Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Startup que planeja missão para limpar lixo na órbita da Terra diz que 1° alvo foi atingido por outros detritos

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Projeto em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) está previsto para 2025 e será o primeiro do tipo para remoção ativa de lixo espacial.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Roberto Peixoto, g1

Postado em 24 de agosto de 2023 às 07h05m

Post. N. - 4.712

Representação artística da missão ClearSpace-1. — Foto: ClearSpace/Divulgação
Representação artística da missão ClearSpace-1. — Foto: ClearSpace/Divulgação

A startup que planeja enviar uma sonda para ser a pioneira na coleta do lixo espacial afirmou nesta quarta-feira (23) que seu primeiro alvo foi atingido por outros detritos espaciais, gerando ainda mais lixo na órbita da Terra.

🛰️🌍 A empresa ClearSpace-1 tem parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA). A meta da missão é capturar, em 2025, um pedaço de foguete que que pesa aproximadamente 100 kg. O lixo é uma das partes do que restou do lançamento da sonda usada em 2013 para colocar satélites em órbita.

A startup suíça afirma que detritos não rastreáveis atingiram o pedaço de foguete no último dia 10 de agosto, levando à geração de mais lixo nas proximidades do objeto, que está em órbita a cerca de 800 km da Terra.

"A causa mais provável do evento pode ter sido um impacto de hipervelocidade de um objeto pequeno e não rastreado, que resultou na liberação de novos fragmentos de baixa energia", disse a ClearSpace em um comunicado.

🎯🚀 A ESA assinou um contrato de 86 milhões de euros para adquirir o serviço, cada vez mais necessário e relevante depois de décadas de exploração espacial que produziram milhões de detritos no espaço.

🔍📝 No mesmo comunicado, porém, a empresa responsável pela missão afirmou que, apesar da colisão, o projeto continuará conforme o previsto, mas acrescentou que dados sobre o incidente ainda estão sendo coletados.

"Uma avaliação preliminar indica que o aumento do risco de colisão para outras missões representadas por esses fragmentos é extremamente baixo", acrescentou a nota.

A ESA também informou que está avaliando cuidadosamente o impacto do evento na missão inédita, e acrescentou que uma análise completa durará várias semanas.

No vídeo abaixo, o g1 explica qual é o real risco do lixo espacial na Terra e no espaço? A reportagem também traz uma entrevista com o CEO da ClearSpace, Luc Piguet.

Qual é o real risco do lixo espacial na Terra e no espaço?Qual é o real risco do lixo espacial na Terra e no espaço?

O que é a ClearSpace1?

A ClearSpace1 tem como objetivo reduzir os riscos causados por objetos maiores que se fragmentam em detritos menores e potencialmente prejudiciais para equipamentos em órbita.

A missão será realizada por uma sonda espacial que será lançada na órbita do alvo. Ela localizará o lixo, o agarrará com quatro braços robóticos e o retirará da órbita da Terra. Tanto o pedaço de foguete quanto a sonda caçadora queimarão na atmosfera ao retornar ao nosso planeta.

Por isso, se tudo der certo, embora algumas missões semelhantes tenham sido realizadas nos últimos anos, a primeira iniciativa do mundo para limpar de fato lixo espacial será essa.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----