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segunda-feira, 11 de maio de 2015

Brasil Kirin deixa para trás imagem de cervejaria


"“Viva sua Sede” passa a ser a assinatura oficial em todas as ações e estimula o público a realizar os seus sonhos, como também a vontade de beber algo. Foco está no amplo portfólio."



*-.:.-* Por Roberta Moraes, do Mundo do Marketing | 11/05/2015


Ainda muito atrelada à Nova Schin, a Brasil Kirin planeja deixar para trás a imagem de cervejaria para ser vista como uma empresa de bebidas capaz de atender os brasileiros em seus diversos momentos de consumo. 

O peso da fusão com a Schincariol, há quatro anos, ainda abafa a variedade do portfólio da holding, que conta com sucos, energético, água e refrigerante. Para a nova fase da marca, a fabricante acaba de repensar seu posicionamento, que passa a levar a assinatura “Viva a sua Sede”. 

A partir desta semana, todas as ações da companhia levarão a mensagem, que se transformará em um manifesto, convidando os brasileiros a refletirem sobre suas aspirações, seus sonhos e seus anseios.

O novo mote permite que a companhia interaja com o público de diversas maneiras, fazendo uma ponte entre a sede emocional e a física. Com a iniciativa, a empresa coloca o consumidor no centro de suas ações. A nova marca corporativa foi pensada para interagir com os 14 produtos que compõem o portfólio da Brasil Kirin, além de suas submarcas. 

A exposição da nova imagem abrangerá desde a exibição nos pontos de venda até a comunicação nas embalagens, nas mídias e no relacionamento com os públicos interno e externo.

Prestes a completar 76 anos desde a fundação da Schincariol, a companhia se reinventa e reforça o novo momento vivido após a consolidação da composição que uniu a empresa familiar brasileira com a gigante japonesa. 

“Esse posicionamento está conversando com o DNA, com os valores e a cultura da Brasil Kirin que é a inovação em toda a sua forma, que pode ser na criação de novos produtos, na relação com os parceiros, de fazer negócios e nos projetos institucionais”, comentou Juliana Nunes, VP de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade e Compliance da Brasil Kirin, durante a apresentação do novo posicionamento para jornalistas em Itu (SP).

Novas experiências
O novo conceito traduz o momento atual da empresa e reforça a evolução da companhia que passa pela Schincariol, a fusão com a japonesa Kirin, que resultou na criação da Brasil Kirin, em 2011, e o projeto para o futuro a partir da estratégia de negócio da multinacional. 


Se no início o principal foco da companhia era a cerveja, atualmente este leque de opções está muito maior. A criação do novo conceito, que ficou sob a responsabilidade da Touch Branding, levou cerca de um ano e meio para ser concluída e demandou muita pesquisa para entender quais eram as expectativas do consumidor. 

O novo trabalho precisava evoluir com a comunicação da empresa e voltar o discurso para todos os públicos, afinal, os colaboradores e parceiros também são consumidores.

“Viva sua Sede” chega para ocupar o lugar de “Força de Respeito” lançada em 2012 e que serviu para transmitir a posição da então recém-criada companhia. O intuito era marcar que a fusão iria manter os melhores atributos das duas marcas: a força fabril da Schincariol, corajosa e com presença de mercado, e a tecnologia e o respeito, que são fortes características da cultura japonesa trazidas pela Kirin. 

Para a organização, entretanto, chegou a hora de ir além. “Ao longo desses anos, a Brasil Kirin entendeu que esse posicionamento de Força de Respeito estava bem consolidado, principalmente com o público interno e também com alguns steakholders específicos e poderia estar evoluindo melhor, principalmente olhando mais para os consumidores”, explica Juliana Nunes.

Ao olhar para o público, a companhia percebeu que a bebida é usada como forma de comunicação e que a escolha de cada líquido passa uma mensagem. Essa percepção foi fundamental para a criação da nova assinatura já que a Brasil Kirin está presente em diversas categorias, como água, suco, energético, refrigerante e cerveja. 

