Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Open Data Center a serviço da inteligência coletiva


Eduardo Pugliesi - diretor de Inovação e de Business Intelligence da Sonda, 
2017/05/10, 14:00 
Postado em 10 de maio de 2017 às 23h35m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

Tradicionalmente, os data centers são ambientes robustos, seguros e responsáveis pelo processamento das informações de empresas de todos os segmentos e portes. Na era digital, colocar essas estruturas a serviço da inteligência coletiva por meio dos conhecimentos em Big Data, Mining, Computação Cognitiva e Machine Learning aplicados em uma oferta de Insight-as-a-Service, traria um grande valor agregado às empresas de determinados segmentos.

A proposta do Open Data Center seria o compartilhamento de melhores práticas, perfis e padrões de comportamento de mercado para ajudar a alavancar insights a uma grande variedade de empresas em seus segmentos de atuação.

Porém, operar a partir desse tipo de modelo ainda é um desafio, pois temos questões de segurança e de sigilo dos dados confiados nos contratos NDA (Non Disclosure Agreement). O entendimento e equalização desses conceitos de uma maior adoção de nuvens por meio de soluções abertas e interoperáveis devem estar alinhados entre todas as entidades e hoje existe uma diferença mapeada no controle dessas variáveis nas distintas entidades e clientes.

Quando desenhamos soluções de negócio, o grande desafio é sempre entender o perfil correto do cliente, visando aperfeiçoarmos ações de captação, conversão e retenção. Quanto mais material, ou seja, quanto maior o histórico e a quantidade de clientes, melhor para entender sua base.

Neste modelo, cada cliente teria acesso a todos os detalhes dos seus dados, mas também acessaria perfis e comportamentos de segmentos de clientes, o que aumentaria o estudo de um perfil sobre todas as óticas.

Dessa forma seria possível, por exemplo, em sistemas de fraude ter mais assertividade na detecção já que a base para estudo seria mais abrangente, incluindo históricos por CPF’s ou determinados padrões dos clientes. É uma medida que beneficiaria todos os clientes de um determinado sistema de Data Center.

Hoje, uma solução para detecção de fraude normalmente vasculha unicamente a base de dados de um cliente. Logo, se uma empresa tiver um milhão de clientes, validação com Serasa ou outros sistemas alcançando o aumento em variáveis para melhorar o perfil de fraudador, o que ampliaria o aumenta histórico e as variáveis, ou seja, o modelo ficaria muito mais assertivo e forneceria valor agregado para todos.

Essa estratégia pode ser utilizada em diversas frentes. Toda camada de Mining, Big Data, Machine Learning, Computação Cognitiva suporta um caminho interessante com grande encaixe, pois todos os conceitos necessários de segmentação, definição de perfil do cliente, entre outros, normalmente são muito utilizados nestas práticas.

De certa forma temos que olhar isso como uma prática futura, pois apesar da existência de diversas plataformas, o pool de organizações de TI dedicadas a acelerar a adoção de soluções e serviços interoperáveis para uma inteligência coletiva de dados ainda é incipiente.

Wipro lança nova identidade de marca


Mafalda Freire, 
2017/05/10, 15:00 
Postado em 10 de maio de 2017 às 23h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A Wipro Limited, empresa global de Tecnologia da Informação, Consultoria e Serviços de Processos de Negócios, anunciou a sua nova identidade de marca que pretende alinhar o posicionamento como empresa focada na inovação e na transformação digital dos clientes.

Conexão e Futuro Digital são palavras chaves para a companhia que oferece ao mercado soluções de hiper automação, robótica, nuvem, análise, tecnologias cognitivas e emergentes. 

O novo logotipo, segundo o release enviado à imprensa, representa a forma como a empresa conecta os pontos para seus clientes: integrando tecnologia e expertise, aplicando insights de todos os setores e fornecendo recursos e serviços integrados de ponta-a-ponta. As cores e dots desse logo transmitem a sensação de fluidez, desenvoltura, otimismo e um mundo conectado.

