R$ 80,90, segundo levantamento da PiniOn, plataforma mobile crowdsourcing para pesquisas.
Uso de dispositivos móveis
Ainda no saboroso universo dos chocolates, o Facebook também quis saber o comportamento dos usuários na Páscoa e descobriu que, neste período, aumentam as postagens por meio de dispositivos móveis. O doce, inclusive, ganha destaque nas conversas uma semana antes da Páscoa. A equipe de dados da rede social analisou a data no ano passado para ver os hábitos dos usuários neste feriado. Durante o período, foi registrado aumento de 54% na postagem de fotos.
Em 2014, as mulheres dominaram os posts sobre o tema, representando 72%. Em comparação a 2013, as postagens sobre a Páscoa aumentaram 28%. Os mais jovens (entre 18 anos e 34 anos) falaram mais sobre chocolate e religião. Os mais velhos, acima de 35, comentaram mais sobre viagem, família, festa, almoço e amigos.
Os dados mostram que, nessa época, as pessoas estão conectadas no Facebook via mobile, o que torna mais fácil entregar a mensagem dos anunciantes aonde quer que as pessoas estejam.
As informações ajudam as empresas a programarem suas campanhas para a data. Com a recessão econômica e o brasileiro perdendo o seu poder de compra, a Páscoa promete ser um teste de fogo para varejo e indústria analisarem o quanto os consumidores estão inclinados a frear gastos diante da crise.
Para garantir o bom faturamento neste período que já foi de fartura, muitas marcas preparam ações especiais para atrair os consumidores.
Opções para todos os bolsos
Enquanto a Classe Média tenta se ajustar à nova realidade, o mercado de luxo segue navegando em águas calmas. Exemplo é o ovo de R$ 420,00 da Kopenhagen que traz como brinde um bracelete de prata da joalheira dinamarquesa Pandora, com pingente de coelho.
Confeccionado artesanalmente, o Sweet Treasure já havia esgotado em todas as lojas próprias da grife de doces nesta quinta-feira, dois de abril. A Kopenhagen, inclusive, aproveitou a data para fazer ação com muitas outras marcas.
A rede de chocolates se uniu ao Hotel Urbano para promover uma caça aos ovos pelo Facebook.
A “Caçada Doce Hotel Urbano Kopenhagen” visa distribuir R$ 200 mil em vouchers de R$ 100,00 cada, para serem trocados por chocolate. Com a Helping, a ação também distribui descontos de R$ 35,00 em limpezas e bônus para loja virtual da Kopenhagen. A promoção termina no domingo, dia cinco de abril.
Muitas outras empresas lançaram mão de parcerias para aumentar os lucros neste ano. A Lojas Americanas, que lançou a “Maior Páscoa do Mundo, com uma oferta de 14% a mais na quantidade de itens em relação a 2014, se uniu à Cuponeria para oferecer abatimentos. No portal é possível imprimir cupons de 20% de desconto em mais de 20 tipos de ovos de Páscoa.
Ações através de aplicativos
Os aplicativos ganharam espaço neste ano nas campanhas de engajamento com os consumidores. O Easy Taxi, por exemplo, entregou chocolates durante toda a quinta-feira, dois de abril, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre. Durante todo o dia, a ferramenta disponibilizou uma aba com um novo serviço: Chocolate de Páscoa. Os usuários que selecionaram a opção receberam uma surpresa, gratuita, entregue por um motoboy. A ação fez sucesso e rendeu elogios na página oficial da empresa no Facebook.
A Garoto também criou um aplicativo para reunir pais e filhos na tradicional brincadeira de caça aos ovos. A iniciativa dá um toque de modernidade à busca ao doce que geralmente acontece na manhã do domingo de Páscoa. Após baixar o APP, os pais poderão deixar pistas para que o Coelho da Páscoa encontre o caminho para a entrega dos ovos e ir em busca dos presentes. A ferramenta permite a inclusão de som, imagem, e mensagem de texto, aliando modernidade à brincadeira.
Personagens para o público infantil
Para atrair a criançada, as marcas apostaram no licenciamento de personagens famosos como estratégia para alavancar as vendas de ovos na Páscoa. A Arcor, que tem a linha própria Tortuguita, conquistou licença exclusiva da personagem Princesinha Sofia, da Disney Junior.
