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quarta-feira, 2 de maio de 2012

Será que você não está matando sua galinha dos ovos de ouro?



RPs\GM-16/2012


REPORTAGENS: Gipope - Marketing.

POR COLABORADORES.



*||* Postado por Sandro Magaldi - 26/04/2012


  Uma das principais convicções que tenho é que o maior risco que organizações e GESTORES correm ultimamente é a armadilha do foco no curto prazo em detrimento da longevidade do negócio.

Irei utilizar uma metáfora para tangibilizar essa visão. CONVIDO o amigo leitor a um retorno à infância para, juntos, revisitarmos a fábula da Galinha dos ovos de ouro. Refrescando sua memória: o conto narra a história de um fazendeiro muito pobre que em uma manhã como outra qualquer se surpreende ao coletar os ovos junto a sua galinha de criação. Ao invés de um ovo convencional ele percebe que sua galinha botou um reluzente ovo de ouro maciço. Radiante de felicidade ele leva o ovo a sua esposa e consegue um bom dinheiro vendendo-o no comércio local.



b2b,galinha,ovos,ouro,vendasO casal fica ansioso para o dia seguinte. Será que a galinha irá lhes oferecer esse presente novamente? Para FELICIDADE dos fazendeiros, na manhã seguinte encontram o mesmo ovo de ouro. E o mesmo processo se repete dia após dia fazendo com que a vida do casal fosse menos penosa. Após algumas semanas, no entanto, uma ideia começa a rondar a mente do fazendeiro: se diariamente a galinha botava um ovo de ouro sem falhar, quanto de ouro haveria de ter dentro da barriga daquele animal? Certamente deveria haver ouro o suficiente para torná-lo milionário. De súbito teve uma ideia que COMPARTILHOU com a esposa: no dia seguinte, iria abrir a barriga da galinha e ambos ficariam muito ricos.


Dito e feito, logo pela manhã, em posse de seu facão, o fazendeiro desferiu um golpe certeiro na barriga da pobrezinha. O resto da história o caro leitor já sabe, não é? Não havia ouro algum dentro da barriga da galinha e a ganância do fazendeiro lhe custou a prosperidade gradativa.

Diariamente, no afã de lucrar no curto prazo, corremos o risco de matar nossa galinha dos ovos de ouro, que será responsável pela longevidade de nossa organização por meio da geração de resultados sólidos e concretos ao longo dos anos. Essa armadilha ocorre, sobretudo, em um ambiente como o atual com o crescimento acontecendo, muitas vezes, de forma desenfreada e acelerada demais. Nesse contexto, somos tentados a todo momento a encurtar o caminho e lucrar a qualquer custo, sem refletir sobre os reflexos dessa filosofia extrativista no longo prazo. Uma das razões desse nosso impulso se dá justamente devido à cultura extrativista que imperou em nosso país desde a época da Colônia. Nosso modelo mental sempre esteve muito focado na sobrevivência do dia a dia em detrimento do crescimento sustentável.

Pois é o momento de mudarmos esse modelo mental e incorporarmos uma filosofia de gestão que se dedique a atingir os números e a lucratividade no curto prazo, mas que compatibilize esse esforço com iniciativas dirigidas a tornar nosso negócio perene. O memorável Peter Drucker comentava que “Tudo o que uma organização e seus gestores sofrem hoje é resultado de suas iniciativas do ontem”. Se não começarmos a preparar nosso amanhã hoje, certamente sofreremos muito no futuro. E o pior é que, por vezes, gestores e organizações despertam para essa realidade quando já é tarde demais para reagir. Você já calculou quanto custa recuperar um cliente ou o custo de um cliente insatisfeito? Se não tem essa resposta lhe convido a iniciar essa reflexão hoje mesmo.

Ikea na Australia paga para quem levar o catálogo para casa!


RPs\GM-15/2012


REPORTAGENS: Gipope - Marketing.

POR COLABORADORES.




*//* Postado por Fernando Kimura - 27/04/2012




Como vender mais? Como aumentar o fluxo de clientes em minha loja? Como fazer com que eles leiam e CONSUMAM o conteúdo do meu catálogo de PRODUTOS? Estes desafios são comuns em muitas empresas, de diversos segmentos e tamanhos. A rede de lojas Ikea criou uma ação simples e criativa para endereçar todos os pontos que citei. 


A comunicação convidava clientes a levar o catálogo para casa, em troca os mesmos recebiam um voucher mensal em suas casas para utilizarem nas lojas Ikea no valor de 25 dólares australiano, válido para compras a partir de 100 dólares australianos. Confira o vídeo da ação (em inglês):
A campanha contou com uma ótima estratégia de comunicação, foram utilizados a loja, o estacionamento da Ikea, spot em rádio, ações digitais, banners na web, outdoors pela cidade. Certamente a ação teve um custo razoável, mas os resultados ocorrem logo no inicio.