Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de março de 2017

Telefónica Open Future e Facens criam espaço para startups digitais


Mafalda Freire, 
2017/03/23, 18:00
Postado em 24 de marçi de 2017 às 23h45m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

O Telefónica Open Future_, programa global de inovação aberta e empreendedorismo do Grupo Telefónica, e o FACE – Centro de Empreendedorismo da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) anunciaram uma parceria para a criação de um espaço para que as startups de base tecnológica possam desenvolver seus projetos e ideias inovadoras.

O Crowd Facens quer oferecer uma área de crowdworking para que empreendedores digitais possam ter acesso a um programa de pré-aceleração de 12 meses, treinamento e acesso ao mercado. Essa é a primeira vez que o Open Future tem uma iniciativa no interior de São Paulo mas é já o sexto Crowd do programa no Brasil.


O Crowd funcionará nas dependências da Facens e buscará projetos inovadores em diversas áreas como Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Big Data, Soluções B2C, B2B, Vídeo, Machine Learning, Segurança, Fintech e Agtech, entre outras.

Existe, ainda, a possibilidade de, caso um projeto seja muito promissor, continuar sendo apoiado após o período de 1 ano. Nesse caso, será a Wayra, uma das iniciativas de investimento do Open Future, a dar suporte com um aporte de capital financeiro e fornecendo toda infraestrutura necessária para a evolução da startup.

Temos uma metodologia de desenvolvimento de negócios moderna e já testada, além de podermos ampliar os contatos dos empreendedores de Sorocaba com um ecossistema mundial de inovação, com crowds espalhados por 17 países, afirma Renato Valente, Country Manager do Open Future e diretor da Wayra Brasil.

Estamos muito otimistas e acreditando que o mercado ganhará profissionais ainda mais qualificados e produtos e soluções inovadores. Só o fato de ter uma ideia acelerada por uma empresa do porte da Telefónica já é um grande diferencial para o currículo dos nossos alunos, indica Andréia Leles, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Facens.

As inscrições para a primeira turma de 10 startups já estão abertas e os interessados podem realizar suas candidaturas por meio da plataforma Openfuture.org até ao dia 28 de abril. Nessa chamada, serão selecionadas projetos criados por alunos, ex-alunos, professores, empreendedores e pesquisadores associados à Facens.

Conferência debate papel da tecnologia nas cidades inteligentes


Mafalda Freire, 
2017/03/24, 13:10 
Postado em 24 de março de 2017 às 23h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

O evento Cidade 4.0 – Experiências inovadoras para a cidade do amanhã vai decorrer de 28 a 31 de março, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP), e vai abordar tendências, soluções e desenvolvimento de Smart Cities, assim como a participação dos cidadãos.

A iniciativa vai contar com palestrantes de várias nacionalidades que vão falar de cases de sucesso em suas cidades. São eles: Jayme Gutiérrez Bayo, da Universidade de Cantabria; Rui Franco, Coordenador local do Programa Sharing Cities, que abarca cidades como Lisboa, Londres e Milão; Alejandro Franco, Diretor Executivo da Ruta N de Medellin; Leonardo Guimarães, Diretor Executivo do Porto-Digital de Recife e Isaac Serrano, do Laboratório para la Ciudad, da Cidade do México (MEX).

Vão ser temas de discussão, a gestão urbana e participação dos habitantes nas cidades inteligentes, assim como as tecnologias existentes que contribuem para solucionar os problemas urbanos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Os exemplos e iniciativas inovadoras apresentadas,certamente, servirão de inspiração e poderão ganhar um novo olhar sobre os desafios que enfrentaremos cada vez mais nas cidades de todo mundo, refere Daniel Vaz, Vice-Presidente da Associação de Universidades da América Latina e o Caribe para a Integração (AUALCPI), organizadora do evento.

Além das conferências a Universidade realizará um encontro de pesquisadores, com a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre o tema, o Seminário Universidade, Cultura e Sociedade: Cidades criativas, territórios inteligentes e, no último dia, será realizado o Fórum Caminhos para São Caetano do Sul – Cidade Inteligente.

A programação e as inscrições estão disponíveis no site do evento.