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sexta-feira, 13 de março de 2015

E-commerce investe para incluir Dia do Consumidor Brasil no calendário


"Marcas buscam tornar data uma segunda Black Friday no ano, aproveitando um período historicamente fraco para o setor. Expectativa é de R$ 278 milhões em vendas."



** Por Priscilla Oliveira e Renata Leite | 13/03/2015




O Dia Mundial do Consumidor completa, em 2015, 30 anos desde sua instituição pela ONU, mas trata-se apenas do segundo ano em que o e-commerce brasileiro se mobiliza para incluir a data sazonal no calendário promocional do varejo. Nesta quarta-feira, dia 18, acontece a segunda edição do Dia do Consumidor Brasil. 

Os descontos buscam alavancar as vendas em um período historicamente fraco para o setor. A estimativa é de que o faturamento somente deste dia seja de aproximadamente R$ 278 milhões, 60% superior ao alcançado em 2014, que foi de R$ 174 milhões. 

O e-bit prevê que mais de 630 mil pedidos sejam feitos em todo o varejo online, uma variação 38% maior do que os 460 mil da primeira edição. O tíquete médio deverá ser de R$ 437,00, um aumento de 16%, já que no ano passado foi de R$ 376,00.

O bom resultado pode ser capaz de atrair ainda mais empresas para a iniciativa, que tem a pretensão de se tornar uma segunda Black Friday no ano. Nesta edição, mais de 500 lojas virtuais confirmaram a participação, como Americanas.com, Brastemp, CasasBahia.com, Extra.com.br, Magazine Luiza, Netshoes, Pontofrio.com, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Submarino, Walmart.com e outros.

A iniciativa do Buscapé Company conta com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). 

A página criada para o evento dentro do site do Buscapé já vem recebendo cadastros de consumidores interessados em receber e-mails com informações sobre o evento promocional.
Receio com descontos
Sempre que o e-commerce anuncia um grande período de descontos, diversos usuários manifestam desconfianças em relação à queda nos valores cobrados. Muitas vezes, ocorrem denúncias sobre maquiagem de preços. Para dar mais segurança aos clientes, o comparador Buscapé ajudará a identificar as ofertas com descontos reais entre os lojistas cadastrados, de modo a auxiliar no fechamento da melhor compra.


As estratégias das marcas são variadas. A Netshoes vem oferecendo descontos em produtos durante todo o mês de março, além de uma oferta recorde por dia. Na Black Friday, o e-commerce de artigos esportivos também optou por estender as promoções por todos os dias de outubro. Essa costuma ser uma saída para evitar o congestionamento do site, com um número elevado de acessos em uma única data.

A Netshoes participou da última edição do Dia do Consumidor Brasil, quando registrou o terceiro maior volume de vendas de 2014, atrás apenas do Natal e da Black Friday. 

A marca foca nos preços baixos, mas não deixa de lado as demais vantagens oferecidas pela loja virtual, como a central de relacionamento 24 horas. A logística também foi preparada e conta com mais de 600 funcionários prontos para embalar o produto e enviar ao cliente até duas horas após a confirmação do pagamento.
Período de preparação
Essa preparação das companhias é fundamental para que o homenageado – o consumidor – não saia desapontada. As empresas precisam planejar suas ofertas e se estruturar para receber e entregar com agilidade os pedidos em grande volume. 


Só assim os brasileiros entenderão que contam com um bom momento para compras no primeiro semestre. Outra preocupação é com as fraudes virtuais, comuns em datas sazonais. Segundo E-bit, o número de fraudes em compras online cresceu 14.347% nos últimos 10 anos, passando de 593 incidências para 85.675 registradas em 2014.

Outra empresa que aderiu ao evento promocional é a Pothaus.com. O portal de moda também participou da iniciativa no ano passado. A loja virtual colocará em oferta mais de seis mil produtos, oferecerá descontos de até 70% e frete grátis para as compras acima de R$ 69,00. 

Em 2014, as vendas foram incrementadas em quase 150% no dia da ação, se comparado com a média diária de vendas daquele mês. A expectativa é que este seja o ano de consolidação da data como uma das principais do varejo online.

Já o Grupo 3corações decidiu realizar a Semana do Consumidor, entre os dias 16 a 23 de março, em sua loja online. As máquinas multibebidas da marca nos modelos Gesto e Serv estarão com preços especiais. A primeira, que custa R$ 649,00, será vendida por R$ 519,00 e a segunda, cujo preço normal é R$ 849,00, sairá por R$ 659,00.
Para além dos descontos
Nem tudo são apenas vendas e descontos no Dia do Consumidor. Algumas empresas apostaram em ações que focam em relacionamento e proximidade com compromissos de sustentabilidade. Uma das companhias que aproveitou a data para fazer algo diferente foi a rede de supermercados Extra. 


A varejista lançará no dia 15 de março um programa permanente, em que o cliente Clube Extra que comprar cinco itens ou mais e não utilizar sacolas plásticas comuns será premiado com 20 pontos por compra no programa de fidelidade.

A ação está em linha com os compromissos de incentivo aos hábitos de consumo consciente, redução do impacto ambiental e engajamento da sociedade para criação de valor compartilhado, causas adotadas pelo Grupo GPA, detentor e administrador da rede.

Outra empresa que buscou sair das ofertas comerciais foi a construtora Brookfield. A empresa criou um e-mail específico para que qualquer pessoa possa tirar dúvidas sobre o mercado imobiliário. 
Após o envio da questão com os dados pessoais, a empresa entra em contato para esclarecer as dúvidas. 

Qualquer assunto relacionado ao mercado pode ser abordado, como financiamento, taxa de juros, ITBI, uso do FGTS, período de construção, o melhor momento de comprar a casa nova, entre outros temas. A prestação de serviços termina nessa sexta, dia 13 e todos os pedidos feitos até a data serão respondidos.

Leia também: 4 perfis de comportamento dos consumidores no ambiente digital. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

Digital | comportamento do consumidor | Mobile

Paçoquita Cremosa faz parceria com waffle Forno de Minas


"Ação para mídias digitais reforça as múltiplas possibilidades de consumo da pasta de amendoim, seja no café da manhã, no lanche ou em sobremesas, com complementos doces e salgados."



** Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 13/03/2015



Depois dos usuários das redes sociais sugerirem diversas formas de consumo para a Paçoquita Cremosa, a Santa Helena fechou uma parceria com o waffle Forno de Minas. 

O objetivo é demonstrar, nas mídias digitais, a versatilidade dos produtos, que vão bem com diversos complementos, sejam doces ou salgados. Também funcionam em diversos momentos do dia, não apenas no café da manhã, mas também no lanche da tarde ou na sobremesa.

Haverá posts combinados das duas marcas no Facebook, além de degustações em pontos de venda de todo o Brasil. A ação fica online ocorrerá até 19 de abril e estará presente em vários blogs formadores de opinião.
Paçoquita, Forno de Minas, Paçoquita Cremosa, Santa Helena