Bloqueio é apenas temporário e apenas para sites que continuavam disseminando imagens de ataque terrorista que aconteceu na semana passada e deixou 50 mortos.
Por Thiago Lavado, G1
Postado em 21 de março de 2019 às 14h00m
Postado em 21 de março de 2019 às 14h00m
Empresas que fornecem serviço de internet na Austrália e na Nova Zelândia bloquearam acesso a endereços da web que estavam compartilhando imagens do massacre em Christchurch, que deixou 50 mortos na semana passada.
O terrorista autor do atentado transmitiu as imagens do ataque ao vivo no Facebook. Enquanto as redes sociais, como YouTube e Facebook, estavam lutando para conter a disseminação do conteúdo, sites de vídeo, como LiveLeak, e fóruns, como 4chan e 8chan, continuavam a permitir os vídeos — segundo usuários da internet na Austrália postaram em redes sociais, estes estavam entre os endereços bloqueados.
Na Austrália, a operadora Telstra confirmou o bloqueio nas redes sociais. Já na Nova Zelândia, o diretor da provedora Spark, Simon Moutter, afirmou que seu time trabalhou em procurar o conteúdo online, bloquear os sites e enviar uma notificação solicitando a remoção do conteúdo.
De acordo com a provedora Vodafone Austrália, a ideia é dificultar o acesso às imagens, como forma de respeito às famílias e vítimas do ataque terrorista. "Tomamos esta ação porque acreditamos ser a coisa certa a fazer, uma forma de respeitar as vítimas desta atrocidade e seus entes queridos", disse a empresa em um posicionamento enviado ao G1.
A empresa enfatizou que o bloqueio é temporário e irá acontecer enquanto esses sites não tomarem uma ação efetiva para retirar as imagens do ar. A Vodafone Austrália não informou a lista de sites que estão sob o bloqueio.
Outra empresa de telecomunicações da Austrália, a Optus, também tomou medidas quanto a sites que disponibilizavam os vídeos.
"Devido à natureza horrível do ataque e das fortes preocupações da comunidade sobre a proliferação de material inapropriado online, a Optus optou por colocar um bloqueio temporário em um número limitado de sites", disse a empresa em comunicado.
A Optus afirmou que está monitorando a situação e reconhece que alguns sites estão tomando medidas para lidar com a disseminação desse conteúdo.