Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Audiência cresce, mas engajamento segue baixo em novembro



"IndexSocial registra índice de 0,12%, número inferior ao obtido pelas marcas no primeiro semestre de 2013. Queda é reflexo da redução do alcance orgânico dos posts."



#.*||*.# Por Lilian Calmon || 23/12/2013


As marcas chegaram a cerca de 640 milhões conexões no Facebook, Twitter e YouTube em novembro, um aumento de 7%. Apesar do crescimento em audiência, a média de engajamento registrou índice de 0,12%, número inferior à média de 0,35% do primeiro semestre do ano. A queda é reflexo da redução do alcance orgânico dos posts. Os números são do relatório de novembro do IndexSocial.

O aumento de 7% na audiência das marcas alterou o ranking Top 10.  O destaque do mês fica para a Garoto, que conquistou 1,2 milhão de novos fãs, ocupando o 4° lugar. O Guaraná segue na liderança, com mais de 16,4 milhões de pessoas conectadas à marca, seguido de perto pela segunda colocada no ranking, Coca-Cola. 

A Skol cresceu em ritmo menos acelerado que o mercado e está em terceiro lugar. O top 10 de audiência conta ainda com Hotel Urbano (5ª), Claro Brasil (6ª), Lacta (7ª), Brahma Futebol (8ª), Netshoes (9ª) e L’Oreal (10ª).



O índice que mostra a interação entre consumidores e marcas segue liderado por Brahma Futebol, que voltou a crescer no período e chegou a 4,7% de engajamento em novembro. Use Huck, CVC Viagens, Chiclets e Jack Daniels saem do ranking, que deixa de ser dominado por marcas de bebidas alcoólicas. 

Adidas Futebol (2ª) entra pela primeira vez na lista, assim como Emirates (4ª), Melissa (5ª) e Lenovo Brasil (7ª). Completam o top 10: Arezzo (3ª), Skol (6ª), adoro FARM (8ª), Garoto (9ª) e Loja Melissa (10ª).


As 10 maiores marcas nesse segmento representam, no período analisado, 59,4% de todas as interações medidas pelo indexSocial. Só Brahma Futebol representa 37% desse índice em novembro. Skol segue na segunda posição, apesar de registrar queda de 16,1% para 5,7%. 

Adidas Futebol estreia no ranking na terceira colocação com 3,5% de share de engajamento. O top 10 ainda é formado por: Garoto (4ª), Guaraná (5ª), Emirates (6ª), Stella Artois Brasil (7ª), Arezzo (8ª), Melissa (9ª) e a estreante Samsung Mobile Brasil (10ª).

Dívidas de até R$ 250,00 representam um terço da inadimplência



"Uma pesquisa do SPC Brasil mostra que a inflação pode ser a responsável pela maior dificuldade dos brasileiros de pagarem dívidas menores a partir de outubro deste ano."




*#.||.#* Por Luisa Medeiros || 23/12/2013


As dividas de até R$ 250,00 representam um terço da inadimplência no país, de acordo com uma pesquisa do SPC Brasil. Em outubro, os registros de atraso nesta faixa de valor correspondiam a 32,98% dos inadimplentes. 

De acordo com o serviço de proteção ao crédito, a alta pode ser considerada pontual, mas também pode indicar que os brasileiros estão começando a ter dificuldades para pagar dívidas de menor valor em virtude da inflação, que tem se mantido em patamares elevados ao longo deste ano. 

Os dados mostram ainda que houve uma queda na participação de registros de maior valor, em especial, por conta da desaceleração do mercado automotivo no Brasil. A participação das dívidas entre R$ 1 mil e R$ 7,5 mil, caiu de 43,04% em outubro para 42,77% em novembro.