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domingo, 8 de fevereiro de 2015

Carnaval não é mais uma data exclusiva de folia


"Pesquisa feita pelo Groupon mostra que enquanto 57% das pessoas pretendem envolver-se com atividades carnavalescas, 42% também associam o feriado ao descanso."



*$:$* Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 06/02/2015



O Carnaval não é mais visto apenas como um período de diversão e festas pelos brasileiros. O número dos que aproveitam a data para descansar é quase o mesmo dos que vão para a folia, segundo uma pesquisa realizada pelo Groupon. 

Para 46,1% dos entrevistados, a data é uma oportunidade para esquecer a rotina e fazer algo associado à festa, mas 42,3% das pessoas afirmaram que também pretendem relaxar.

Mesmo assim, 57% dos respondentes devem se envolver em alguma atividade carnavalesca este ano – entre elas, a preferida é a festa de rua (45,8%), seguida dos blocos de Carnaval (38,7%). 

Apenas 11,2% devem desfilar com as escolas de samba neste Carnaval e 64% vão apenas assistir aos desfiles, pessoalmente ou pela TV.

Para os que vão sair de suas cidades, mais de 30% dos entrevistados já planejaram a viagem no feriado. Entre os destinos mais lembrados estão as cidades de Rio de Janeiro e Salvador, com 31,4% e 30,4%, respectivamente, seguidas de Recife (7,2%) e Olinda (5,5%).
Entre as palavras mais associadas à data, “diversão” é a primeira colocada, com 49,7% das menções, deixando “sexo” com 10,6%.

A pesquisa também abordou os possíveis aspectos negativos da festa e mostrou que o excesso de bebida (61,2%) e a alta exagerada dos preços (50,4%) são fatores que contribuem para que muitas pessoas fiquem de fora da folia. Com esse estudo, a empresa busca orientar as ofertas para a data.
Carnaval, Groupon

Leia também: Hábitos e preferências do consumidor durante o Carnaval. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência.

Comportamento | Carnaval

Atividade de vendas é tema de novo livro da Editora Évora


"“Vendas – Como eu faço? As 50 questões que mais intrigam a vida de quem vende” se baseia no tripé Teoria, Prática e Paixão. Publicação traduz e simplifica tudo que já foi dito."



*$:$* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 06/02/2015



O livro “Vendas – Como eu faço? As 50 questões que mais intrigam a vida de quem vende” é o lançamento deste mês da Editora Évora. 

Em um formato que se baseia no tripé Teoria, Prática e Paixão, a publicação tem a proposta de traduzir e simplificar tudo que já foi dito sobre a atividade e de conectar os leitores às melhores práticas no segmento de atuação.

José Ricardo Noronha traz dicas práticas e propõe inúmeras ferramentas e técnicas de fácil aplicação, de leitura rápida e que poderá ajudar profissionais a servirem cada vez mais e melhor. 

O autor define vendas como “uma área apaixonante, instigante, desafiadora e que necessita da existência de grandes sonhos que te permitam manter o tempo todo não apenas motivado, mas, principalmente, imbuído do espírito de eterno aprendiz”.

O livro conta com a participação de outros profissionais: Gustavo Cerbasi, Robert Wong e James Hunter. Os capítulos estão divididos pelos eixos Carreira e Atitudes, Preparação e Comunicação, Atendimento e Encantamento, Negociação, Vendas Consultivas e Desafiadoras, Marketing e Marketing Pessoal e Gestão de Vendas e Liderança.
Vendas, Editora Évora, livro

5 resoluções urgentes para todo CMO este ano


"Priorizar os dados e integrar estratégias são alguns dos passos que os executivos de Marketing precisam dar em 2015 para manterem as organizações à frente do mercado."



*#:#* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 06/02/2015



A tecnologia foi a grande aliada e, ao mesmo tempo, a principal fonte de preocupação dos CMOs nos últimos anos. Ela tornou as ações mais assertivas, as informações sobre o consumidor mais completas e o engajamento mais próximo e ao alcance das corporações. 

