Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Como se fabrica leite em pó? Como a música sai do disco? Jovem viraliza fazendo perguntas (e o g1 foi atrás das respostas)

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Julia Iorio, de 23 anos, está fazendo sucesso nas redes sociais de um jeito inusitado: gerando dúvidas. O g1 conversou com especialistas para responder algumas das questões mais polêmicas feitas pela atriz a seus seguidores.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Daniela Scalabrini, g1

Postado em 28 de novembro de 2023 às 10h05m

Post. N. - 4.777

Bluetooth, disco de vinil e crescimento de cabelo: jovem viraliza com questionamentos
Bluetooth, disco de vinil e crescimento de cabelo: jovem viraliza com questionamentos

Como funciona o bluetooth? Como se fabrica o leite em pó? Como sai música de um disco de vinil? E o cabelo - como ele cresce na nossa cabeça 🤯?

"Coisas que eu não entendo e tenho preguiça de pesquisar". É assim que a carioca Julia Iorio, de 23 anos, começa os vídeos que estão fazendo sucesso nas redes sociais. Ela questiona o funcionamento de coisas básicas do nosso dia a dia e deixa os seguidores roendo as unhas sem respostas.

g1 conversou com a atriz, que contou que começou a gravar vídeos durante a pandemia e se animou vendo que o público estava curtindo.

Eu sou uma pessoa naturalmente curiosa. E quando eu conversava com as minhas amigas via que tem coisas na vida que a gente só aceita. A gente não sabe o porquê, o como. Por exemplo, o leite em pó. Nós, meros mortais, a gente não sabe como isso funciona. Então pra gente é mágica. Aparece na nossa mesa, a gente fala uau, leite em pó, que delícia. E aí eu resolvi compartilhar a minha ignorância no TikTok pra ver se tinha mais pessoas que concordavam comigo. E tem. E o mais legal disso tudo é que tem pessoas que respondem as minhas questões no próprio vídeo, comentando, conta Julia.

Nos próprios comentários os seguidores também revelam suas dúvidas, dando ideias de perguntas. Julia conta que tem uma lista de questões pra gravar. Quanto mais eu pergunto, mais pergunta surge.

E ela conta também que a fama já saiu das telas e que já foi até tietada na rua. Nunca pensei. Eu gravava como diversão. Os poucos seguidores que tinha no início gostavam muito, mas nunca imaginei que ia virar a febre que virou.

Alguns vídeos da Julia têm mais de 1,5 milhão de visualizações. Eu acho uma loucura, mas fico muito feliz. Fico bobíssima. Mas eu acho uma grande de uma loucura, brinca. A dúvida que mais causou entre os seguidores da Julia foi sobre o funcionamento do disco de vinil (veja a resposta abaixo). Ela conta que as dúvidas sobre carros também engajam muito.

Agora, as respostas...

📶 Como funciona o Bluetooth?

O técnico telecomunicações William Ferreira explica que a tecnologia Bluetooth é um tipo de comunicação sem fio, que permite a troca de informações, como áudio, dados e comandos, entre dispositivos eletrônicos próximos, como smartphones, fones de ouvido, alto-falantes e teclados, entre outros. A tecnologia elimina a necessidade de cabos e simplifica a interação entre dispositivos eletrônicos.

Assim como em outras tecnologias do tipo, a comunicação é feita enviando pacotes de dados de um dispositivo para outro. No caso do Bluetooth, o transporte é feito por um dos 79 canais da banda 2,4 GHz ISM, a mesma usada por micro-ondas, telefones sem fio e walkie-talkie. Para evitar interferências, os canais podem ser trocados aleatoriamente.

💇‍♀Como funciona o crescimento do nosso cabelo?

O crescimento capilar ocorre em três fases: anágena, catágena e telógena. O dermatologista Cássio Battisti Serafini conta que, aos seus pacientes, costuma comparar o processo com a nossa vida. Existe uma fase em que somos produtivos, experimentamos nosso crescimento profissional e pessoal, que comparamos com a fase do crescimento capilar que dura de dois a oito anos (anágena). Depois de muito contribuirmos chega a hora da aposentadoria, é o repouso capilar que dura três semanas (catágena). E a telógena é a etapa de finalização do ciclo.

O ciclo de vida do cabelo dura em média de 2 a 7 anos, característica que herdamos geneticamente. O bulbo capilar, presente nos folículos capilares funciona como se fosse uma pequena fábrica, onde as células se dividem, se diferenciam e começam a ser empurradas para cima através do folículo a medida que novas células são formadas, dando origem à haste capilar. Após a fase de crescimento, um novo fio é formado, empurrando o antigo para fora do folículo, dando início a um novo ciclo.

