Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Inflação nos supermercados fecha 2014 em 7,59%


"Motivos foram desde pressão sobre os custos de produção até menor disponibilidade interna de alguns produtos, seja por redução de oferta ou elevação de demanda."



*#:#* Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 26/01/2015



A alta dos preços de determinados alimentos da cesta básica gerou reflexos para a taxa de inflação nos supermercados em 2014, de 7,59%. Apenas no mês de dezembro, o valor dos produtos nas unidades de São Paulo subiram 0,24%, segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE.

A título de comparação há dois anos, o acumulado foi de 3,34%, o que evidencia que a aceleração da inflação verificada desde meados de 2013 se manteve no ano passado, refletindo em preços mais elevados e persistentes. Os motivos foram desde pressão sobre os custos de produção até menor disponibilidade interna de alguns produtos, seja por redução de oferta ou elevação de demanda.

O destaque é para as carnes bovinas, com alta de 1,81%, e carnes suínas, com alta de 1,83%. A elevação na quantidade de carnes exportadas e a estiagem são os dois fatores responsáveis por esse crescimento do valor, já que o custo de produção vem sendo encarecido. Já os produtos industrializados apresentaram alta em dezembro com variação de 0,29%, que esteve relacionada ao reajuste nos preços de derivados de carnes (1,47%).

Por outro lado, as quedas nos preços de alguns produtos contribuíram para uma maior estabilidade no segmento de produtos industrializados, como é o caso da variação negativa verificada nos preços dos panificados (-0,98%). 

Os itens In Natura tiveram queda de 0,40% no último mês de 2014, impactados pela queda nos preços de frutas (-2,09%) e legumes (-3,29%). O declínio só não foi maior diante da elevação nos preços dos grupos de tubérculos (4,93%) e verduras (1,96%).

Em 12 meses, a elevação nos preços dos produtos In Natura foi de 12,47%. As bebidas alcoólicas obtiveram alta em dezembro, com variação de 0,27%, impulsionado pela alta da cerveja em 0,36%. 

Em um ano, a inflação foi de 9,21%, um pouco maior do que as bebidas não alcoólicas, que registraram alta de 8,80%. Os produtos de limpeza aumentaram 10,31% e os de higiene e beleza, 7,90%.
APAS, Supermercados, Inflação

Leia também: 7 dicas para trabalhar marca própria junto a varejistas. Dicas do Mundo do Marketing Inteligência.

Marca | Branding | Varejo

Coca-Cola distribui refrigerante em garrafas de gelo


"Embalagens são levadas pelo Ice Truck, que percorrerá as praias de Santos, Guarujá, Caraguatatuba e Ubatuba, além da capital paulista, nos parques do Povo e Villa Lobos."



*$:$* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 26/01/2015



A Coca-Cola preparou para este verão uma ação que surpreende e envolve os consumidores, ao mesmo tempo em que reduz o descarte de embalagens plásticas na orla de São Paulo. 

A marca está presente nas praias entregando, até o carnaval, o refrigerante servido dentro de garrafas de gelo. Um rótulo evita que as mãos dos consumidores congelem ou que a embalagem escorregue.

Dentro do evento Coca-Cola Verdes Ventos, na entrada oito de Maresias, existe uma estrutura fixa, além do Ice Truck, caminhão de gelo que vai levar as garrafas de gelo às praias de Santos, Guarujá, Caraguatatuba e Ubatuba, além da capital paulista, nos parques do Povo e Villa Lobos. 

Para conquistar a pulseira que garante a embalagem diferenciada, o público deverá passar por uma dinâmica que está relacionada à campanha atual da marca, que estimula amigos a beberem Coca-Cola juntos.

A dupla responde uma pergunta sobre o outro e, se ambos acertarem, ganham a pulseira. Com esse item, os amigos dirigem-se ao totem e digitam com quem vão beber uma Coca-Cola de gelo. Em seguida, os consumidores devem esperar os nomes aparecerem no telão e, assim, pegar a garrafa de gelo com a pulseira personalizada.

O espaço Coca-Cola Verdes Ventos, que foi inaugurado no dia 24 de janeiro, oferece atividades gratuitas. Uma das atrações será a Coca-Cola Tube, que consiste em um escorregador de 10 metros de altura, que tem o formato de uma garrafa gigante.  Os amigos darão os seus nomes e subirão em duplas para escorregar no brinquedo.
Coca-Cola, embalagem