Total de visualizações de página

domingo, 16 de julho de 2017

Telebras lança edital do leilão de capacidade do Satélite Geoestacionário


Fabiana Rolfini, 
2017/07/14, 16:00 
Postado em 16 de julho de 2017 às 23h05m


A Telebras divulgou nesta sexta-feira (14) o edital de licitação da capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Serão selecionadas empresas de telecomunicações para se tornarem cessionárias da capacidade em banda Ka do satélite.

Segundo a estatal, os vencedores da licitação deverão atender aos objetivos do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). A capacidade do satélite a ser cedida para as empresas será divida em dois lotes.  O lote 1 terá  9.661 MHz de capacidade em Banda Ka do SGDC, equivalente a 35% da faixa de frequência disponível de 63 dos 67 feixes do território nacional. O lote 2 terá 5.809 MHz de capacidade, que corresponde a 22% da faixa de frequência disponível.


A capacidade total do Satélite Geoestacionário inclui outros dois lotes: um deles reservado exclusivamente para a Telebras e outro destinado a atender demandas da administração pública e que também poderá ser parcialmente objeto de licitação futura.

O prazo de cessão de capacidade SGDC para cada um dos lotes será de cinco anos, podendo ser prorrogado. O edital foi precedido de audiência pública, realizada no dia 23 de fevereiro de 2017, e tem como finalidade dar publicidade e transparência ao processo de seleção.

O leilão vai ocorrer no dia 28 de agosto, na sede da Telebras em Brasília (DF). A seleção será feita pelo critério de maior valor total ofertado por lote, de acordo com as regras definidas no edital. Os documentos podem ser acessados neste link.

* Com informações do MCTIC.

Dell EMC inicia produção e venda de servidores PowerEdge 14G no Brasil


Fabiana Rolfini, 
2017/07/14, 10:00 
Postado em  16 de julho de 2017 às 22h30m


A Dell EMC anunciou na quinta-feira (13) o início da produção e comercialização no país da sua nova linha de servidores PowerEdge 14G voltada às empresas de todos os portes. O mercado alvo são instituições financeiras, operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de nuvem.

Segundo a fabricante, trata-se de uma plataforma de computação escalável, automatizada e segura para aplicações tradicionais e nativas de nuvem, usando os novos processadores Intel Xeon. 

A Dell EMC diz que os novos servidores ajudam os clientes a, de forma eficiente, atender às demandas por transformação do negócio com capacidades de desempenho melhoradas para cargas de trabalho tradicional, virtualizadas ou nativas na nuvem em um data center definido por software.

Com este lançamento, reforçamos nossa estratégia de oferecer a infraestrutura essencial para ajudar empresas, de todos os portes e perfis, a realizarem a transformação da TI e, com isso, atenderem às novas necessidades do negócio, afirmou Raymundo Peixoto, vice-presidente de Vendas de Soluções de Servidores e Networking da Dell EMC América Latina.

De acordo com a empresa, os novos servidores PowerEdge oferecem 27% mais núcleos de CPU, 50% mais largura de banda de memória e inclui modelos em rack e em blade. Embora a nova linha seja composta por seis modelos, a Dell EMC vai produzir e comercializar apenas quatro deles no Brasil.

Os dois modelos considerados de entrada são o PowerEdge R640, indicada para computação e armazenamento de data center em escala densa, e o PowerEdge R740, destinado a ambientes com alta demanda. Segundo a Dell EMC este último modelo possibilita até 50% mais usuários de VDI por servidor e 50% mais aceleração para lógica analítica Hadoop.

Já as duas versões high-end são o PowerEdge R740XD e o PowerEdge R940. O primeiro é uma plataforma de alto desempenho de armazenamento e densidade para aplicações como storage definido por software, enquanto o PowerEdge R940 é indicado para cargas de trabalho extremamente exigentes e de missão crítica, como ERP, comércio eletrônico e bancos de dados muito grandes.

Segundo Peixoto, o preço inicial dos servidores é de US$ 5 mil, dependendo da configuração, e pode chegar a milhares de dólares, conforme as especificações.