Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Sony abandona os celulares Xperia ‘à prova d’água’; entenda a mudança


Thássius Veloso
por
Da redação

11/10/2016 06h00 - Atualizado em 11/10/2016 06h00
Postado em 12 de outubro de 2016 às 23h10m

O Xperia XZ é o celular premium mais recente da Sony, com tela de 5,2 polegadas. Ele chegou às lojas do Brasil na semana passada por R$ 3.999. Junto com ele, a fabricante inaugurou uma nova era: a dos smartphones Xperia que não ostentam o "à prova d'água" na ficha técnica.

Termo muito comum entre os telefones da Sony – a ponto de lançarem o Xperia M4 Aqua, especialmente para explorar o benefício de entrar em contato com líquidos –, ele foi substituído por "resistente à água" na mais recente geração de celulares. Qual a diferença entre as duas nomenclaturas? O TechTudo conversou com um executivo da Sony para tirar a dúvida.

Celular CAT S60 tem câmera térmica que ajuda você a ver no escuro
[Marca] Sony Xperia XZ 5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Kit do Sony Xperia XZ, com carregador, cabo USB e caixas 
(Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

"Resistente" ou "à prova" d'água?
"Nós estamos readequando a terminologia. A gente entende que a forma atual [resistente à água] é a mais correta para o consumidor", diz o gerente de negócios Renato Cechetti. 

"É difícil comunicar para o nosso cliente o significado de 'à prova d'água' porque tem algumas restrições", completa. A queixa do executivo é a mesma de outros profissionais da indústria da telefonia celular: de que o consumidor lê "à prova d'água" na caixa e entende que pode usá-lo como bem quiser em ambientes aquáticos, quando esta não é a recomendação internacional.

Existe uma certificação internacional para os celulares que se propõem a ser resistentes a água, chamada de "IP". Até mesmo na mais robusta das certificações, o IP com número final 8, ainda assim existe um limite que o dispositivo suporta.

Tome como exemplo o Galaxy S7, com proteção IP68: ele pode ficar debaixo d'água por até 30 minutos e à profundidade de 1,5 metro. Prolongar o tempo de permanência na água ou ir mais fundo com ele pode danificar os componentes internos, uma vez que o dispositivo não foi concebido para condições assim.
A Samsung diz que o produto é "resistente à água", e não "à prova d'água". O caso se repete no recém-lançado Xperia XZ. Cechetti admite que a Sony adotou uma postura "mais conservadora", mas ao mesmo tempo, em linha com o que o restante das empresas de smarphones têm feito. A Sony era a última entre as grandes marcas de celular usando "à prova" em vez de "resistente" nas propagandas e materiais de divulgação do sucessor do Xperia Z5.

O "resistente à água" indica que o produto pode entrar em contato com a água, mas este uso não pode ser indiscriminado. Segundo a página oficial do produto, o XZ "foi projetado para suportar os respingos que fazem parte do dia a dia". Não é uma boa ideia levá-lo para dentro do mar, pois a água salgada pode danificar o dispositivo. O mesmo vale para água com cloro ou outros "líquidos em geral".

Dicas de sobrevivência
A Sony diz que "abusos e uso indevido do dispositivo invalidarão a garantia". No entanto, a empresa não explicita como a avaliação é feita. Em entrevista, Cechetti explica que cada caso é avaliado individualmente, "até porque o consumidor é mais leigo em relação à certificação".

O executivo faz outra recomendação: que os futuros compradores do XZ não coloquem o smartphone na água caso o produto tenha "sinais de fissura", pois a proteção contra água pode não dar conta de proteger os componentes internos. Até porque não há muito o que fazer depois que o líquido chega à placa-mãe e demais partes do hardware. Costuma ser um caminho sem volta.
Moto G 3 boa pegada e diversas opções de capinhas (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Moto G 3 boa pegada e diversas opções de capinhas (Foto: Luana Marfim/TechTudo))
Moto G 3 (2015): resistente a respingos 
(Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Portanto, não importa se está escrito "resistente à água" ou "à prova d'água" nas especificações do seu celular. O ideal ainda é evitar o contato com o líquido. Caso algum acidente ocorra, o melhor a fazer é retirá-lo da água e esperar o líquido escorrer. Outra opção é passar um pano para secá-lo.