🥛Como se fabrica o leite em pó?

A Dra. Ana Carolina Sampaio Doria Chaves, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos traz as informações sobre o processo de fabricação do leite em pó. São várias etapas, começando pelo leite cru resfriado, até o resultado final.

O produto passa por uma filtração, padronização ou desnate parcial ou total, clarificação, homogeneização, tratamento térmico e concentração para eliminação de cerca de 50% do teor de água do leite in natura.

Após a retirada parcial da água do leite por evaporação, ocorre a etapa de desidratação. Ne processo, o líquido é transformado em um produto seco. Após a evaporação da água, as partículas do leite em pó caem no fundo da câmara e seguem para etapa de resfriamento e de embalagem.

💿Como sai música de um disco de vinil?

O co-fundador e engenheiro de áudio do Selo Graxasom, Paulo Maganinho, explica que o som é transmitido a partir de um processo de transdução, isto é, transformação de energias, no caso energia mecânica em elétrica. A agulha percorre os grooves, uma espécie de corredor sonoro popularmente chamado de sulcos no Brasil.

Lado a lado, vibra conforme o espectro de frequências da música e traduz eletricamente aquele sinal, que passa por um sistema de amplificação até chegar em outro transdutor: o autofalante, que por sua vez transforma energia elétrica em mecânica provocando variações na atmosfera que conhecemos como som. A partir disso, pessoas dançam, se amam e se divertem.

🚗Quem é / o que é o Duda do Detran?

O DUDA é nada mais nada menos do que a abreviação para Documento Único do Detran de Arrecadação. Ele é o documento para o pagamento de taxas cobradas para a realização de serviços junto ao Detran e é emitido para a quitação de diversas taxas relacionadas à carteira de motorista, e também a licenças relacionadas ao veículo, como vistoria, transferência, inserção de nova categoria, dentre outros (Fonte: Detran-RJ).

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----

Google vai excluir contas inativas nesta sexta; saiba como não perder fotos e documentos

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Contas que forem excluídas perderão todo o seu conteúdo, incluindo e-mails e informações de Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 28 de novembro de 2023 às 07h10m

Post. N. - 4.776

Google vai excluir contas inativas nesta sexta; veja como não perder fotos e documentos — Foto: Unsplash/Divulgação
Google vai excluir contas inativas nesta sexta; veja como não perder fotos e documentos — Foto: Unsplash/Divulgação

O Google informou que, a partir de 1º de dezembro de 2023, vai excluir contas inativas que não foram acessadas por seus titulares num período de dois anos.

As contas do Google que forem excluídas perderão todo o seu conteúdo, incluindo e-mails e arquivos de Google Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos.

A medida vale apenas para contas pessoais e não vai afetar cadastros na plataforma do Google para empresas, escolas ou outras organizações. Segundo a empresa, a exclusão vai começar por contas que foram criadas e nunca mais foram usadas.

Como não perder a conta do Google?

Para não perder a conta do Google por inatividade, é preciso fazer o login e realizar ao menos uma das atividades abaixo:

  • Ler ou enviar um e-mail
  • Usar o Google Drive
  • Assistir um vídeo do YouTube
  • Compartilhar uma foto
  • Fazer o download de um app
  • Usar a Pesquisa Google
  • Usar o recurso "Fazer login com o Google" em um app ou serviço de terceiros

A exclusão também não afetará contas que estiverem configuradas com alguma assinatura, como a de um serviço do Google ou de terceiros, ou que tenham algum vídeo cadastrado no YouTube.

Por que o Google vai excluir contas?

O Google diz que vai excluir contas inativas porque as chances de elas terem a segurança comprometida são maiores. Isso porque esses cadastros podem ter senhas que já apareceram em vazamentos de dados e, em geral, não contam com a proteção da autenticação de dois fatores.

"Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas", diz a empresa.

Como transformar uma foto em arquivo de texto no Android e no iPhone
Como transformar uma foto em arquivo de texto no Android e no iPhone

'Treta do ChatGPT': entenda a troca relâmpago que Sam Altman fez da OpenAI pela Microsoft

'Treta do ChatGPT': entenda a troca relâmpago que Sam Altman fez da OpenAI pela Microsoft
'Treta do ChatGPT': entenda a troca relâmpago que Sam Altman fez da OpenAI pela Microsoft

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----