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sábado, 1 de dezembro de 2012

Aparelhos inteligentes e tecnologia 3D lideram desejos do consumidor



"Interatividade e qualidade de imagem se destacam nos novos eletrônicos. Em 2012, produtos com acesso à internet agregaram R$ 9 bilhões em relação a 2011."




*//||\\* Por Isa Sousa || 30/11/2012




A interatividade e a qualidade da IMAGEM são as características fundamentais da indústria para atrair os consumidores e aumentar o valor agregado dos produtos. A constatação é da GfK, que realizou auditoria em 84 categorias de produtos eletroeletrônicos no Brasil entre janeiro e agosto de 2012.

Dentro do tema interatividade, aparelhos que possuem conexão com a INTERNET - que inclui desde computadores, smartphones, tablets, videogames e TV conectada à web - agregaram ao mercado brasileiro de eletroeletrônicos mais de R$ 9 bilhões em relação ao ano passado. Desse montante, mais de um terço se deve ao crescimento de smartphones (46%) seguida por smart TVs (43%)

Os PRODUTOS com a tecnologia smart connection, indica a GfK, só vem aumentando no país: são188 modelos de TVs com essa característica contra 79 em 2011, aumento de 138%; e 193 modelos de smartphones com conexão smart contra 143 itens no ano passado, um aumento de 38%. Os aparelhos celulares com essa tecnologia representaram um boom no país: 83% do crescimento de eletrônicos está relacionado aos smartphones. Os tablets respondem por 15% do faturamento.

Em relação às vendas, 80% delas são efetuadas em lojas especializadas em eletrônicos. São Paulo lidera o número de consumidores. Os produtos com a tecnologia LED, 3D, blu-ray, zoom acima de 16 ou capitação zoom de imagem acima de 16 mega pixels turbinou o MERCADO em R$ 5 bilhões.

A tecnologia 3D foi a que mais agregou valor, com um aumento de 111% no faturamento. O maior crescimento veio de computadores portáteis (notebooks e netbooks) com tela 3D (41%), superando as TVs (29%). O mercado 3D para computadores passou de 1% no faturamento acumulado janeiro/agosto 2011 para 11% no acumulado 2012. Uma das explicações seria na prática do consumidor de baixar filmes para assistir no próprio computador. Ainda que tenha tido o maior crescimento, essa nova categoria ficou atrás de TVs 3D (16%) e câmeras digitais 3D (13%).
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