Ao mesmo tempo, muitos executivos de Marketing se sentiram sobrecarregados e oprimidos por tantos dados e pela exigência de que todas as iniciativas sejam direcionadas por essas informações.
Não parece que a tecnologia vá perder força dentro das empresas este ano. 

Os CEOs e acionistas continuam demandando resultados mensuráveis e, mais do que nunca, as ações devem alcançar uma multiplicidade de dispositivos móveis. Bob Murphy, Sócio-Gerente da empresa de Marketing B-to-B Movéo, elencou – para a Associação Americana de Marketing - cinco resoluções que todo CMO moderno deve considerar para ficar à frente da curva.

1. Priorize os dados
O Marketing é uma ciência. Tratá-lo como tal deve ser sua prioridade em 2015. Os dados coletados reúnem informações valiosas para as operações de uma empresa, incluindo detalhes sobre o desempenho das campanhas, quem elas estão atingindo e quais são as reações à sua marca, assim como sobre o que você está fazendo especialmente bem (ou mal).


Repense a sua estratégia, se ela parece estar desalinhada com os dados e os resultados observáveis. É importante obter uma visão mais profunda de como as operações da empresa estão se saindo, para manter você e sua equipe conscientes e ajudar a determinar o ROI relativo a seus diversos investimentos
.CMO, 2015
2. Integre suas estratégias
Você está fazendo malabarismos para equilibrar uma estratégia digital, uma estratégia de Marketing tradicional e uma estratégia móvel, cada uma com diferentes objetivos e resultados? Este ano, integrar essas peças díspares deve ser uma prioridade, de modo a ter uma estratégia de Marketing coesa e a simplificar as operações.


Revisite o seu plano de Marketing de 2015 e pense sobre como todos esses segmentos diferentes alimentam seus objetivos gerais. Revise elementos táticos e orçamentos para que eles reflitam suas metas. O objetivo é que todas as ações trabalhem juntas em torno de uma estratégia única e que elas apoiem umas às outras perfeitamente.

3. Abrace tanto o conteúdo amador quanto o profissional
Você sabe o que as pessoas estão dizendo sobre a sua empresa? Como suas iniciativas de Marketing são recebidas pelo mercado-alvo? Reconheça que pessoas fora de sua equipe estão falando e criando conteúdo em torno de sua marca. Seja por meio de posts e tweets, ou mesmo de conversas em família e entre amigos, sua marca está sendo divulgada.


Em vez de tentar anular este conteúdo amador ou afogá-lo com o conteúdo profissional, elaborado dentro da companhia, opte por abraçá-lo. Aprenda com ele e aproveite para melhorar a autenticidade de sua comunicação com as partes interessadas.


4. Acompanhe, relate e, de fato, entregue suas metas e objetivos
Você quer se sentar ao lado dos executivos sênior que estão no topo da empresa? Claro que sim, mas você pode estar negligenciando as responsabilidades que te levarão lá. 


A fim de provar o seu valor, você precisa ser capaz de entregar números concretos para o seu CEO, e isso só pode ser feito se você resolver questões de forma proativa e amarrar os vários esforços diretamente com as vendas.

Se você pode mostrar que está entregando os resultados que geram um impacto financeiro positivo em sua empresa, vai ter mais relevância na estrutura da companhia.
5. Comunique-se com o resto de sua empresa
Quais são os objetivos da companhia para 2015, e em que pontos o Marketing se encaixa neles? A fim de provar o seu valor, comunique o que você está fazendo para o resto da organização e explique como a área está alinhada à estratégia da empresa. Em seguida, tome um passo adiante e explique o que outros departamentos podem fazer para ajudar e deixe suas portas abertas para conselhos e sugestões.