O ovo possui 150 gramas e vem com um brinquedo que é a miniatura da princesa que ascende uma luz lilás em seu vestido quando acionada por um botão. Ainda da Disney, a marca oferece a linha Disney Fadas, com ovo da Tinker Bell. Há ainda a princesa Rapunzel, cujo brinde é uma bolsa com estampa da personagem, com alça que simula as tranças dela.
Completando o portfólio de licenciados para o público infantil, a marca traz os Palhaços Patati Patata, que faz sucesso entre as crianças de até três anos, oferece ovos de 120 gramas e a surpresa: um copo com alça e bico, perfeito para ensinar os pequenos a beberem, nas cores azul e vermelho. A empresa também vende a Série Fanáticos, voltada para os fãs de futebol. Neste ano, o brinde é um relógio digital que conta com o brasão dos 12 principais clubes brasileiros.
A Lacta trouxe, este ano, o ovo de Páscoa Hello Kitty, com 170 gramas de chocolate ao leite. Dentro da casca, a surpresa fica por conta da Hello Kitty Banheirinha, que toma banho de verdade. Quando mergulhada em um pouquinho de água, ela enche e depois é só apertar um botãozinho para a água sair do chuveiro.
Outra novidade é a maleta de Páscoa da Hello Kitty, que vem com um ovo de 100 gramas de chocolate ao leite. As maletinhas são uma opção diferente para presentear e podem ser encontradas em dois modelos diferentes.
Opções saudáveis
Com os consumidores cada vez mais preocupados com o corpo e com a saúde, aumentam as ofertas de opções com menor quantidade de açúcar, mais saudáveis e voltados para o público fitness. A Línea Sucralose se uniu à marca de lingerie Hope para chamar a atenção das consumidoras.
A fabricante que oferece ovos zero açúcar, glúten, lactose e sódio lançou a versão Dark 50% Cacau, com colágeno e fibras. Para marcar o lançamento, a companhia colocou um modelo sem camisa, com gravata borboleta e orelhas de coelhinho com uma cesta repleta de tabletes de chocolate da linha Dark, para distribuir às clientes de duas lojas paulistas da marca de roupas íntimas.
Já a Integralmedica aproveitou a data para lançar o novo sabor do suplemento alimentar WGold, que agora tem a versão de chocolate. Para agitar os clientes, foram elaboradas peças de comunicação nas redes digitais que exploram a o conceito de “appetite appeal”, com calda e tabletes de chocolate em volta do pote e caindo de um copo com o whey protein.
A Tam também não deixará a data passar em branco e levará a celebração para as alturas. No próximo domingo, os passageiros dos voos originados do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, participarão de sorteios de Colomba Pascal da Bauducco.
A ação será realizada pelos tripulantes das aeronaves, logo após o serviço de bordo. Ao todo, a iniciativa contemplará 23 voos da TAM com a distribuição de 46 produtos entre os clientes da companhia.
A Colomba Bauducco conta com o chocolate da Hershey’s, em oferta desenvolvida em parceria pelas duas marcas. O preço sugerido do item recheado no varejo é de R$ 17,99. Há ainda Colomba Pascal com frutas cristalizadas, a recheada com baunilha e a com gotas de chocolate.
Já a Oi realiza uma promoção especial em 34 lojas do Rio de Janeiro na ativação de vários planos pós-pagos, a partir do Conta Conectado 50. Os clientes ganham vale-compras no valor de R$ 20,00 para trocar por ovos de Páscoa nas Lojas Americanas de todo o estado. A ação faz parte da estratégia da companhia que, para melhorar a experiência dos clientes em internet móvel, tem apostado cada vez mais nas ofertas de planos de dados.
Para além do chocolate
Nem só de ovo vive a Páscoa. Os pescados são outro item que se destaca no período. O seu consumo aumenta em cinco vezes na Sexta-feira Santa, enquanto o de chocolate cresce 89%, de acordo com levantamento do aplicativo MyFitnessPal.
Tilápia, pirão e pescada lideram a preferência dos usuários brasileiros. Já no preparo, o estilo empanado prevalece.
No Walmart, o destaque é mesmo o bacalhau, cujas vendas devem crescer 7% em relação ao ano passado, segundo estimativas da rede. A Páscoa representa mais da metade da saída anual do peixe para a marca.
Os sete dias que antecedem o domingo de celebração são os de maior venda, sobretudo em filés, postas e inteiros. Outros pescados, como a Tilápia, Salmão, Corvina, Tainha, Merluza, Linguado, Alabote e frutos do mar estão entre os itens mais procurados no período.
