Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Como usar um roteador como repetidor para melhorar o Wi-Fi


Diego Honorato
por
Para o TechTudo

13/08/2016 06h00 - Atualizado em 15/08/2016 13h48
Postado em 16 de agosto de 2016 às 23h40m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Nem sempre o roteador Wi-Fi consegue abranger todo o local desejado, prejudicando downloads, streaming de vídeos e demais recursos online. No mercado existem diversos aparelhos para repetir o sinal, porém vamos usar um outro método para resolver este problema.

Repetidor Wi-Fi: tudo que você precisa saber sobre o aparelho
Felizmente, podemos contornar esta situação usando um outro roteador que tenha função de repetidor. A maioria dos roteadores tem esta função, e é exatamente isto que irá resolver a questão de cobertura de rede no local. Esta é uma solução mais barata para quem vai adquirir ou quem já possui um roteador parado e sem uso em casa.
Aprenda a usar um roteador como repetidor (Foto: Divulgação/Intelbras)
Aprenda a usar um roteador como repetidor 
(Foto: Divulgação/Intelbras)

Passo 1. Faça uma análise de interferências no local para verificar até onde o seu roteador principal consegue transmitir um bom sinal para ser repetido. Um aplicativo que pode ajudar na tarefa é o Wifi Analyzer. 

Lembrando que para o sinal ter uma melhor qualidade, a potência do Wi-Fi, no local onde irá ficar o repetidor, deve ser maior que 30dB.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Print da tela do aplicativo Wi-Fi Analyze (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Primeiro é necessário verificar o grau de interferências no 
sinal local (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Caso não tenha disponível um aparelho para auxiliar nesta análise, não se preocupe. O próprio roteador também tem uma função parecida que irá mostrar a potência do sinal. O único detalhe é que você terá que usar um computador para verificar a potência que seu roteador está recebendo no ponto que considera ideal para posicionar o repetidor.
Já sabendo qual o local ideal para posicionar o seu roteador secundário, que vamos usar como repetidor, vamos conectá-lo a um computador para realizar as configurações. Neste tutorial, usamos como exemplo um roteador da marca Intelbras WRN 342. O procedimento é o mesmo para outros modelos do mesmo fabricante, como WRN240, WRN342, WRN150, WRN300 e WIN300.

Já com roteadores de outras marcas, o procedimento é bem parecido. Com um pouco de atenção é possível realizar os passos em quase todos os roteadores do mercado.

Passo 2. Conecte seu computador em uma das entradas LAN - geralmente sinalizadas com números - do roteador que irá servir de repetidor, usando um cabo de rede. Após conexão, você deverá abrir a interface do aparelho. 

Usando um navegador da internet de sua preferência, digite na barra de endereço o destino correspondente à interface do seu roteador. No caso da Intelbras, o IP será: 10.0.0.1, com nome de usuário: admin e senha: admin (sem aspas). Já em outras marcas o endereço pode ser 192.168.0.1, com o mesmo padrão de senhas.
Interface do roteador
Digite o login e senha para acessar o menu de configuração 
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Após acessar a interface, selecione a opção "Rede" no menu lateral esquerdo e altere o endereço de IP do roteador secundário para a mesma faixa de IP do roteador principal. Neste caso, usamos o IP 192.168.0.10.
Menu Rede
É necessário alterar o IP do roteador secundário para 
mesma faixa do principal (Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Salve as informações e espere o roteador reiniciar. Após ser reiniciado, você deverá entrar com nome de usuário e senha novamente.
Passo 3. Após acessar novamente a interface do roteador, vá na opção Wireless, altere o nome da rede e, logo abaixo, marque a opção WDS.

Lembrando que o canal não pode ficar em automático. Selecione o mesmo canal de operação que o seu roteador principal. Usando o mesmo aplicativo informado no início, o Wifi Analyzer, você poderá escolher qual o melhor canal para operar.
Menu Wireless (Foto: Reprodução/Diego Honorato)
Lembre-se de não deixar o canal em "automático" 
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Após selecionar a opção WDS, outras opções serão abertas logo abaixo. Ao clicar no botão "localizar", o programa fará uma varredura e será exibida uma lista de todas as redes sem fio disponíveis para conexão, junto com o MAC, canal e potência do sinal. Lembrando que a potência deve estar acima 30dB.
Listas de redes
Listas de redes disponíveis para conexão 
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Selecione a sua rede sem fio clicando em "conectar" e o campo SSID bridge agora ficará com o nome da sua rede. Logo abaixo, você deverá selecionar o mesmo tipo de segurança que está o seu roteador principal e a senha. Após preencher, clique em salvar.

