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sexta-feira, 3 de junho de 2016

Como aplicar efeitos animados em vídeos no After Effects

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Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

03/06/2016 11h00 - Atualizado em 03/06/2016 11h00
Postado em 03 de junho de 2016 às 21h20m

Os usuários podem usar os efeitos animados prontos do Adobe After Effects em simulações de chuva, neve, partículas, estrelas e outros em seus vídeos e fotos. Assim, você não perde tempo tentando montar animações em outros programas ou projetos. 

Os efeitos são personalizáveis, ou seja, é possível editar a intensidade da chuva ou neve, por exemplo, alterar padrões e angulações, velocidade e cor. O recurso é simples de usar, principalmente para quem está começando a conhecer o programa da Adobe. Veja como aplicar e editar o recurso de “Simulações”.

Como melhorar a qualidade de um vídeo já finalizado? Veja dicas de edição
Veja como aplicar simulações de efeitos em vídeos no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Veja como aplicar simulações de efeitos em vídeos no 
After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

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Passo 1. Primeiro vamos abrir o vídeo ou foto no After Effects. Para isso, clique em “Arquivo” e selecione “Importar”. Clique em “Arquivo”;
Importe o vídeo para iniciar a edição no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Importe o vídeo para iniciar a edição no After Effects 
(Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No computador escolha o vídeo ou foto que deseja aplicar o efeito e confirme em “Importar”;
Selecione o vídeo no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Selecione o vídeo no seu computador 
(Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para começar as modificações, clique e arraste o item de vídeo para a linha de edição, na lateral esquerda da tela. Note que será aberta em uma linha do tempo. Clique no vídeo aberto no centro da tela;
Arraste a mídia para a linha de edição no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Arraste a mídia para a linha de edição no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Depois selecione “Efeitos” no menu do topo. Para acessar as animações prontas, clique em “Simulações”. Escolha a que preferir. Neste exemplo vamos usar o “CC Rainfall” de chuva;
Selecione a simulação de efeito animado no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Selecione a simulação de efeito animado no After Effects 
(Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Na lateral esquerda da tela será mostrada a tela para a personalização do efeito escolhido na aba “Controles de Efeito”. Você pode ajustar a quantidade de gotas em “Drops”, espessura em “Size”, velocidade de queda das gotas em “Speed”, ângulo do vento em “Wind”. Para isso, clique nos valores e digite novos;
Personalize o efeito usando os controles da aba à esquerda da tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Personalize o efeito usando os controles da aba à esquerda 
da tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Em “Color” é possível alterar a cor da chuva. Clique no item e selecione o tom que preferir. Confirme em “Ok”. Logo abaixo está o ajuste de opacidade, para deixar a chuva mais evidente ou sutil na cena;
Se preferir selecione uma nova cor para o efeito e ajuste a opacidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Se preferir selecione uma nova cor para o efeito e ajuste 
a opacidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. As ações são aplicadas automaticamente no preview do vídeo. Para visualizar o efeito de animação em movimento selecione o “espaço no teclado” para dar “Play” ou arraste a barra na linha de edição;
Confira como o resultado está ficando pela linha do tempo no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Confira como o resultado está ficando pela linha do tempo 
no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Confira o antes e depois do vídeo ou foto.
Veja o resultado do efeito de chuva no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Veja o resultado do efeito de chuva no After Effects 
(Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora basta selecionar o efeito que preferir e testar as personalizações.

Novas placas Arduino prometem ajudar em projetos de Internet das Coisas

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por
Para o TechTudo

03/06/2016 15h22 - Atualizado em 03/06/2016 15h22
Postado em 03 de junho de 2016 às 20h45m

Primo, Primo Core e Otto são as novas placas Arduino criadas especificamente para o desenvolvimento de projetos de Internet das Coisas. 

Os três componentes se destacam pela adoção de controladores NFC e Bluetooth integrados, além de Wi-Fi e microfone embutido nos dois primeiros modelos.

Micro PC da Samsung é novo concorrente do Raspberry Pi e Arduino
Com esses novos lançamentos, a Arduino espera cobrir as necessidades de desenvolvedores que vinham encontrando dificuldade em adaptar as placas de desenvolvimento existentes em projetos de novos produtos com IoT. Ainda não há preços definidos para as placas, mas sabe-se que devem entrar em comercialização em julho.
Arduino Primo tem controlador wireless embutido para economizar espaço em instalações que precisam de Wi-Fi (Foto: Divulgação/Arduino)
Primo tem controlador wireless embutido para economizar espaço 
em instalações que precisam de Wi-Fi (Foto: Divulgação/Arduino)

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A Primo conta com Wi-Fi, Bluetooth, NFC e sensor de infravermelho embutidos na placa. Até o momento, não existia uma Arduino com controlador de rede sem fio integrado, algo que obrigava desenvolvedores de projetos com essas redes a instalarem controladores externos.
Primo Core é menor e mais simples (Foto: Divulgação/Arduino)
Primo Core é menor e mais simples (Foto: Divulgação/Arduino)

A Primo Core é uma versão menor da Primo, mas sem o Wi-Fi integrado e estrutura para a ligação de placas de expansão. O componente conta com bateria de relógio própria e é um produto destinado para criação de sistemas integrados em que a placa complementa funções disponibilizadas por peças maiores, como a Alicepad.
Com microfone, a Otto é uma placa relativamente grande para os padrões Arduino (Foto: Divulgação/Arduino)
Com microfone, Otto é uma placa grande para os padrões 
Arduino (Foto: Divulgação/Arduino)

Por fim, a Otto se destaca por contar com um microfone integrado. Com esse componente, seria possível criar mecanismos que reagissem ao comando de voz, interessantes para quem pretende desenvolver produtos em Internet das Coisas. A Otto é maior do que a Primo e deve ser uma opção para projetos mais complexos.
Via PC World