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sábado, 5 de maio de 2018

Comércio Móvel: WhatsApp e Facebook são dos aplicativos mais usados


António Santos Lourenço, 
2018/05/04, 08:45 
Postado em 05 de maio de 2018 às 23h15m 


O mais recente levantamento sobre o uso de aplicativos e sites no comércio móvel no Brasil aponta o WhatsApp e Facebook pela primeira vez no ranking.
O mais recente levantamento do Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de aplicativos e sites no comércio móvel no Brasil aponta o WhatsApp e Facebook pela primeira vez no ranking dos serviços mais usados para compras online. Entre os aplicativos e sites mobile, o WhatsApp aparece em sexto lugar, citado por 8% desse grupo, e o Facebook Messenger em décimo-primeiro, apontado por 5%. A liderança continua com o Mercado Livre (31%), seguido pela Americanas.com (21%).
Quando perguntados se já encomendaram algum produto ou serviço especificamente através do WhatsApp e/ou do Facebook Messenger, o resultado indica que o uso desses dois aplicativos de mensageria para compras no Brasil é maior do que se imaginava: 57% dos internautas brasileiros com smartphone afirmam que já encomendaram produtos ou serviços através do WhatsApp e 42% já o fizeram pelo Facebook Messenger.
A pesquisa também apurou que 74% dos internautas brasileiros com smartphone já fizeram compras de bens físicos através de apps ou sites móveis, 1% menos que a pesquisa anterior de setembro de 2017. O número de pessoas que afirma fazer compras com mais frequência pelo smartphone do que pelo desktop é um pouco menos, 63%, mas, ainda assim, mostra que o m- Commerce vem superando os seus desafios.
Os produtos e serviços adquiridos por meio do smartphone entre 1.438 consumidores móveis consultados, a liderança está com a compra de roupas, que passou de 42% (em setembro de 2017) para 51% agora em março. Os eletrodomésticos caíram de 50% para 47% no mesmo período. Na terceira posição aparecem as refeições, que subiu de 27% para 37%. Cosméticos e itens de higiene também cresceram: de 29% para 33%. A aquisição de livros se manteve em ambas as pesquisas: 32%.
O grau de satisfação com as compras realizadas pelo smartphone também foi consultada: 38% afirmam estar muito satisfeitos sendo que 54% são os satisfeitos. Os indiferentes somam 15%, e os insatisfeitos e muito insatisfeitos totalizam juntos 2% dos 1.438 consumidores móveis entrevistados.
Quando aos meios de pagamento utilizados, 31% prefere boleto bancário (o mesmo número da pesquisa anterior), mas o número de pessoas que preferem o cartão de crédito subiu de 52% para 59%. As carteiras digitais tiveram uma queda acentuada: de 14% de setembro do ano passado para 8% seis meses depois. Outros meios de pagamento são agora preferidos por 2% dos compradores mobile, contra 3% do levantamento do ano passado.

Abrintel vê economia digital para auxiliar desenvolvimento do Brasil


António Santos Lourenço, 
2018/05/04, 10:15 
Postado em 05 de maio de 2018 às 21h00m 