Passo 4. Vamos agora configurar a senha. Basta clicar em segurança, também no menu lateral esquerdo. Selecione o tipo de segurança novamente e digite a nova senha. Para facilitar as conexões, o recomendável é colocar a mesma senha do seu roteador principal. Finalizando, salve as informações e reinicie o roteador conforme solicitado na mensagem abaixo.
Menu Segurança
Para facilitar, use a mesma senha do roteador principal 
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Passo 5. Após o roteador reiniciar, a tela da interface se abrirá no item "status", onde podemos confirmar que o segundo roteador já consegue identificar o sinal Wi-Fi do primeiro roteador e já está apto para trabalhar.
Menu Status (Foto: Reprodução/Diego Honorato)
Já é possível conferir que o segundo roteador está funcionando
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Por fim, no menu lateral, selecione o item DHCP e clique em "desativar".
Menu DHCP
Finalize as configurações no DHCP 
(Foto: Reprodução/Diego Honorato)

Novamente para que as informações sejam salvas e ativadas, o seu roteador será reiniciado mais uma vez. Após este procedimento, está pronto! O seu aparelho já deverá funcionar corretamente como um repetidor de sinal e abrangendo uma área maior.

Agora já pode desconectar o cabo roteador e do computador e testar o acesso. O sinal repetido deve ser observado, pois poderá haver uma perda na qualidade em relação à velocidade.

Então, após finalizar o procedimento, faça um teste de velocidade para conferir se a configuração feita supre as suas necessidades.
Qual é o repetidor mais barato? Comente no Fórum do TechTudo

Como denunciar locais perigosos no game para celular Pokémon Go


Fernanda Santos
por
Para o TechTudo

16/08/2016 08h00 - Atualizado em 16/08/2016 08h00
Postado em 16 de agosto de 2016 às 23h10m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Pokémon Go é o mais novo game mobile que une a nostalgia do jogo e desenho animado Pokémon com elementos de realidade aumentada, oferecendo uma experiência única ao possibilitar que qualquer pessoa possa caçar os monstrinhos. 

No jogo, há PokéStops e Gyms espalhados pelo mundo, entretanto, alguns podem ter sido gerados em regiões perigosas ou de difícil acesso que podem comprometer a integridade física do jogador. Neste tutorial você saberá como denunciar esses locais para que a Niantic, a desenvolvedora do jogo, possa avaliar a permanência deles.

Confira a análise completa de Pokémon Go
Passo 1. Clique na Pokébola localizada na parte inferior da tela, você será direcionado para outra parte com diversas opções. No canto superior direito clique em "Settings", e uma nova área de configurações será aberta;

Passo 2. Dentre as últimas opções das configurações está "Report High-Priority Issue" (Reportar problema de alta prioridade, em português). Ao clicar nela, uma caixa de mensagens se abrirá perguntando se você deseja sair do game para continuar a reportar o ploblema. Clique "Yes";
passo1-pokemongo
Como denunciar locais perigosos no game para celular 
Pokémon GO (Foto: Reprodução/Fernanda Santos)

Passo 3. Você será direcionado para o site oficial da Niantic Labs. Dentro desta área, há diversas opções de problemas e situações que podem ser acusadas. 

Na última opção está "Urgent Safety Issue" (Problema de segurança urgente, em tradução livre), esta aconselha o jogador a procurar o serviço de polícia da região para relatar problemas de furtos e roubos. 

Também é possível reportar à desenvolvedora que determinado local pode ser perigoso, para isso, clique em "here" para ser redirecionado à página do registro do problema.
passo2-pokemongo
Como denunciar locais perigosos no game para celular 
Pokémon GO (Foto: Reprodução/Fernanda Santos)

No requerimento o usuário precisará colocar o endereço de email usado em sua conta no jogo, informações adicionais a respeito da razão pela qual você está relatando o problema, o nickname usado e uma screenshot da tela mostrando o detalhe do PokéStop ou Gym.
passo3-pokemongo
Como denunciar locais perigosos no game para celular 
Pokémon GO (Foto: Reprodução/Fernanda Santos)

Depois de enviar as informações, a Niantic avaliará a situação e enviará um email de resposta com as considerações. Caso o jogador precise adicionar mais informações, basta responder ao email. Em todo caso a empresa pede ao jogador que evite esses lugares e faça a ocorrência das ações perigosas à polícia.