Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2022

Atualização do iPhone permite desbloquear o celular mesmo usando máscara

===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====


O novo recurso chega apenas para os modelos das linhas iPhone 12 e iPhone 13. A Apple também atualizou os sistemas operacionais do iPad e dos computadores Mac.
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
Por g1

Postado em 15 de março de 2022 às 14h05m

Post. N. - 4.300

Desbloqueio usando máscara chega apenas para os modelos mais recentes do iPhone — Foto: Alessandro Feitosa Jr/g1
Desbloqueio usando máscara chega apenas para os modelos mais recentes do iPhone — Foto: Alessandro Feitosa Jr/g1

A Apple lançou uma atualização para o iPhone que permite desbloquear o celular por meio de identificação fácil mesmo que o usuário esteja usando uma máscara.

A novidade é o principal destaque da versão 15.4 do iOS lançada nesta segunda-feira (14). O desbloqueio usando o Face ID está disponível apenas para iPhone 12 e 13 (e suas variações Mini e Pro).

O novo iOS também aumenta o pacote de emojis disponíveis nos celulares da marca, dentre outros recursos (veja os detalhes abaixo).

É possível checar manualmente a disponibilidade da atualização, navegando até "Ajustes", selecionando a opção "Geral" e "Atualizações de Software".

A lista de aparelhos compatíveis com o iOS 15.4 é a seguinte:

  • iPhone 6s e 6s Plus (lançados em 2015);
  • iPhone SE (2016);
  • iPhone 7 e 7 Plus (2016);
  • iPhone 8 e 8 Plus (2017);
  • iPhone X (2017);
  • iPhone XR (2018);
  • iPhone XS e XS Max (2018);
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max (2019);
  • iPhone SE 2ª geração (2020);
  • iPhone 12, 12 mini, 12 Pro, 12 Pro Max (2020);
  • iPhone 13, 13 mini, 13 Pro, 13 Pro Max (2021);
  • iPhone SE 3ª geração (2022).

Importante: nem todos os novos recursos funcionam nos celulares compatíveis com a versão mais recente do iOS.

O que há de novo no iOS 15.4

Face ID

Apple lança atualização que permite desbloquear o celular com Face ID usando máscara — Foto: Divulgação/Apple
Apple lança atualização que permite desbloquear o celular com Face ID usando máscara — Foto: Divulgação/Apple

A principal novidade presente no iOS 15.4 é uma atualização no sistema de biometria facial do iPhone, o Face ID. Agora, os usuários podem desbloquear o celular apontando a câmera frontal par seus rostos, mesmo que estejam vestindo uma máscara.

Por enquanto, o recurso funciona apenas nos celulares mais novos da linha principal da marca, os modelos iPhone 13 e iPhone 12 – além de suas variações Pro e Mini.

Para ativar, basta acessar o app Ajustes, entrar em Face ID e código e selecionar a opção Usar o Face ID com uma máscara.

O recurso também vai permitir preencher senhas e desbloquear o Apple Pay automaticamente em apps e no navegador Safari usando o Face ID com máscara.

Curiosamente, aparelhos como o iPhone 11 e o iPhone SE, recém anunciado, não receberam a novidade.

Novos emojis

Novos emojis chegam com o iOS 15.4 ao iPhone — Foto: Reprodução/Emojipedia
Novos emojis chegam com o iOS 15.4 ao iPhone — Foto: Reprodução/Emojipedia

A versão mais recente do sistema operacional da Apple também acrescenta 37 novos emojis ao celular. Algumas das carinhas de reação que podem ser usadas são um rosto derretendo, um rosto coberto com as mãos espiando e um emoji de continência.

Os emojis de gestos agora tem uma versão de coração feito com as mãos, o indicador apontando para os usuários e até um mini-coração feito com os dedos.

A atualização também traz mais variações de tons de pele para emojis que já existiam. O emoji de aperto de mãos permite escolher tons de pele diferentes para cada mão, por exemplo.

No total, são mais de 800 novas imagens, incluindo os novos emojis e atualizações de tons de pele.

Siri

A assistente de voz da Apple também ganhou uma nova voz em inglês. Chamada de Quinn, essa é a quinta voz americana disponível para a assistente de inteligência artificial da marca.

Pagamentos

O iOS 15.4 também trouxe uma função Tap to Pay(Toque para pagar, em tradução livre) que permite transformar o iPhone em um terminal de pagamento por aproximação para cartões de crédito e débito.

Voltado para pequenos comerciantes e profissionais autônomos, a novidade permite receber dinheiro de serviços parceiros, como os cartões American Express, Mastercard e Visa. Por ora, a função está habilitada apenas nos Estados Unidos.

Segurança

A nova versão do sistema também contém um aviso de segurança para usuários do rastreador AirTag. O produto, que serve para encontrar itens perdidos, tem sido usado para monitorar pessoas por criminosos. A notificação avisa os donos do dispositivo sobre os perigos e riscos do uso errado do produto.

iPadOS e MacOS

Para os tablets e computadores da empresa, o destaque é o recurso de Controle Universal (Universal Control, em inglês), por meio do qual é possível conectar em rede vários dispositivos para compartilhar arquivos com mais facilidade.

iPhone evolui e passa por várias mudanças em 15 anosiPhone evolui e passa por várias mudanças em 15 anos
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================--------------------------------------------------------------------------------====-++-----