“Esse novo posicionamento da empresa tem papel de reafirmar, por meio do portfólio de bebidas, a liberdade de escolha que as pessoas devem ter para se sentir ou ser como elas querem. 

O que a Brasil Kirin quer passar é que não importa como o consumidor se sentirá, não importa como ele quer se comunicar ou qual o estado de espírito que irá transmitir, ele terá sempre uma bebida nossa para viver isso plenamente”, comentou Ricardo Sapiro, Sócio da Touch Branding, durante a apresentação em Itu.

Manifesto pela liberdade de escolha
Para comunicar aos consumidores o novo momento vivido pela Brasil Kirin e reforçar a presença de seus produtos em 11 estados brasileiros, a empresa optou por lançar um manifesto. 


A ideia é que as pessoas se sintam estimuladas a viver a própria sede, seja ela de justiça, liberdade, amor ou, até mesmo, a vontade de beber algo. A partir de agora, a comunicação da empresa levantará uma nova bandeira, que é a da liberdade de escolha que o consumidor tem.

Para apresentar o novo posicionamento, a empresa lançou filmes de 30 segundos específicos para as regiões Norte e Nordeste e Sul e Sudeste, mostrando as características de cada mercado e o portfólio presente em cada região. 

A produção ficou por conta da agência de publicidade The Heart Corporation e tem como mote “Não mate a sua sede. Viva todas elas”. O planejamento de comunicação para apresentar este novo momento também contempla diversos patrocínios, além dos já realizados pela organização, e divulgações em canais digitais.

Ao longo do ano, serão desenvolvidas ações com as marcas da organização e dos produtos aproveitando os fatos relevantes. “Esta é uma campanha completamente contemporânea, pois se acontece um tema no Brasil que tem relevância, ela desperta uma sede nas pessoas. 


A partir deste momento, a Brasil Kirin abraça essa bandeira para incentivar e saciar a sede dos outros. “Viva sua Sede” é maior do que um posicionamento de marca, pois é também um convite para se transformar em uma causa da Brasil Kirin. 

Este, na verdade, é o posicionamento de uma companhia em movimento”, comentou o publicitário Valmir Leite, Sócio da The Heart Corporation, ao apresentar o novo conceito para os jornalistas.

* A jornalista viajou a Itu a convite da Brasil Kirin.
Assista ao manifesto:

Ferramenta permite desenvolver site em poucos cliques


"Criador de Site 2.0 oferece opções de templates customizáveis, recursos drag and drop com baixo custo e facilidade de uso. Software é indicado para pequenos e médios empreendedores."



*-.:.-* Por Publicidade, do Mundo do Marketing | 11/05/2015


Nos dias de hoje, estar fora da internet pode significar não ser visto. Por mais que você pense que ter um website é desnecessário para o seu negócio, investir em um canal online é sempre uma boa alternativa para dar visibilidade ao seu empreendimento. 

Entre as barreiras para um micro ou pequeno empresário pode estar a ideia de que é difícil ou custoso manter um site. Mas usando as ferramentas certas, você economiza tempo e dinheiro, otimizando a divulgação de seu negócio.

É por isso que a Locaweb aposta no Criador de Site 2.0, um serviço que permite ao empreendedor montar o seu site profissional em poucos passos, gastando a partir de R$ 6,90 por mês. A ferramenta disponibiliza mais de 200 templates (modelos de layout) para que você encontre aquele que desperte mais atenção do seu público, garantindo uma boa visibilidade para o seu negócio.

Ao utilizar este serviço da Locaweb, não é preciso contratar uma equipe para criação e manutenção do seu website. Você pode controlar tudo sozinho e com facilidades. O editor conta um recurso “drag and drop” (“arraste e solte”) fácil de usar, permitindo que se acrescentem atributos e novas áreas, botões ou caixas de texto em seu site. 

A ferramenta oferece ainda um banco de imagens, fazendo com que não haja perda de tempo na internet com a busca de imagens de qualidade para ilustrar o seu canal online.