Os elementos individuais representam ideias, insights, tecnologias, indústrias e geografias. 

A Wipro também reformulou o programa Spirit of Wipro e seus valores centrais: Seja apaixonado pelo sucesso dos clientes; trate cada pessoa com respeito; seja global e responsável, e integridade inflexível em tudo o que fazemos.

A nova identidade representa nossa jornada de transformação no mundo digital. 
Nossa renovação sinaliza um envolvimento ainda mais estreito com os clientes, maior inovação e um impacto mais profundo em seus negócios. É contemporâneo, refletindo também a diversidade e as aspirações de nossos funcionários.,  afirma, Abidali Z. Neemuchwala, CEO e Diretor Executivo da Wipro Limited,

Na América Latina, a empresa manteve o foco na oferta de serviços nas seguintes linhas: Serviços de Infraestrutura Global, Tecnologias Avançadas e Soluções, Serviços de Aplicações de Negócios, Testing e BPO. No Brasil, a empresa está presente desde 2006 e possui cerca 800 funcionários, uma sede comercial em São Paulo e um Centro de Entrega Global em Curitiba.

Cidades inteligentes e a análise de dados na gestão pública


Wesley Santos - instrutor nos cursos estatísticos do SAS Brasil, 
2017/04/27, 09:15 
Postado em 10 de maio de 2017 às 22h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

No ano passado, a McKinsey & Company divulgou um estudo apontando que as cidades inteligentes vão movimentar em todo o mundo algo em torno de US$ 2 trilhões até a próxima década. Paralelamente, a Frost & Sullivan apontou que teremos mais de 50 bilhões de dispositivos conectados até 2020. No Brasil, segundo o IDC, é bem possível que o mercado de Internet das Coisas seja duplicado até o final da década atual, movimentando algo superior a US$ 13 bilhões.

Esses são alguns exemplos dos muitos avanços tecnológicos que tivemos nos últimos anos e ainda teremos no futuro, e que até pouco tempo nos pareciam muito distantes. No caso das cidades inteligentes, há um sinal evidente de que o uso eficiente das novas tecnologias poderá se reverter em uma transformação sem precedentes no que diz respeito à gestão pública, e que vai muito além de fornecer internet gratuita à população.

Na prática, fazer parte de uma cidade inteligente significa ser testemunha ocular da forma como vários serviços essenciais poderão ser administrados daqui pra frente, revolucionando a maneira como os cidadãos interagem com os espaços públicos e, assim, desfrutando do bem-estar de que tanto necessitam.

Mas como tornar tudo isso possível? Como as cidades podem e devem se preparar para esse futuro cada vez mais próximo ao atender às demandas da população, mas sem deixar de lado a eficiência na gestão?

Em qualquer cidade de médio e grande porte – e principalmente nos grandes centros urbanos -, a população lida com uma série de problemas que afetam diariamente milhares de pessoas em áreas essenciais, como transporte e segurança.

São problemas que se tornaram cada vez mais complexos com o passar do tempo, gerando diversos desafios para as prefeituras a cada nova eleição. Hoje, com os dados presentes em quase toda parte – gerados, inclusive, por equipamentos públicos, como os sistemas de vigilância e de monitoramento de tráfego -, o uso correto das ferramentas analíticas permite avanços nunca antes imaginados na condução de temas tão espinhosos para qualquer gestor.

Por meio da análise inteligente, as prefeituras têm nesse conjunto de dados, hoje conhecido por Big Data, um leque de informações capazes de proporcionar – em tempo real e com origem em diversas fontes – os subsídios necessários para a tomada de decisões mais ágeis. Com isso, tornam-se capazes de fornecer respostas rápidas às necessidades da população e, ao mesmo tempo, eficientes quanto ao uso dos recursos – algo cada vez mais necessário em tempos de orçamento restrito ou escasso.

