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terça-feira, 7 de agosto de 2018

Soluções “made in” Curitiba


Redação B!T, 
2018/08/07, 09:34 
Postado em 07 de agosto de 2018 às 16h00m 
Crescendo em volta para cima

Conheça startups de Curitiba que criaram soluções para que o nosso dia a dia seja ainda mais prático.

É praticamente possível fazer de tudo hoje em dia pelos smartphones. Quando falamos em soluções com o simples toque na tela do celular ou tablete, a comodidade e a praticidade é o que chamam atenção para soluções que estão disponíveis. É possível chamar um serviço de carro particular de mobilidade urbana, cuidar da saúde e agendar exames, ou simplesmente pedir algo para comer no conforto de casa. Conheça três aplicativos genuinamente curitibanos que estão ganhando espaço quando falamos em agilidade para o dia a dia.
HealthYou
O aplicativo permite o acesso na ponta dos dedos aos registros de saúde, históricos médicos, exames laboratoriais, relatórios, condições gerais. Com o aplicativo, é possível ainda agendamento de consultas, acesso a catálogo de médicos, hospitais, farmácias e laboratórios, além de uma série de descontos nas redes credenciadas e em planos de saúde. O aplicativo possui uma interface fácil e prática para o usuário, fazendo com que o próprio paciente abasteça de informações a plataforma. O HealthYou está disponível para os sistemas Android e iOS.  Informações: www.healthyou.com.br.
Docway
Docway é uma plataforma que leva o médico onde você estiver! Sem filas, sem burocracia, sem esperas. As consultas não têm preço fixo, variam de acordo com atendimento e a especialidade. Para o médico, aparecem consultas disponíveis, sendo que ele aceitará a solicitação conforme a conveniência e as atividades já cadastradas por ele. Assim que o profissional aceita a consulta, o paciente recebe a confirmação. Além disso, o Docway oferece outros serviços, entre eles vacinas e coleta de exames. Para quem quer conhecer o Docway, ele está disponível nos sistemas Android e iOS. Informações: www.docway.co.
James Delivery
Comida, livros, temperos, remédios, roupas, perfumes, ração para cachorro, chuveiro, chuteira e bebidas. Esses são só alguns itens que você pode comprar via James Delivery, que surgiu com o objetivo de unir pessoas que têm pouco tempo para comprar as coisas que precisa com outras pessoas que querem ganhar dinheiro comprando e entregando estes bens em minutos. 
Funcionando no Brasil desde maio de 2016, com início das operações na cidade de Curitiba, o aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS. Um dos diferenciais do James Delivery fica por conta das entregas ecologicamente responsáveis. 70% da frota da startup, que conta com 650 entregadores na capital paranaense, é formada por bicicletas. Informações: www.jamesdelivery.com.br.

Como os chatbots podem solucionar problemas reais no ambiente de TI?


Lucas Duarte com Rafael Oliveira - Mandic Cloud Solutions + Rivendel, 
2018/08/07, 08:28 
Postado em 07 de agosto de 2018 às 15h00m 
Crescendo em volta para cima

Chatbot, uma abreviação para robô de chat, nada mais é que um software que gerencia trocas de mensagens. Pode ser instalado em sites, apps proprietários e aplicativos populares, como é o caso do Facebook Messenger ou mesmo o WhatsApp, disparado o aplicativo mais usado, chegando a conquistar 93% de adoção entre o público brasileiro, frente a apenas 79% daquela rede social.

Mas a utilidade de um bot vai muito além da social media: até mesmo a empresa provedora de nuvem da Amazon, AWS, possui serviços baseados em chatbots para desenvolvedores, como é o caso do Lambda, de computação sem servidor – serverless computing – e do Alexa, este último usado para aplicativos que envolvem Inteligência Artificial.
Em um contexto de infraestrutura de TI, por exemplo, um bot pode ser programado para executar determinadas tarefas básicas, valendo-se de uma interface igualmente simples para o desenvolvedor se comunicar. E, embora existam dois tipos de bots, um baseado em regras e que obedece a parâmetros bem definidos – bom para regras de negócio, por exemplo – e outro baseado em IA, é bastante comum haver uma certa confusão sobre o chatbot funcionar também como um meio de monitoramento de recursos na nuvem.
O chatbot não é um Zabbix (software de código aberto utilizado para monitoramento visando garantir integridade e desempenho dos servidores), ele é apenas uma ferramenta de apoio para o desenvolvedor. É possível  atrelar o bot ao monitoramento, mas ele serve apenas como apoio, pois quem faz o monitoramento mesmo é um programa específico para isso, como é o caso do Zabbix.
Além disso, é possível também desenvolver módulos de chatbots tanto para tarefas específicas como para executar comandos remotos em máquinas virtuais ou ainda criar bots sob medida para cada cliente, com informações embarcadas e sistema de autoaprendizagem que os tornam capazes de atender diferentes demandas.
Cada vez mais disseminada, a tecnologia de chatbots agrega muito valor ao negócio, já que não apenas reduz os custos que envolvem tarefas repetitivas, como também otimiza o tempo na solução de problemas ao contar com processos bem definidos e automatizados.  Sua empresa já está preparada para adotar essa tendência?