Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2016

Novo SSD da Seagate promete ser o mais rápido do mundo

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------.>>
Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

11/03/2016 07h00 - Atualizado em 11/03/2016 07h00
Postado em 16 de março de 2016 às 18h00m


A Seagate anunciou a criação de um novo SSD capaz de atingir velocidades de até 10 GB/s por meio de uma interface PCIe. Com essa velocidade, o dispositivo será o mais rápido do mundo quando for lançado no mercado, de acordo com as previsões da fabricante.

Novo SSD da Samsung tem 16 TB e preço de quatro iPhones 6S Plus
Os 10 GB/s prometidos permitem, por exemplo, que um Blu-Ray inteiro seja copiado em cinco segundos, ou que 1 TB de dados seja transferidos em 1 minuto e 40 segundos. 

Na comparação com produtos atuais da Seagate, voltados para performance bruta, as melhores alternativas atingem apenas 4 GB/s, também por meio de interfaces do tipo PCIe.
Novos SSDs PCIe da Seagate atingirão velocidades de 10 GB/s no fim do ano (Foto: Divulgação/Seagate)
Novos SSDs PCIe da Seagate atinge velocidades de 10 GB/s 
(Foto: Divulgação/Seagate)

Além da alta velocidade, o novo SSD suporta a tecnologia NVMe, desenvolvida para aposentar o SATA. As unidades também terão suporte ao Open Compute Project, iniciativa que visa padronizar componentes destinados ao trabalho pesado em servidores.

O grande impasse da novidade é que, conforme é comum acontecer com todos os grandes saltos de performance envolvendo SSDs, esse produto será destinado a data centers. Nesses ambientes, a altíssima velocidade de transferência de dados é primordial, muitas vezes sendo mais relevante que a própria confiabilidade das unidades.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Ainda não há informações sobre as capacidades que serão oferecidas, o que deixa em aberto a possibilidade de que a alta velocidade esteja disponível em mais de uma versão dos novos SSDs.

Em relação aos preços, o valor de um SSD varia muito em relação a capacidade oferecida. Em todo caso, a aplicação principal em servidores já denuncia a possibilidade de preços altos.

Via Seagate

Review Multilaser MS50 Colors. O aparelho tem boas especificações e a compra pode valer a pena.

<<>--------------                    -------------____--__  _============____--_____-------------                    ---------------.>>
Aline Batista
por
Para o TechTudo
em



Multilaser MS50 Colors (Foto: Ana Marques/TechTudo)
Tela de bloqueio do MS50 tem configurações diferenciadas. 
(Foto: Ana Marques/TechTudo)

O Multilaser MS50 Colors é um celular da fabricante nacional lançado em 2016. O smartphone roda Android 5.0 Lollipop, aceita dois chips (Dual SIM, portanto), tem processador quad-core de 1,3 GHz e promete atender às necessidades diárias do consumidor por um preço acessível.

Sete adaptadores de cartão de memória para PC, câmera e celular
A empresa produziu um aparelho bonito e com bom desempenho, ideal para quem gosta de jogos e redes sociais. O modelo ainda vem com capas coloridas e tem preço sugerido de R$ 599,00. Leia a análise completa do MS50 e descubra se ele é uma boa opção de compra.
Multilaser MS50 Colors (Foto: Ana Marques/TechTudo)
Multilaser MS50 Colors promete bom custo-benefício. 
(Foto: Ana Marques/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Design 

O design é, sem dúvidas, um ponto forte do MS50. A Multilaser caprichou nesse quesito, oferecendo um celular bonito ao consumidor. O smartphone tem tela de 5 polegadas e mede 7,3 cm de largura por 14,2 cm de altura, com apenas 0,9 cm de espessura. O corpo do aparelho é retangular e todo de plástico.
Multilaser MS50 Colors (Foto: Ana Marques/TechTudo)
MS50 Colors possui tela de 5''. (Foto: Ana Marques/TechTudo)

O telefone se encaixa bem na mão e não escorrega. Apesar disso, pode ser um problema para as pessoas com mãos pequenas – elas podem acabar precisando das duas mãos para manuseá-lo.

Quem quiser comprar o celular vai encontrá-lo em apenas duas cores: preto e branco. No entanto, o smartphone da Multilaser sai em vantagem com relação aos de outras marcas por já vir com acessórios. 

O aparelho vem acompanhado de três cases coloridas e uma capa de silicone transparente, além da película protetora. O único problema é a dificuldade para remover as capas na hora da troca. A Multilaser não facilitou nesse quesito.
Multilaser MS50 Colors (Foto: Ana Marques/TechTudo)
MS50 Colors vem com capas coloridas e case de silicone. 
(Foto: Ana Marques/TechTudo)

O botão de desbloqueio está localizado à esquerda e os de volume, à direita, ao contrário da maioria dos rivais. No começo, a posição dos botões pode causar estranhamento para alguns usuários. Apesar disso, facilita para tirar print da tela.

Na parte de cima está localizada a entrada para fone de ouvido e, embaixo, a entrada MicroUSB, que conecta o celular ao PC e por onde ele é carregado.
Multilaser MS50 Colors (Foto: Ana Marques/TechTudo)
Entrada microUSB do MS50 Colors (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Desempenho

O processador do MS50 é quad-core de 1,3 GHz. Isso significa que os quatro processadores oferecem velocidade e eficiência ao executar tarefas. 

