"Ferramenta dá acesso a perfil de grupos (idade e gênero, geografia, idioma), o que estão ouvindo (playlist, gênero), e quando e como eles estão ouvindo (hora do dia /dispositivo)."
*.* Por Roberta Moraes, do Mundo do Marketing | 17/04/2015
O Spotify criou uma solução que dá às marcas o acesso a dados dos usuários para atingir o público-alvo. O Targeting Playlist é parte de um conjunto de capacidades do Spotify Audience Targeting, funcionalidade que permite às empresas criarem ações com maior precisão em relação ao público-alvo, ampliando o alcance enquanto impulsiona a relevância.
A partir do dia primeiro de maio, as marcas poderão segmentar o target com base em quem eles são (idade e gênero, geografia, idioma), o que estão ouvindo (playlist, gênero), e quando e como eles estão ouvindo (hora do dia /dispositivo).
O sistema é capaz de atingir perfis de público exclusivos, baseados nos streamings do Spotify nas mais de 1,5 bilhão de playlists, alcançando desde entusiastas fitness, viajantes e integrantes da Geração Y.
Todas as ações segmentadas são entregues com 100% de capacidade de compartilhamento com uma audiência que está altamente engajada em diversos dispositivos por cerca de 148 minutos diários. O Spotify está presente em 58 países e conta com 60 milhões de usuários.
"Empresas aproveitam principal evento da moda em São Paulo para se aproximar dos formadores de opinião e, até, realizar negócios. Ações incluem mimos e investimento digital."
*:* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 17/04/2015
A despedida da modelo Gisele Bündchen das passarelas roubou os holofotes desta última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que termina nesta sexta-feira, mas não foi só ela que abrilhantou o evento.
As marcas também aproveitaram a oportunidade para se aproximar dos formadores de opinião e marcar presença no entorno da passarela. As ações foram de mimos para os presentes a aproximações comerciais.
A Nextel se uniu à Lenny Niemeyer e presenteou 40 mulheres que estavam na primeira fila do desfile da estilista com cases para celular com estampas exclusivas da marca de moda praia. A operadora viu no evento uma oportunidade de destacar sua relação com o universo feminino e entregou, junto do produto, uma carta para as escolhidas.
“A Nextel se espelha em mulheres como você. Como a Lenny, que desenhou este case. Mulheres vencedoras, batalhadoras e, acima de tudo, sonhadoras. Que sabem que os detalhes são a essência. Pois são eles que fazem a vida ser tão especial”, dizia a mensagem.
Início de série de ações
A parceria não se limitará à semana de moda, mas prevê diversas outras iniciativas ao longo deste ano, que incluem o desenho de peças exclusivas para clientes da Nextel. A ação na SPFW foi idealizada pela agência BeGiant Avertainment e aconteceu na quinta-feira.
Já a Schweppes, bebida licenciada pela Coca-Cola, montou uma área de convivência com atrações como food trucks e a distribuição de drinks feitos com o refrigerante, cortesia para aqueles que aceitassem postar em suas redes sociais uma foto inusitada com a hashtag #atitudeSPFW. Os visitantes também ganharam um espaço dedicado à música, com as participações do DJ Márcio Neves, da cantora Tabatha Fher e da banda de jazz e ritmos brasileiros Hammond Grooves.
No backstage, outro atrativo: um totem de foto gift. Neste espaço, os modelos, maquiadores, estilistas e toda a equipe envolvida no evento pôde compartilhar seus vídeos animados. As imagens capturadas receberam no rodapé a marca e a hashtag exclusiva da Schweppes para o SPFW.
Marcas de moda também vão além da passarela
Já a Riachuelo, patrocinadora oficial do evento, montou um espaço interativo e ofereceu transporte com carros elétricos para os visitantes que circulavam pelo Parque Estadual Cândido Portinari, onde ocorreram os desfiles.
O estande colocou à disposição dos presentes a possibilidade de imprimirem fotos instantâneas, desde que postassem as imagens no Instagram com a hashtag #riachuelonospfw.
Houve ainda a instalação de uma Máquina 360 graus, uma forma divertida de compartilhar o look do dia e a presença no evento por meio de vídeo. O espaço conta ainda com oito estações com carregadores de celulares, trancados em cofres com senha pessoal.
De olho nos negócios
Já cerca de 150 micro e pequenos empreendedores participaram da semana de moda por meio do convênio entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod).
A missão técnica levou os empresários a visitas ao backstage de desfiles, encontros com consultores e pesquisadores para acompanhar desfiles ao vivo comentados por especialistas em comportamento de consumo e tendências, além de encontros com diretoria e presidência de grandes grupos de varejo de moda.
Uma das trocas de experiência aconteceu com a InBrands - detentora de marcas como Ellus, Alexandre Herchcovitch e Salinas. Os participantes contaram, ainda, com um espaço dedicado ao Sebrae no São Paulo Fashion Week para relacionamento e troca de conhecimento.
"Apenas os passageiros que usarem o cinto de segurança no banco traseiro terão acesso à internet. Iniciativa reforça estratégia de promover um trânsito mais consciente e seguro."
*.* Por Roberta Moraes, do Mundo do Marketing | 17/04/2015
A Fiat criou a ação “Wi-Fi Salva Vidas” e está liberando internet de graça para os passageiros da rede Use Táxi que usarem o cinto. O acesso à rede estará atrelado ao acionamento do equipamento de segurança do banco traseiro.
A iniciativa, ainda em teste, reforça a estratégia da montadora em promover um trânsito mais seguro e consciente.
A ação, resultado de uma parceria com a Leo Burnett Tailor Made e a Use Taxi, consiste na instalação de dispositivos wi-fi em alguns carros da frota, que virão com um sensor que detecta quando os cintos de segurança no banco de trás forem afivelados.
Identificado o uso deles, a rede gratuita é acionada para os passageiros se manterem conectados durante toda a viagem.
Apesar de obrigatório para todos ocupantes do veículo, o uso do cinto ainda é esquecido por muitos motoristas e passageiros.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a falta de uso do mesmo, em qualquer via do território nacional, é infração grave sujeita à multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
"Marca argentina de sorvetes quer estimular o consumo compartilhado de seus produtos, oferecendo embalagens de um quilo, 500g e 250g. Opção está disponível em todas as unidades."
*:* Por Roberta Moraes, do Mundo do Marketing | 17/04/2015
A Freddo quer chegar na casa dos consumidores e, para isso, aposta em uma ação de Marketing para divulgar a linha de embalagens para viagem. Os potes com capacidade de um quilo, meio quilo e 250 gramas podem ser encontrados em todos os pontos de venda da marca no Brasil. O material está sendo divulgado nos canais digitais da sorveteria e também nos pontos de venda.
Para estimular o consumo compartilhado, a rede argentina de sorvetes artesanais desenvolveu uma estratégia de comunicação que reforça os momentos ideais para tomar o gelado de acordo com o tamanho.
Nos potes de um quilo as peças propõem que sejam comprados para dividir com os amigos assistindo a uma partida de futebol ou nos almoços em família. Este tamanho comporta até quatro sabores diferentes.
O de meio quilo é para um momento a dois, com a quantidade ideal na hora do filme ou na sobremesa de um jantar romântico, podendo transportar até três sabores diferentes.
Já o pote menor é servido individualmente, com até três sabores, indicado para o momento "relax" após o trabalho. Como as embalagens permitem a junção de vários sabores, a marca oferece dicas de harmonização em suas lojas.
Leia também: As novas faces do mercado de sorvetes. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.