O Criador de Sites também é otimizado para leitura em smartphones e tablets, possibilitando que seu público navegue no site em qualquer plataforma sem dificuldades de leitura. 

Além dessas funções, há ainda o recurso “TrayCheckout”, uma plataforma de vendas para até 10 produtos ou serviços diferentes dentro do seu próprio site, sem complicação.

A ferramenta conta ainda com um serviço de otimização para SEO (Serching Engine Optimization ou otimização para motores de busca) para garantir que o seu site terá uma boa visibilidade nas buscas feitas na internet, aparecendo nas primeiras páginas das pesquisas. 

E caso haja a necessidade de funções adicionais, o Criador de Sites é dotado de integração com outros serviços da Locaweb para atender clientes, como formulários de criação de listas para e-mail Marketing e webdesk. Com poucos cliques, você garante o seu espaço na internet.
publieditorial

Mídia digital é promissora em países emergentes


"Lucratividade pode se tornar maior neles do que nos maduros. Estados Unidos lideram o índice geral, e Brasil ocupa a 13º posição entre 16 países avaliados."



*-.:.-* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 11/05/2015



Os países emergentes estão em destaque quando o assunto é lucratividade com mídia digital, como aponta o ranking Digital Media Attractiveness Index (DiMAx), elaborado pela Ernst & Young (EY). 

Enquanto mercados maduros ainda são os principais destinos de investimentos, os emergentes oferecem significativas oportunidades de crescimento. Os Estados Unidos lideram o índice geral, e o Brasil ocupa a 13º posição entre 16 países avaliados.

Entre os emergentes, os quatro que estão no topo do índice de potencial de ganhos digitais são China, Índia, Rússia e México. A China, mesmo com regulações que limitam as oportunidades de crescimento, ficou em destaque no grupo por seu voraz consumo de mídia digital. 

A imensa população, que já possui 46% de usuários na Internet, colaborou para a atual colocação. No ranking geral, o país oriental aparece na quinta posição.

Apesar do alto consumo de mídia oriundo das altas taxas de adesão à tecnologia, o Brasil perdeu espaço entre os emergentes por causa das incertezas políticas e do difícil cenário econômico atual. 

Os mercados emergentes são promissores por contarem com grande número de jovens e número crescente de conexões de banda larga. Esbarram, entretanto, em alguns obstáculos, como os elevados custos de operação e tributos, em especial no Brasil.

Ranking completo:

1- Estados Unidos
2- Japão
3- Alemanha
4- Reino Unido
5- China
6- França
7- Coréia do Sul
8- Austrália
9- Índia
10- Rússia
11- México
12- África do Sul
13- Brasil
14- Arábia Saudita
15- Indonésia
16- Argentina

Mídia Digital, Ernst & Young

Comércio vende 1,2% menos no Dia das Mães


"Comparação é com igual período do ano passado. Medição é do Boa Vista SCPC, que, no ano passado, apontou ganhos de 2,7% na data. Recuo representa perda de R$ 7 bilhões."



*-.:.-* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 11/05/2015


O Dia das Mães movimentou 1,2% menos em vendas do que a data do ano passado, segundo medição da Boa Vista SCPC. Esse é o primeiro recuo em vendas na comemoração desde 2008, quando o indicador foi criado. 

No ano passado, as compras haviam crescido 2,7% em relação a 2013. Em valores, o recuo atual representa perda de R$ 7 bilhões, de acordo com um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

Para a apuração do faturamento, foram consideradas não apenas as consultas à Boa Vista SCPC – aproximação para o número de vendas –, mas também a queda do valor médio do presente – de R$ 65,00 para R$ 57,00 entre 2014 e 2015. 

Houve um recuo nominal de 12% e, descontada a inflação, de 20%, segundo sondagem elaborada pela FecomercioSP, apurando-se um recuo de 19,1% no faturamento real do comércio brasileiro.
Dia das Mães, Boa Vista SCPC