Na prática, o celular tem bom desempenho. Durante os testes, o smartphone respondeu bem aos comandos e não apresentou travamentos, mesmo estando com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo. 

O MS50 roda Android 5.0 Lollipop quase puro. O sistema operacional foi pouco modificado e isso colabora para o bom funcionamento do aparelho.
Multilaser MS50 Colors (Foto: Ana Marques/TechTudo)
MS50 roda Android 5.0 Lollipop e tem bom desempenho. 
(Foto: Ana Marques/TechTudo)

O telefone tem 1GB de memória RAM e armazenamento interno de 8 GB, expansível via cartão MicroSD  de até 32 GB. Além disso, ele já conta com um cartão de memória de 8 GB.
Infelizmente, o aparelho não tem conectividade 4G, mas apenas 3G e Wi-Fi. O MS50 ainda conta com Bluetooth 4.0 e GPS, além de aceitar dois chips (um mini e um micro).

Na tela de bloqueio, é possível colocar atalhos para aplicativos, redes sociais e widgets. Também é possível ver as notificações de apps por ali, sem precisar desbloquear a tela, o que facilita bastante. O usuário conta ainda com a função Smart Lock, que permite adicionar dispositivos, lugares e rostos confiáveis para desbloquear o dispositivo.

O MS50 é perfeito para quem gosta de aplicativos, como WhatsApp, e redes sociais, como Facebook e Instagram. É possível rodar vários apps ao mesmo tempo sem deixar o aparelho lento. Além disso, o celular tem bom desempenho durante os jogos, oferecendo uma boa experiência ao consumidor.

Bateria

A bateria do MS50 é de 2.100 mAh e a fabricante promete duração de um dia inteiro. De fato, o aparelho cumpre o que promete. Entretanto, usuários que utilizam muitos aplicativos ou têm o costume de acessar jogos, podem não ver a bateria chegar até o final do dia. 

E é aí que está o problema, pois o modelo leva cerca de 3 horas para carregar completamente. Além de levar o carregador, a pessoa ainda tem que esperar esse tempo todo pela carga.

Tela

O display do MS50 é LCD, com resolução FWVGA de 480 X 854 pixels. Para quem não é muito exigente, a tela oferece uma boa experiência em visualização de fotos e vídeos e um bom gráfico em jogos. 

O celular também conta com a tecnologia IPS, que oferece maior ângulo de visão e melhora a qualidade visual das imagens. Assim, elas ficam com mais brilho, contraste e cores mais fiéis.
Multilaser MS50 Colors (Foto: Ana Marques/TechTudo)
Display do MS50 tem tecnologia IPS (Foto: Ana Marques/TechTudo)

O brilho da tela se adapta à luz do ambiente, ficando mais ou menos intenso de acordo com o lugar. Isso é bom para melhor visualização e economia de bateria.

Câmera

O MS50 surpreende pela qualidade das fotos. O celular tem câmera traseira de 8 MP e frontal de 5 MP que rendem boas imagens, principalmente em ambientes bem iluminados.
Multilaser MS50 Colors (Foto: Ana Marques/TechTudo)
Câmera traseira do MS50 tem 8 MP de resolução. 
(Foto: Ana Marques/TechTudo)

As fotos ficam nítidas, com cores equilibradas e foco. Entretanto, a câmera pode apresentar dificuldades para fotografar em locais pouco iluminados. Como o flash não é muito forte, ele pode não ser tão eficiente e as fotos podem ter um resultado inferior. 

Apesar disso, a câmera é um dos pontos fortes do modelo, que ainda inclui efeito de embelezamento do rosto e recurso de foto ao vivo, uma espécie de mini-vídeo. 

Os vídeos feitos pelo celular não são impecáveis, mas também têm boa qualidade. O modo de filmagem é ativado facilmente, o que é bom para filmar algo inesperado.
Multilaser MS50 Colors (Foto: Ana Marques/TechTudo)
Câmera do MS50 Colors surpreende por boa qualidade. 
(Foto: Ana Marques/TechTudo)

Custo-benefício

O Multilaser MS50 Colors realmente cumpre o que promete e deve surpreender quem não conhece os smartphones da fabricante nacional. Apesar de não ter nenhum diferencial que chame muita atenção, o conjunto do celular é bom: a tela tem ótima qualidade, a câmera é boa e o desempenho também.

O preço de R$ 599,00 é razoável pelo que o celular oferece. No entanto, o que pode atrapalhar o MS50 no mercado é a concorrência. Aparelhos como Moto E 2, Lumia 630 e Galaxy J1 tem a mesma proposta e são produzidos por marcas mais reconhecidas. 

Ainda assim, se você procura por um smartphone que tem boa performance e preço em conta, vale a pena dar uma olhada no Multilaser MS50 Colors.

Tabela de especificações do Multilaser MS50 Colors (Foto: Arte/TechTudo)
Tabela de especificações do Multilaser MS50 Colors 
(Foto: Arte/TechTudo)