Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Gastos em infraestrutura de TI na nuvem crescem 18,2% em 2017


Ana Rita Guerra, 
2017/01/16, 10:00
Postado em 16 de janeiro de 2016 às 23h45m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

Os gastos mundiais de em produtos de infraestrutura de TI na nuvem vão atingir US$ 44,2 bilhões em 2017, o que representa um crescimento de 18,2%. Os dados são do mais recente relatório da IDC para o segmento, que abrange servidores, armazenamento empresarial e switches Ethernet.

A maior parte dos gastos – 61,2% – será feita por centros de dados para nuvem pública, enquanto os ambientes de nuvem privada irão contribuir para 14,6% do montante total. O aumento da adoção de estratégias de nuvem privada e híbrida nos centros de dados corporativos levará os gastos em infraestrutura de TI para implantações on-premises a crescer 16,6%.


Por comparação, os gastos em infraestruturas tradicionais cairá 3,3% em 2017; ainda assim, representará a maior fatia de gastos por usuário final – 57,1%.

Nos próximos trimestres, o crescimento dos gastos em infraestrutura de TI na nuvem será impulsionado por investimentos feitos por novos data centers hiperescaláveis abrindo em todo o mundo e aumentando a atividade de provedores regionais e de segunda linha, explica a diretora de pesquisa em armazenamento da IDC, Natalya Yezhkova.

Outro impulso significativo dos gastos totais em infraestrutura de TI na nuvem virá das nuvens privadas on-premises, uma vez que os usuários finais continuam aumentando seu conhecimento e experiência na implantação e gerenciamento de TI na nuvem dentro de seus próprios data centers, complementa.


Em 2017, os gastos para infraestruturas off-premises vai crescer a dois dígitos em todas as regiões. No entanto, boa parte dos gastos dos usuários finais (57,9%) ainda será dirigida a infraestruturas on-premises , combinando nuvem privada e TI tradicional. Todas as regiões verão um movimento para a cloud privada, sendo que a fatia de mercado do TI tradicional irá se reduzir.

O segmento de crescimento mais rápido é o dos switches Ethernet, com uma subida de 23,9%. Já o armazenamento dará um salto de 23,7% e os gastos com servidores vão evoluir 13,6%. Nos três segmentos, os gastos em nuvens privadas crescerão mais rapidamente que da cloud pública.

No longo prazo, a IDC prevê que o investimento em infraestrutura de TI na cloud off-premises cresça a um ritmo anual composto de 14,2%, atingindo US$ 48,1 bilhões em 2020. Os data centers públicos pesarão 80,8% nesse montante.

Combinando com a nuvem privada on-premises, os gastos totais em infraestrutura irão crescer 13,9% ao ano, ultrapassando a infraestrutura tradicional (não cloud) em 2020.

Supercomputador Santos Dumont está no Top 500 mundial


Ana Rita Guerra, 
2017/01/16, 16:00
Postado em 16 de janeiro de 2016 às 22h15m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

Maior supercomputador da América Latina, o Santos Dumont, da Atos, entrou na mais recente edição do ranking Top 500, que lista os supercomputadores mais potentes do mundo.

O Santos Dumont é a primeira infraestrutura de Computação de Alto Desempenho em petaescala do Brasil, para uso livre por parte da comunidade acadêmica, e que faz parte de uma parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

O supercomputador, instalado em Petrópolis (RJ), possui capacidade para realizar 1,1 milhão de bilhões de operações por segundo.
Hoje, o equipamento possui mais de 40 projetos em andamento, nos mais diversos segmentos de pesquisa, como química, física, engenharia, ciências biológicas, meteorologia, ciência agrárias, astronomia e outros.

Os HPC (Computadores de Alta Performance) da Atos são projetados com base na experiência de Centros de P&D globais do grupo – um deles no Brasil – e em parcerias com grandes clientes ao redor do mundo. A tecnologia testada e comprovada de desenvolvimento conjunto busca otimizar o desempenho do código de simulação em sua relação com a arquitetura do supercomputador.

É motivo de grande orgulho e satisfação ter o Santos Dumont na lista de supercomputadores mais potentes do mundo, comemora Luis Casuscelli, diretor de Big Data & Security da Atos na América do Sul. 

Hoje, ele é o que temos de maior na América Latina. O sucesso do equipamento se traduz nos inúmeros projetos em andamento e em aprovação pelo LNCC. 
O supercomputador foi projetado para auxiliar a comunidade científica nos mais diversos avanços tecnológicos, complementa.

Bull Sequana
O Bull Sequana, equipado com a tecnologia BXI (Bull eXascale Interconnect), também está no ranking. Ao todo, 20 equipamentos neste modelo desenvolvidos pela Atos estão na lista global.

Os supercomputadores Bull Sequana são produzidos na fábrica da Atos em Angers, na França. O modelo equipado BXI é a primeira célula do supercomputador de 25 petaflops que a Atos fornecerá à Comissão de Energia Atômica e Energias Alternativas (CEA) da França em 2017, como parte do projeto Tera1000. 

Sua arquitetura anuncia para 2020 a próxima geração de supercomputadores em exaescala. Em sua primeira fase, o supercomputador está no momento classificado em 55º lugar na TOP500.