O Extra está investindo em pratos feitos com os ingredientes típicos da época, como bacalhoada, arroz com açafrão, maionese com atum e torta de camarão. O kit serve até seis pessoas e sai por R$ 79,90 reais. Além do kit Páscoa, a rede traz opções de entrada, como Cuscuz de sardinha, bolinho de bacalhau, salada de bacalhau e salada de grão de bico.
Como prato principal, além da bacalhoada, há também salmão assado com alcaparras, lasanha de bacalhau, moqueca de peixe e strogonoff de camarão. As encomendas podem ser realizadas na rotisserie de cada loja, sempre com até 48 horas de antecedência.
Como opções de sobremesa, a rede preparou o Bolo Festa, feito com pão de ló branco, recheado de doce de leite e decorado com disco decorativo. Já o Bolo Festa Chocolate é feito com pão de ló de chocolate, recheio de chocolate, coberto com chantilly e decorado com disco decorativo e ganache.
A Torta Prestígio é feita com base crocante amanteigada com recheio de coco e ganache meio amargo. O Bolo Bombom de creme holandês é feito com base de pão de ló de chocolate recheado com creme holandês e bombom picado. A rede traz ainda o Bolo Crocante Colorido, feito com recheio de creme pavê, coberto com ganache crocante, ovinho e confeitos coloridos.
A padaria do Extra oferece as tradicionais Colombas de Páscoa nos sabores Tradicionais, com frutas e gotas de chocolate e sabores especiais, com Brigadeiro e de Chocolate Branco, coberto com microcereais de chocolate.
O Pão de Açúcar aposta em descontos semanais voltados para os clientes do programa de relacionamento Pão de Açúcar Mais. Até este domingo, os consumidores poderão encontrar itens como vinhos, frutas secas, pescados, chocolates, azeites e massas, dentre outros, com preços especiais.
O Pão de Açúcar traz ainda para a data uma nova ação no estilo “compre e ganhe”. Nas compras acima de R$ 70,00 em Ovos de Páscoa (qualquer marca), entre os dias 13 de março e cinco de abril, o cliente do programa Pão de Açúcar Mais ganha um kit contendo uma máscara e um conjunto de canetinhas para pintar ovos.
Ações nos shoppings
Para a Páscoa, os shoppings voltaram suas comunicações para o público infantil. Com o aspecto lúdico do coelho, os centros comerciais prepararam atividades de recreação. O Pátio Alcântara, em São Gonçalo (Rio de Janeiro), irá organizar a chegada do mascote, assim como já faz com o Papai Noel no fim do ano. A sessão de fotos é gratuita e acontecerá de três a cinco de abril, de 14:00 às 16:00.
Já o Boa Vista Shoppping, em Santo Amaro (São Paulo), elaborou uma pista de patinete do Coelho Maluco, que conta com um circuito sinalizado como trânsito. Durante a brincadeira, os participantes aprenderão regras básicas de trânsito no trajeto da pista, acompanhados por monitoras.
Ao fim da diversão, cada criança receberá um brinde da Cacau Show. A atividade estará disponível até o dia cinco de abril, das 14:00 às 20:00 horas, na Praça de Eventos, no Piso G2 do empreendimento. Podem participar da atração crianças de quatro a 11 anos, com até 40 quilos. Por questões de organização, será permitida a entrada de cinco crianças a cada 10 minutos.
Já o Shopping Cidade, em parceria com a Cacau Show, promoveu uma corrente de ovos de chocolates. O centro comercial disponibilizou 10 mil ovos, em que os clientes indicavam uns aos outros para serem presenteados. O empreendimento também montou o estande “Chocobicho”, no qual crianças e adultos poderão vestir fantasias de bichos de pelúcia e tirar fotos divertidas. Os participantes ainda podem publicar as fotografias com a hashtag da ação #pascoanoshoppingcidade nas redes sociais do mall.
O Cidade Jardim está com uma promoção especial de Páscoa em que os clientes do shopping ganham uma Colomba Pascal Bauducco, embalada em uma lata decorada com ícones de Páscoa, sempre que gastam R$ 350,00 em compras pagas com cartão Visa de débito ou crédito.
Já nos shoppings Eldorado e Morumbi, a Livraria Saraiva recebeu uma oficina infantil de artes manuais oferecida pela Pritt. A ação aconteceu nos dias 21 e 28 de março, das 11:00 às 12:00. O evento foi realizado em parceria com o Ateliê Maria Flor e tem como objetivo proporcionar momentos de diversão e estimular a criatividade das crianças.