Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de março de 2016

Entenda o design modular do LG G5 e conheça seus acessórios

--------------------------------______  _____________-------------------------------
Elson de Souza
por
Para o TechTudo

09/03/2016 07h00 - Atualizado em 09/03/2016 07h00
Postado em 10 de março de 2016 às 18h35m


A LG inovou durante o MWC 2016 com o lançamento do LG G5. O celular se tornou o primeiro smartphone com design modular produzido por uma grande marca e com previsão de chegar a lojas do mundo inteiro. Com corpo de metal, o telefone tem a parte inferior removível - para trocar a bateria ou adicionar funções extras.

LG inova e lança LG G5 com bateria modular e três câmeras no MWC 2016
O esquema modular permite aos celulares receber peças adicionais, para garantir melhor desempenho. Junto do novo aparelho, a empresa coreana aproveitou para lançar acessórios que dão "superpoderes" ao LG. Quer entender como o design modular funciona? A gente te explica aqui no TechTudo.
LG G5 tem design modular que permite a expansão de funções do aparelho (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
LG G5 tem design modular que permite a expansão de funções 
do aparelho (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

-O que é o design modular?
Ao comprar um smartphone, estamos acostumados a enxergá-los como um produto finalizado. Por exemplo, um Galaxy S7 terá sempre as mesmas características - com possibilidade de mudança no espaço interno com um cartão de memória. Com isso, se o cliente quiser uma câmera melhor, terá que comprar outro celular.
Um telefone modular, porém, acaba com essa ideia de produto fechado, permitindo modificações mais imediatas no smartphone. A proposta é que o usuário substitua peças de acordo com a necessidade, sem ter que comprar outro modelo. Esse é um cenário próximo do que ocorre com os PCs, que possibilitam trocar componentes devido a problemas técnicos ou em busca de maior desempenho. 

Apesar da surpresa, a LG não é a única fabricante a desenvolver a tecnologia. Outras empresas têm projetos de celulares modulares há algum tempo. O holandês Fairphone e o finlandês PuzzlePhone, por exemplo, são iniciativas de duas pequenas companhias. O Fairphone, inclusive, já está à venda por 525 euros (R$ 2,3 mil, na cotação atual).

Entre os grandes nomes, o Google desenvolve um telefone totalmente modular batizado de Project Ara, cujas trocas vão do processador à câmera. No entanto, o teste com o modelo foi adiado e ainda não há previsão de lançamento. Com isso, o LG G5 é o primeiro passo comercial de uma fabricante de peso nesse sentido.
Falha nos contatos magnéticos pode ser a responsável pelo atraso no lançamento do Project Ara (Foto: Divulgação/Project Ara) (Foto: Falha nos contatos magnéticos pode ser a responsável pelo atraso no lançamento do Project Ara (Foto: Divulgação/Project Ara))
Project Ara: Google desenvolve projeto de celular modular 
(Foto: Divulgação/Project Ara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como o design modular funciona no G5?
Na parte inferior há um pequeno botão físico com o qual é possível destravar e soltar uma parte do telefone, juntamente com a bateria.

Os dois componentes podem ser substituídos: a bateria vazia por outra com a carga cheia; e a peça inteira por um módulo com funções específicas, como controlador da câmera digital ou som em alta definição.
Módulos e bateria do LG G5 trazem setas que indicam onde o encaixe deve ocorrer (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
Módulos e bateria do LG G5 trazem setas que indicam onde
 o encaixe deve ocorrer (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A grande vantagem para o consumidor é que ele não precisará decidir entre variantes do telefone, algo que a Samsung já fez com o Galaxy S4 Zoom, focado em fotografia. Basta comprar o smartphone básico e adicionar a função desejada através dos módulos. As trocas, aliás, são ilimitadas e um mesmo aparelho pode ter mais de um acessório ao mesmo tempo.

Os módulos do LG G5 precisam sempre estar acompanhados da bateria do telefone, já que a carga, obviamente, não pode deixar de ser inserida. Para ajudar o usuário, há setas indicativas no local em que o encaixe deve ser feito. 

Bateria adicional de 2.800 mAh
Bateria do G5 pode ser desencaixada e trocada por outra em segundos (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
Bateria do G5 pode ser desencaixada e trocada por outra em segundos 
(Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Quando a bateria do Galaxy S6 ou do iPhone 6S acaba, as opções são duas: carregar o celular na tomada ou andar com um carregador portátil. Os donos do LG G5, no entanto, vão poder andar com uma bateria extra na bolsa para possíveis trocas. Essa é uma prática interessante que caiu em desuso no últimos anos, graças à adoção de smartphones com design mais fino.
 
Quais os prós e contras da bateria removível do LG G5? Comente no Fórum do TechTudo.

LG Cam Plus
Demonstrado durante o MWC, o Cam Plus traz a experiência de câmera digitais para os usuários mais exigentes. Para isso, o módulo conta com diversos botões dedicados, seja para a captura de imagens, vídeos, zoom giratório, além de LED indicador. 

Há ainda a adição de funções avançadas como travamento de exposição e Auto Focus. Por fim, o acessório adiciona uma carga extra de 1.200 mAh e facilita a pegada do LG G5 ao torná-lo mais ergonômico para tirar fotos durante muito tempo. 
LG G5 com Cam Plus 2 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
LG Cam Plus adiciona botões e funções específicas para tirar fotos 
(Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

LG Hi-Fi Plus com B&O Play

LG Hi-Fi Plus pode aumentar qualidade sonora do telefone ou funcionar como DAC externo (Foto: Reprodução/LG)
LG Hi-Fi Plus pode aumentar qualidade sonora do telefone 
ou funcionar como DAC externo (Foto: Reprodução/LG)

O LG G5 já chega de fábrica com alto-falantes potentes, mas o Hi-Fi Plus é um módulo que pretende melhorar ainda mais essa característica. 

