Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

SpaceX é acusada de violar lei dos EUA ao demitir funcionários que criticaram Elon Musk

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Oito funcionários foram demitidos após promoverem carta em que classificam Musk como 'distração e constrangimento' para a empresa. Denúncia diz que a companhia descumpriu direito de trabalhadores se unirem e defenderem melhores condições de trabalho.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 03 de janeiro de 2024 às 19h30m

Post. N. - 4.806

Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), da SpaceX e da Tesla — Foto: Reuters/Tingshu Wang
Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), da SpaceX e da Tesla — Foto: Reuters/Tingshu Wang

A fabricante de foguetes SpaceX foi acusada de ter demitido ilegalmente oito funcionários críticos de Elon Musk, dono da empresa. A denúncia foi feita pelo Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB), agência independente do governo dos Estados Unidos.

Os funcionários foram demitidos depois de promoverem entre executivos da SpaceX uma carta que classifica Musk como "distração e constrangimento" para a empresa.

O documento foi enviado em junho de 2022 e se concentra em uma série de tuítes que o bilionário havia publicado desde 2020. Os funcionários alegaram que as declarações não estavam de acordo com as políticas da empresa sobre diversidade e má conduta.

A agência dos EUA sobre relações trabalhistas alegou que a SpaceX violou direitos dos funcionários de se unirem e defenderem melhores condições de trabalho.

A denúncia diz ainda que a empresa de Musk interrogou funcionários sobre a carta e menosprezou funcionários envolvidos com a iniciativa. A companhia também foi acusada de ameaçar demitir outros funcionários que se dedicassem a atividades parecidas.

O que acontece agora

A SpaceX pode buscar um acordo, mas, caso isso não aconteça, a denúncia da NLRB será levada para um juiz administrativo. A primeira audiência está marcada para 5 de março, segundo a agência.

A decisão deste julgamento pode ser alvo de um recurso e ser encaminhada para um grupo de cinco conselheiros. Eles fazem parte de um comitê permanente da NLRB indicado pelo presidente dos EUA.

Se for condenada, a SpaceX poderá ser obrigada a reintegrar os oito funcionários e receber punições maiores em futuros casos na agência.


------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----