===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Empresas de segurança digital ESET e Symantec identificaram que centenas de computadores no país foram alvo de um data wiper, que limpa informações da máquina. Na quarta-feira (23), sites do governo ficaram fora do ar após serem atingidos por cibercriminosos.===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Por g1
Postado em 24 de fevereiro de 2022 às 23h20m
Post. N. - 4.284
Rússia invade a Ucrânia: veja como foram as primeiras horas de ataques
Em meio à tensão no leste europeu, um novo ataque cibernético tem sido realizado para apagar dados de computadores na Ucrânia. A ação foi identificada na terça-feira (23) pelas empresas de segurança digital ESET e Symantec.
Elas afirmam que os ataques envolvem um novo malware, um tipo de arquivo que tem como função invadir outros dispositivos. Mais especificamente, trata-se de um data wiper (limpador de dados, em uma tradução livre).
As vítimas do malware na Ucrânia incluem uma agência de governo e uma instituição financeira, de acordo com fontes da agência de notícias Reuters.
A ESET informou no Twitter que as suas análises apontam que o malware foi instalado em centenas de computadores na Ucrânia. A empresa analisou a primeira amostra do conteúdo por volta das 12h (horário de Brasília) de quarta-feira.
Segundo ela, o arquivo foi compilado em 28 de dezembro de 2021. Isso sugere que a preparação para o ciberataque acontece há cerca de dois meses, no mínimo.
O pesquisador da Symantec, Vikram Thakur, afirmou à Reuters que os ataques já chegaram a outros países. "Vemos atividade na Ucrânia e na Letônia", disse. A empresa acrescentou mais tarde que o malware também foi identificado na Lituânia.
As companhias de cibersegurança não indicaram qual é a provável origem do malware usado nos ataques a computadores na Ucrânia. A Rússia, que já foi acusada de realizar outros ciberataques contra a Ucrânia, negou as alegações de que esteja por trás desta ação.
Ataques a sites oficiais
Na quarta-feira, os sites do governo, do Ministério de Relações Exteriores e do serviço de segurança ucraniano ficaram fora do ar. Segundo o país, eles foram alvo de um ataque de negação de serviço (DDoS).
O DDoS é um tipo de ciberataque em que criminosos usam várias máquinas para enviar solicitações a um servidor para sobrecarregá-lo e impedir que ele seja usado por usuários verdadeiros.
No mesmo dia, o Ministério de Transformação Digital informou que outro ataque DDoS contra bancos foi identificado no país. O órgão não revelou quais bancos foram afetados por essa ação.
Mapa mostra localização da Ucrânia no mundo — Foto: Arte g1