Se tomarmos como único exemplo o serviço de transporte, são inúmeras as possibilidades de melhorias na gestão, desde a fase de planejamento até a operação. Por meio do uso das ferramentas analíticas e do cruzamento de todas as informações disponíveis e coletadas, é possível compreender como e se o serviço tem sido útil à população e que tipo de melhorias podem ser implementadas para um bom aproveitamento do serviço.

Um exemplo disso seria a criação de novas rotas de ônibus, no intuito de acelerar o fluxo e assim reduzir o tempo de espera dos usuários, com base nas informações coletadas sobre horários de pico e número de veículos em determinados trechos. Outra aplicação eficaz seria fazer uso dos dados para prever e determinar qual seria o tempo ideal para fazer a manutenção necessária na frota – ou até mesmo sua renovação – sem afetar a rotina da população.

Assim como já ocorre no mundo dos negócios, as possibilidades e vantagens de uso da análise de dados na gestão pública são as mais diversas possíveis. Mas ainda há muito a ser feito para que as cidades inteligentes se tornem uma realidade cada vez mais comum no Brasil, colocando o país no mesmo patamar de outras nações já inseridas nesse cenário.

Antes de tudo, é necessário que os gestores tenham a capacidade de identificar as demandas mais comuns e mais presentes na vida dos cidadãos, permitindo, assim, o surgimento de soluções cada vez mais inovadoras para os problemas da sociedade atual.

Algar Telecom premiada em evento internacional sobre redes LTE e futuro do 5G


Mafalda Freire, 
2017/05/10, 17:00 
Postado em 10 de maio de 2017 às 21h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, foi premiada na segunda edição do 5G LTE Latam Awards pela implantação do 4G na faixa de 700 MHz nas cidades de Uberlândia e Ituiutaba, Minas Gerais. O evento tem como objetivo reconhecer as melhores contribuições na área de tecnologia em mobilidade.

A Algar Telecom foi vencedora da categoria Best Use of 4G Networks, tendo o prêmio sido entregue durante o congresso 5G Latin America, realizado no Rio de Janeiro. 

O projeto que inscrevemos foi inovador e permitiu a pavimentação da estrada do LTE 700 MHz no Brasil. A contribuição da Algar Telecom, nesse sentido, foi fundamental para o adiantamento do cronograma das liberações da frequência em várias localidades, afirmou Rogério Garchet, diretor de Marketing da companhia.

O 5G Latin America acontece desde 2010 e é ponto de encontro para operadoras que procuram desenvolver e evoluir suas redes LTE, além de mapear os caminhos para o futuro do 5G. O congresso é parte do 5G World Series, que contempla eventos também na América do Norte, Europa, Oriente Médio, África e Ásia.

Apple é a primeira empresa a valer mais de US$ 800 bilhões 


Mafalda Freire, 
2017/05/10, 15:00 
Postado em 10 de maio de 2017 às 20h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

A Apple é a primeira companhia a chegar ao valor de mercado de US$ 800 bilhões. Na terça-feira, as ações da empresa fecharam perto dos US$ 154 dólares e garantiram uma capitalização recorde. Há pouco mais de 2 anos atrás, a companhia valia US$ 700 bilhões.

As ações da fabricante do iPhone ganharam  33% este ano e quase 50% desde as eleições americanas, em Novembro. De referir que o valor de mercado em bolsa da Apple, US$ 802.8 bilhões, é equivalente ao valor das economias de 45 dos 50 estados dos EUA. Somente o Illinois, Florida, New York, Texas e Califórnia são mais valiosos que a tecnológica.

É capaz de ser a marca mais poderosa do país nos dias que correm, disse Rick Meckler, presidente da gestora de activos LibertyView Capital Management, de New Jersey à Reuters.

As expectativas apontam para que se a Apple continuar crescendo a esse ritmo, seja possível chegar ao valor de mercado de US$ 1 trilhão antes do final de 2017.