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quinta-feira, 30 de maio de 2019

Wikipedia critica marca de roupas por trocar fotos de artigos por imagens publicitárias

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The North Face trocou fotos de pontos turísticos na Wikipedia para incluir imagens que tivessem pessoas usando a marca. Ideia da ação era melhorar resultados da empresa nas buscas do Google.
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 Por G1  

 Postado em 30 de maio de 2019 às 23h35m  

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A Fundação Wikimedia, que coordena a enciclopédia online Wikipedia, criticou nesta quarta-feira (29) a fabricante de roupas de montanhismo The North Face e a agência de publicidade Leo Burnett, que substituíram imagens de picos e montanhas na plataforma por fotos que continham conteúdo da marca.

A ideia por trás da ação da The North Face era colocar a marca no topo de buscas orgânicas no Google sem pagar nada por isso. A Fundação Wikimedia negou qualquer envolvimento com a campanha e reiterou que não são eles que determinam, escrevem ou editam o conteúdo que existe na Wikipedia, o que é feito por voluntários ao redor do mundo.

Já que a maioria das primeiras fotos que aparecem em uma busca no mecanismo do Google é de alguma imagem da Wikipedia, a The North Face enviou equipes fotográficas para diversos pontos de escalada e aventura ao redor do mundo — vários deles no Brasil — e depois colocou as imagens produzidas em artigos sobre esses lugares na Wikipedia.

"Quando companhias como a The North Face tiram vantagem da confiança que você tem na Wikipedia apenas para te vender roupas, você deveria ficar furioso. As ações deles foram diretamente contrárias ao espírito, propósito e políticas da Wikipedia, que são de fornecer conhecimento neutro, baseado em fatos, para o mundo", disse a Fundação Wikimedia em nota.
Trecho de vídeo publicado pela The North Face mostra edição de artigo na Wikipedia, que substituiria a imagem do artigo por uma feita pela empresa. — Foto: Reprodução 
Trecho de vídeo publicado pela The North Face mostra edição de artigo na Wikipedia, que substituiria a imagem do artigo por uma feita pela empresa. — Foto: Reprodução

A The North Face inclusive apresentou um vídeo, mostrando como o caso tinha sido bem sucedido. A ação de marketing foi veiculada em um site especializado em publicidade.

Depois de ser criticada publicamente por editores da Wikipedia e pela Fundação Wikimedia, a The North Face afirmou que descontinuou a campanha publicitária.

"Nós acreditamos na missão da Wikipedia e pedimos desculpa por termos compactuado com atividade incondizente com esses princípios", disse a fabricante de roupas também em nota.

Segundo a Wikipedia, voluntários já removeram as imagens da The North Face dos artigos que foram modificados e que esses artigos estão sendo reavaliados para verificar se eles atendem os padrões de neutralidade da plataforma.

Uber relata prejuízo de US$ 1 bilhão no 1° trimestre, mas receita aumenta

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Faturamento teve alta de 20% frente ao primeiro trimestre de 2018, para US$ 3,1 bilhões. 
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 Por France Presse  

 Postado em 30 de maio de 2019 às 21h15m  

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Uber teve prejuízo no primeiro trimestre. — Foto: Seth Wenig/AP 
Uber teve prejuízo no primeiro trimestre. — Foto: Seth Wenig/AP

A Uber, que acaba de entrar no mercado de valores, teve prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão no primeiro trimestre, segundo o relatório trimestral da empresa, divulgado nesta quinta-feira (30). No primeiro trimestre do ano passado, a companhia havia reportado lucro de US$ 3,7 bilhões.

O faturamento teve alta de 20% na mesma comparação, para US$ 3,1 bilhões.
A plataforma de veículos com motorista teve receita de US$ 2,6 bilhões, 10% superior ao primeiro trimestre do ano passado, o que sugere que o crescimento total também foi impulsionado por outras atividades, como entrega de comidas (UberEats).

O relatório, a primeira publicação de resultados trimestrais da empresa após o início das cotações em 10 de maio, confirmou dados previstos que indicam forte prejuízo, mas que também refletem um aumento da atividade.

Ainda foi registrado um aumento de 34% das reservas brutas, a US$ 14,7 bilhões.
Por volta de R$ 40, ou menos, a ação atravessa um difícil início no mercado, onde se mantém abaixo do preço de lançamento, de R$ 45.