Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de abril de 2020

Conexão à internet das empresas brasileiras melhora e 2 em cada 3 já utilizam fibra ótica, diz pesquisa

= =---____------- ===  ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::________--------- ====  -----------____---= =

Levantamento feito pelo Cetic também mostrou que presença on-line cresceu, com perfis em redes sociais e com uso de aplicativos de mensagens como o WhatsApp.
= =---____------- ===  ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::________--------- ====  -----------____---= =
 Por Thiago Lavado, G1  

 Postado em 28 de abril de 2020 às 12h50m  

Segundo pesquisa, 98% das empresas brasileiras já usam a internet, com destaque para a conexão via fibra ótica — Foto: Mario Alberto Magallanes Trejo/FreeImages  
Segundo pesquisa, 98% das empresas brasileiras já usam a internet, comdestaque para a conexão via fibra ótica — Foto: Mario Alberto Magallanes Trejo/FreeImages
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), que fornece informações sobre o estado da conexão à internet no Brasil, divulgou nesta terça-feira (28) os dados da pesquisa TIC Empresas.
O levantamento mostra que cresceu o número empresas brasileiras que usam fibra ótica para se conectar à internet, de 49% em 2017 para 67% em 2019. A fibra ótica é uma tecnologia de conexão mais robusta, com maior agilidade e com menor tempo de resposta.

De todas as empresas que responderam à pesquisa, 98% delas têm acesso à internet, seja via fibra ótica, linha telefônica (DSL) ou ainda modem 3G ou 4G, ou outras tecnologias.

É um sinal de melhoria da qualidade da internet com que as empresas estão trabalhando, explicou Leonardo Lins, coordenador da pesquisa.

A pesquisa consultou 7 mil empresas de 11 segmentos e inclui pequenas, médias e grandes empresas. Microempresas, com menos de 10 empregados, não foram contempladas no levantamento.

Segundo a TIC Empresas a velocidade contratada também aumentou. Em 2019, 17% das empresas tinham velocidade de conexão acima de 100 Mbps (megabits por segundo), mais do que o dobro dos 7% registrados em 2017. Velocidades entre 10Mbps e 100Mbps também aumentaram, de 44% para 53% nesse mesmo período.

Presença on-line aumentou
A pesquisa aponta que 54% das empresas possuem site e 36% pagaram por anúncios online.
O número de empresas com perfil em redes como Facebook aumentou de 59% para 62% entre 2017 para 2019. Mas o dado chama a atenção em redes sociais e aplicativos de mensagem, que ganharam ainda mais notoriedade nos últimos anos.

Segundo a pesquisa, em 2019 54% das empresas tinham contas para atuar em aplicativos como WhatsApp Telegram, alta em relação aos 42% de 2017.

Aplicativos e canais de mensagens também foram os meios mais usados para vender on-line nos últimos 12 meses, com 42% das empresas usando essas plataformas. Na sequência vêm e-mail, usado por 39% das empresas, e redes sociais, usadas por 20%.
A presença no LinkedIn também aumentou, de 12% para 15%, e dobrou na categoria de redes sociais que inclui o Instagram, de 22% em 2017 para 44% em 2019.

Segundo Lins, esse aumento está em linha com o que foi apurado na pesquisa TIC Domicílios, que afere o atual estado do uso da internet entre residências e consumidores. Em 2018, a pesquisa mostrou que 70% da população tinha acesso à internet, com metade das classes mais baixas já conectadas.