Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de março de 2019

Ministério da Justiça abre dois processos contra o Facebook no Brasil



O primeiro é pelo escândalo da Cambridge Analytica. O segundo, pela invasão de contas por hackers. Empresa pode ser condenada a multas de R$ 9 milhões.


Por G1 

Postado em 13 de março de 2019 às 23h35m 
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante o F8, conferência de desenvolvedores da rede social em maio de 2018 — Foto: Stephen Lam/Reuters  
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante o F8, conferência de desenvolvedores da rede social em maio de 2018 — Foto: Stephen Lam/Reuters

O Ministério da Justiça abriu dois processos contra o Facebook no Brasil, informou o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPC). Ambos são motivados pela exposição de dados de usuários brasileiros no ano passado, envolvendo o escândalo Cambridge Analytica e a invasão de contas por hackers.

Se condenada, a empresa poderá ter de pagar multa de mais de R$ 9 milhões em cada caso.
Em nota, o Facebook diz que está à disposição para prestar esclarecimentos ao departamento. Foi dado o prazo de 10 dias para que isso aconteça. Os processos envolvem tanto a matriz, nos EUA, quanto o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda, a filial brasileira.

Os casos
O primeiro processo se refere ao compartilhamento indevido de dados de usuários extraídos da plataforma Facebook Login, por intermédio de um aplicativo, o que teria beneficiado a empresa Cambridge Analytica.
O caso envolvendo dados de 87 milhões de usuários em todo o mundo, cerca de 400 mil no Brasil, veio à tona 1 ano atrás e gerou a maior crise na história do Facebook.

A Cambridge Analytica, assessoria britânica que trabalhou para a campanha de Donald Trump, é suspeita de usar os dados coletados na rede social por meio de teste de personalidade para influenciar no resultado das eleições americanas.

O segundo processo é sobre a invasão de contas do Facebook por hackers que coletaram informações pessoais, tais como nome, e-mail, número de telefone, locais visitados e buscas realizadas pela internet.

Ao anunciar o caso, em em setembro, o Facebook obrigou que alguns usuários se logassem novamente para acessar a rede. Posteriormente, informou que cerca de 30 milhões de contas foram expostas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O DPDC também notificou a companhia a prestar esclarecimentos em um terceiro caso, a suspeita de que a empresa use aplicativos para coletar dados sensíveis dos seus usuários, tais como ciclo menstrual e frequência cardíaca.

Aprenda a gravar um vídeo da tela do PC usando o Google Chrome



Extensão para o navegador simplifica a gravação de vídeo da área de trabalho do PC.


Por Ronaldo Prass 

Postado em 13 de março de 2019 às 23h00m 
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013


Loom é uma extensão para o Google Chrome que permite gravar a tela — Foto: Reprodução  Loom é uma extensão para o Google Chrome que permite gravar a tela — Foto: Reprodução

O Windows oferece a funcionalidade de capturar a tela do PC e salvá-la como se fosse uma foto. Mas, quando é necessário gravar um vídeo da tela, essa tarefa pode parecer complicada, e, em alguns casos, os usuários utilizam o celular para fazer o registro.

Dependendo do propósito da captura, a perda de qualidade pode até não ser um problema. Mas que tal gravar vídeos da tela do PC usando o navegador de internet?

Saiba abaixo como usar o navegador de internet para gravar a tela do PC e também vídeos da webcam e áudio do microfone.

Extensão
O primeiro passo é baixar o Loom - Video Recorder, uma extensão para o Google Chrome que permite integrar a captura de telas com um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem.
Após instalada, é adicionado um atalho na barra de ferramentas do navegador.

O serviço de armazenamento do Loom é protegido por senha e mantém salvas as gravações no perfil do usuário.

Como gravar
Para gravar um vídeo da tela do PC, siga os passos abaixo:
  • abra a tela que você irá gravar;
  • abra o Google Chrome e clique sobre o atalho para a Loom na barra de ferramentas;
  • selecione uma opção de captura: "Full Desktop" irá gravar a tela completa da área de trabalho; "Current Tab" grava apenas a guia que estiver aberta no Chrome;
  • marque a opção "A tela inteira" ou a "Janela do aplicativo";
  • clique no botão "Compartilhar".
O tempo de gravação é ilimitado. Ela pode ser interrompida e retomada conforme a necessidade do usuário. A captura do áudio do microfone pode ser desabilitada.

Depois de concluída a gravação, é só compartilhar o link ou salvar o arquivo no formato mp4.
Painel do Loom, extensão do Google Chrome que permite gravar a tela do computador — Foto: Divulgação  
Painel do Loom, extensão do Google Chrome que permite gravar a tela do computador — Foto: Divulgação