Ao encaixá-lo na parte inferior, o módulo passa a funcionar como um conversor DAC com sons mais apurados e reais do que o encontrado no telefone. Além de funcionar com o novo top da LG, o Hi-Fi Plus pode ser usado como um DAC externo para qualquer celular ou computador.

Ainda é só o começo
O design modular permitirá que a LG faça melhorias para o LG G5 mesmo com o celular já lançado, bastando apenas construir novos módulos. Entre as ideias que podem ser aproveitadas no futuro estão o projetor de tela e slides, scanner 3D, HD externo, tela auxiliar de e-ink e diversas outras. 

Por enquanto, a fabricante ainda não revelou se o LG G5 vai ser compatível com peças de terceiros ou se vai manter exclusividade com os próprios produtos.

Dicas para deixar o roteador mais rápido e seguro

--------------------------------______  _____________-------------------------------
Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

05/03/2016 06h00 - Atualizado em 05/03/2016 06h00
Postado em 10 de março de 2016 às 17h15m


O roteador é a figura principal de uma rede wireless, também chamada de Wi-Fi. Afinal de contas, o aparelho é o responsável por pegar o sinal de internet que vem da sua operadora e distribuí-lo para todos os aparelhos da sua casa, como computador, notebook, smartphones e tablets.

Roteador: como bloquear pessoas conectadas na sua rede Wi-Fi
Portanto, é essencial que o seu roteador funcione o mais rápido possível, de maneira estável e tenha segurança, para que nenhum hacker consiga invadir sua rede. Para isso, listamos agora quatro dicas que podem lhe ajudar a ter uma conexão Wi-Fi mais segura, rápida e estável, fazendo apenas algumas modificações. Vamos às dicas!
Veja como deixar seus roteadores mais rápidos e seguros (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Veja como deixar seus roteadores mais rápidos e seguros 
(Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. Mude o canal do seu roteador
Os roteadores podem atuar em algumas faixas de frequência, chamados comumente de canais. Porém, se ele estiver trabalhando em um canal que esteja muito congestionado, ele pode sofrer interferências de outros roteadores que estejam nas proximidades e até mesmo de outros aparelhos, como telefones sem fio. Assim, mudar o canal de seu roteador pode deixar a sua conexão à internet mais estável e também mais rápida.
Mudando o canal da rede Wi-Fi em três roteadores diferentes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Mudando o canal da rede Wi-Fi em três roteadores diferentes 
(Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Ao trocar o canal do seu roteador por um menos congestionado, você ganhará uma conexaso mais rápida e estável, sem sofrer com quedas constantes.

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

2. Priorize dispositivos e aplicativos
Alguns modelos de roteadores, especialmente os mais recentes, contam com funções chamadas de Quality of Service (QoS) ou Wi-Fi Multimedia (WMM). Tais recursos permitem que o usuário configure quais dispositivos ou programas terão prioridade na sua conexão.
Ativando o QoS no DD-WRT (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Ativando o QoS no DD-WRT (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Por exemplo, você pode configurar para que seu computador tenha mais banda e que um determinado jogo online, como Battlefield 4, tenha prioridade no uso da rede. Desta maneira, você não sofrerá com um ping muito alto, mesmo quando outras pessoas estiverem usando a sua conexão.

Novamente, os pormenores de acesso a estas funções variam entre os modelos. Por isso, reforçamos o conselho de que você tenha em mãos o manual de instruções antes de proceder com essas mudanças.
3. Use sempre as velocidades mais altas
Muitas fabricantes já são compatíveis com os padrões mais rápidos (Foto: Reprodução)
Muitas fabricantes já são compatíveis com os padrões mais rápidos 
(Foto: Reprodução)

O Wi-Fi é dividido em vários padrões. O padrão 802.11b é o mais lento de todos. Já o padrão 802.11ac é o mais recente e, consequentemente, o mais rápido. Portanto, se o seu roteador trabalha num padrão mais lento, como o “g” ou “n”, experimente trocar para o padrão mais rápido.

Antes disso, porém, certifique-se de que todos os seus aparelhos suportam tal padrão, caso contrário, ele não será mais capaz de se conectar à internet. 

Se você tem apenas aparelhos modernos, compatíveis com o padrão 802.11ac, não faz sentido que o roteador trabalhe num padrão mais antigo se todos os seus dispositivos já são compatíveis com o padrão mais recente e rápido.
4. Atualize o firmware
Site da TP-Link tem área de Downloads que oferece firmwares dos seus produtos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Site da TP-Link tem área de Downloads que oferece firmwares 
dos seus produtos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum TechTudo
Essa é uma dica recorrente quando falamos em roteadores. Não seria o caso se ela não fosse tão importante ou pertinente. 

Quando a fabricante lança um novo firmware, geralmente ele traz correções de segurança que deixam o equipamento mais seguro. Não é raro também que o roteador fique compatível com novos padrões, além de mais estável e mais rápido.

Assim, a atualização do firmware é uma dica indispensável para aqueles que querem ter um roteador mais rápido, seguro e estável. O procedimento não é tão simples, mas vale realmente à pena quando vemos os benefícios.