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quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Google Chrome começa a desativar cookies de terceiros nesta quinta; veja o que muda

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Dados coletados por sites servem para definir anúncios publicitários que serão exibidos para você, mas deixarão de serem usados no navegador. Google diz que vai adotar alternativa 'mais focada em privacidade'.
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Por g1

Postado em 04 de janeiro de 2024 às 07h30m

Post. N. - 4.807

Cookies de terceiros: Google começa a desativar rastreamento na web a partir desta quinta — Foto: Divulgação/Google
Cookies de terceiros: Google começa a desativar rastreamento na web a partir desta quinta — Foto: Divulgação/Google

O Google começa a bloquear, nesta quinta-feira (4), o uso de cookies de terceiros em seu navegador Chrome para algumas pessoas. A empresa diz que, a partir de agora, passa a apostar em uma alternativa "mais focada em privacidade".

Os cookies são dados armazenados nos navegador a pedido dos sites. As informações coletadas são aproveitadas para segmentar anúncios publicitários.

É por meio de cookies que você recebe anúncios de montadoras em sites e aplicativos após pesquisar sobre "carros" na internet, por exemplo.

Desde 2020, o Google trabalha para interromper esse tipo de rastreio. Alguns navegadores rivais, como Firefox, da Mozilla, e Safari, da Apple, já bloqueiam os cookies de terceiros. As empresas responsáveis por esses programas alegam que a medida dá mais privacidade aos usuários.

O que acontece agora? 🍪❌

A partir desta quinta, a empresa diz que começa a testar a "Proteção antirrastreamento", que faz parte da iniciativa Privacy Sandbox, "cujo objetivo é desligar gradualmente os cookies de terceiros para todas as pessoas a partir do segundo semestre de 2024".

Nesta primeira etapa, a interrupção dos cookies atingirá apenas 1% dos usuários do Chrome em todo o mundo. O bloqueio deverá chegar a todos os usuários a partir do 3º trimestre de 2024, segundo o Google.

Sem cookies de terceiros, o Google planeja repassar informações aos anunciantes de forma anônima. Anunciantes poderão usar a ferramenta Topics, que filtra usuários a partir de interesses, deduzidos a partir dos sites visitados em um determinado período, atualmente uma semana.

Os assuntos dos anúncios serão selecionados de forma aleatória entre os cinco principais temas do usuário no período.

A publicidade com base em interesses "é diferente da publicidade contextual, que tem como objetivo corresponder anúncios ao conteúdo da página que o usuário está visitando", diz a empresa.

O Google vai avisar sobre a mudança para os usuários "premiados" nessa primeira leva de bloqueio dos cookies de terceiros:

"Você receberá um aviso quando abrir o Google Chrome num computador ou num celular Android. Quando navegar pela internet, os cookies de terceiros serão restritos por padrão, limitando a capacidade de rastrear suas atividades em diferentes sites", explica.

Nessa primeira etapa, alguns sites podem apresentar instabilidade. Por isso, o Google diz que dará a opção de o usuário reativar temporariamente os cookies de terceiros naquele site específico que está apresentando problema.

A opção para reabilitar os cookies ficará no ícone de olho localizado no canto superior direito, ao lado da barra de endereços. Veja abaixo:

Ferramenta para reativar os cookies de terceiros — Foto: Divulgação/Google

Para que servem os cookies? 🤔

Os cookies são arquivos criados por sites para coletar informações sobre a sua navegação na internet. Eles são transferidos para o seu dispositivo e podem servir para vários objetivos, além de segmentar anúncios.

Por exemplo, eles podem manter a conta de um serviço ativa para você não precisar preencher login e senha toda vez, ou salvar os itens que você colocou anteriormente no carrinho de compras do site de uma loja.

Em geral, os cookies não representam perigo, já que eles costumam guardar códigos aleatórios – e não dados pessoais – para identificar usuários.

Ainda assim, sites com práticas não recomendadas podem usá-los para armazenar nome, e-mail ou telefone, por exemplo.

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