<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Nova rede social ligada ao Instagram é focada em texto e se parece muito com o Twitter. Compare os dois aplicativos e relembre o histórico da Meta.<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1
Postado em 23 de julho de 2023 às 07h15m
Post. N. - 4.671
O Instagram apresentou na última quarta-feira (5) o Threads, um aplicativo com foco em texto. Ele vai competir com o Twitter, que anunciou há uma semana um limite temporário de leitura de posts.
O Threads, que alcançou 70 milhões de usuários em dois dias, tem um visual muito parecido com o do Twitter. A nova rede é mais uma aposta de Mark Zuckerberg que se inspira fortemente em rivais da Meta, controladora do Instagram, do Facebook e do WhatsApp.
Compare o Threads com o Twitter na arte abaixo e, em seguida, veja outros casos de "clones" da Meta.
Os stories do Instagram existem desde 2016 e foram inspirados no recurso de mesmo nome que existe no Snapchat desde 2011. Com a funcionalidade, os usuários podem compartilhar post que ficam no ar por apenas 24 horas.
Segundo o Wall Street Journal, o Snapchat chegou a recusar uma oferta de US$ 3 bilhões feita em 2013 pela empresa de Zuckerberg. Depois disso, os stories foram levados não só para o Instagram, mas também para o Facebook e o WhatsApp.
TikTok ➡️ Reels
O TikTok, da chinesa ByteDance, foi lançado em 2016 como uma rede social de vídeos curtos e se tornou muito popular entre adolescentes. Três anos depois, quando o formato já era popular, o Instagram lançou o Reels como um teste no Brasil.
Os dois serviços são voltados para publicar vídeos verticais, que ocupam toda a tela do celular. Eles permitem dublar áudios de terceiros e tem vários recursos de edição, incluindo o que permite unir vários trechos de vídeos em apenas um.
BeReal ➡️ Candid
O BeReal ficou conhecido em 2022 por enviar diariamente, em horário aleatório, uma notificação que oferece até dois minutos para os usuários postarem uma foto nova. A ideia da plataforma é apostar em imagens espontâneas, que não têm filtros nem recebem likes.
O Instagram foi um dos que tentou surfar nessa onda e começou a testar no fim do mesmo ano o Candid, em que os usuários são estimulados a publicar uma foto nos stories após uma notificação da plataforma. O recurso ainda não está disponível no Brasil.
Candid, recurso do Instagram que tem a mesma proposta do BeReal — Foto: Divulgação/Instagram
Twitch ➡️ Facebook Gaming
A Twitch é uma plataforma de vídeos ao vivo que se destaca pelas gameplays, como são chamadas as transmissões em que usuários mostram o que estão jogando. Ela foi criada em 2011 e comprada em 2014 pela Amazon, por US$ 970 milhões.
Em 2018, foi lançado o Facebook Gaming, uma seção na rede social com a mesma proposta: reunir criadores de conteúdo que transmitem gameplays dos jogos mais populares.
YouTube ➡️ IGTV
O Instagram lançou em 2018 o IGTV, um aplicativo de vídeos de até uma hora de duração. A ideia era incentivar criadores a usarem a plataforma para atrair espectadores da TV e do YouTube.
Em 2022, o IGTV foi encerrado, e os vídeos longos que tinham sido publicados ficaram integrados ao perfil dos usuários no Instagram. A decisão foi anunciada em um momento em que a rede social se concentrava em expandir o Reels.
Saiba mais sobre a treta entre Threads e Twitter
Veja os memes sobre o lançamento do Threads