Ter uma perspectiva de fora ajuda a refrescar e realinhar os objetivos de Marketing e permite àqueles que estão fora dele entenderem o que você faz e por que você é importante para a empresa como um todo. Além disso, mostrar que o departamento está alinhado aos objetivos da empresa fomenta a apreciação em relação ao seu trabalho e incentiva que o resto da companhia colabore contigo.

O último ano foi tremendamente inovador no Marketing, e 2015 não será diferente. Os CMOs atuais precisam aprender as lições do passado e se comprometer em dar alguns passos que manterão a organização à frente de seu mercado.

Ovos de Páscoa chegam ao Walmart


"Produtos estarão expostos nas unidades a partir desta sexta-feira. Expectativa da rede é de registrar crescimento de 10% nas vendas com valores de até R$ 5,00, em relação a 2014."



*$:$* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 06/02/2015



Os ovos de Páscoa chegam às lojas do Walmart a partir desta sexta-feira, dia seis de fevereiro. As unidades do Bompreço e TodoDia, no Nordeste, serão as primeiras a receber o item, antes mesmo da chegada do carnaval. 

Na próxima semana, todas as lojas do Sudeste (Walmart) e Sul (Big, Mercadorama e Nacional) já terão as tradicionais parreiras. Esta semana, o Grupo GPA também começou a oferecer os primeiros produtos para a época.

Entre os itens da sazonalidade, os ovos de menor gramatura devem ser os que apresentarão o maior incremento de vendas este ano. A expectativa do Walmart é registrar, em relação a 2014, um crescimento de 10% nas vendas com valores de até R$ 5,00. 

Para isso a empresa investiu no aumento de sortimento e volume desse segmento, além de buscar itens exclusivos, como produtos de marca própria de 35g (R$ 2,48), e de 70g (R$ 4,48) licenciados Bambam e Pedrita, da família Flintstones.
Páscoa, Walmart, ovo de Páscoa

Leia também: A Páscoa e as preferências do consumidor brasileiro. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência.

Crianças | Páscoa | Chocolates | Mercado

Aceleradora de startups é aberta no Vaticano


"Anúncio foi feito pelo Papa Francisco. Programa aceita o cadastramento de projetos e empreendedores comprometidos com a inovação no campo da educação e da tecnologia."



*#:#* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 06/02/2015



Uma aceleradora de startups começou a funcionar no Vaticano, com o apoio de empresas como Google e Microsoft. 

O anúncio da organização sem fins lucrativos foi feito pelo próprio Papa Francisco. O programa aceita o cadastramento de projetos e empreendedores comprometidos com a inovação no campo da educação e da tecnologia. A plataforma Scholas.Lab.

Os selecionados receberão, durante quatro meses, o apoio, por meio de financiamentos, exposição, conexão com outros players da área de atuação, mentoria, estudos de campo e auxílio em divulgação, design e comunicação.

A intenção é apoiar 10 projetos este ano. O programa separa os projetos em três vertentes: Scholas Cidadania, Scholas Academia e Scholas Conectividade.
Aceleradora, startups, Vaticano, Papa Francisco, educação

Santa Helena lança versão para exportação da Paçoquita Cremosa


"Com rótulo em inglês e espanhol, item seguirá para as gôndolas internacionais para concorrer com outras versões de manteiga de amendoim já oferecidas em diversos países."



*$:$* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 06/02/2015



Após o sucesso da Paçoquita Cremosa no mercado brasileiro, o produto da Santa Helena ganhou uma versão para exportação. 

A novidade foi apresentada durante a International Sweets and Biscuits Fair (ISM), uma das principais feiras de doces e biscoitos do mundo, que aconteceu na Alemanha. Com rótulo em inglês e espanhol, o item seguirá para as gôndolas internacionais para concorrer com outras versões de manteiga de amendoim.

A companhia criou ainda uma edição limitada do doce, em uma embalagem diferenciada com 16 unidades da Paçoquita tradicional, acompanhadas de um encarte sugerindo formas de consumo. O lançamento é exclusivo para o mercado internacional.
Paçoquita, Paçoquita Cremosa, Santa Helena, exportação