Durante a III Cúpula Empresarial das Américas, foi colocada em pauta a importância da economia digital para o desenvolvimento econômico da região.
Durante a III Cúpula Empresarial das Américas, realizada este mês na cidade de Lima, no Peru, foi colocada em pauta a importância da economia digital para o desenvolvimento econômico da região e como as políticas públicas devem ser formuladas para que se adaptem a esta nova economia. A Associação Brasileira de Infraestrutra para Telecomunicações (Abrintel) ratifica esse tema como um instrumento indispensável de fomento ao desenvolvimento do Brasil entre os principais países digitais da América do Sul.
No decorrer da Cúpula, o presidente do Peru, Martín Vizcarra, destacou a necessidade de se acabar com a brecha de conectividade nos países da região para aprofundar o processo de globalização, conseguir uma integração adequada e alcançar o desenvolvimento de uma economia digital. Estamos enfrentando uma falta de infraestrutura física e digital. Entidades como a CEPAL reconhecem que seria necessário investir cerca de 6% do PIB regional se quisermos mudar esse cenário, enfatizou o líder peruano.
Em seu discurso, Vizcarra falou da importância das tecnologias da informação e das telecomunicações como elemento essencial para o desenvolvimento econômico e social dos países. Além disso, ele conclamou governos latino-americanos – com o apoio de empresas privadas – a trabalharem para capitalizar o impacto positivo do crescimento da tecnologia. Isso ocorre porque os cidadãos estão cada vez mais imersos em um ecossistema digital que faz parte de suas interações sociais, econômicas e de trabalho.
Essas declarações foram reforçadas pelas estimativas fornecidas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) durante a Cúpula, as quais indicam que o sucesso da adoção do financiamento digital poderia gerar um crescimento de 6% (US $ 3,7 bilhões) no PIB das economias emergentes até 2025.
De acordo com outros estudos preparados pelo BID, um aumento de 10% na entrada de serviços de banda larga na região está associado a um aumento médio de 3,2% no produto interno bruto (PIB) e de 2,6 pontos percentuais na produtividade da região, embora os relatórios da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comissão Europeia mostrem que as TICs fornecem mais de 40% dos aumentos anuais de produtividade na União Europeia (UE).
Entretanto, aumentar a inclusão e o acesso à infraestrutura digital continua sendo um grande desafio para a América Latina. Devem ser concebidos arcabouços jurídicos apropriados que promovam a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, é vital se prover uma regulamentação que apoie o desenvolvimento e a implantação de infraestrutura, visando a densificação da digitalização num ambiente de contínua inovação, que, por sua vez, exigirá, mais e mais, respostas rápidas aos desafios da economia moderna em constante mudança.

American Tower do Brasil lança Centro de Experiência de IoT


António Santos Lourenço, 
2018/05/02, 13:15 
Postado em 05 de maio de 2018 às 20h30m 


A American Tower do Brasil apresenta o IoT Open Labs, o primeiro Centro de Experiência e Desenvolvimento de Internet das Coisas.

A American Tower do Brasil apresenta o IoT Open Labs, o primeiro Centro de Experiência e Desenvolvimento de Internet das Coisas (IoT), em parceria com a Everynet e a BandTec Digital School. O IoT Open Labs faz parte da estratégia da companhia em ampliar a sua atuação como um dos principais players de compartilhamento de infraestrutura no setor de telecomunicações no Brasil, exploram áreas que viabilizarão o crescimento mais rápido das soluções para Internet das Coisas.
A proposta do IoT Open Labs é ser um local onde empresas parceiras, clientes, desenvolvedores e estudantes poderão experimentar, interagir, testar e entender fim a fim as aplicações para Internet das Coisas funcionando em uma rede real. Várias aplicações estarão expostas e disponíveis na área de demonstração (showcase).
Vemos um potencial significativo de crescimento no país e acreditamos que podemos continuar a desempenhar um papel fundamental como parceiros na implementação de infraestrutura de telecomunicações. O Brasil é uma peça chave da estratégia global da ATC e um mercado crucial na América Latina, destaca Flavio Cardoso, Diretor Geral da American Tower no Brasil.
Por meio da parceria com a Everynet e a BandTec Digital School, espera-se que o Centro de Experiência seja um catalisador do ecossistema de aplicações para o desenvolvimento e implantação de aplicações para Internet das Coisas, fazendo uso de espaços dedicados ao desenvolvimento de aplicações, cursos de capacitação e especialização nas tecnologias de rede e aplicações para IoT.
A ATC viabiliza o compartilhamento eficiente de infraestrutura de telecomunicações no país. Com o uso da nova rede LoRa, com tecnologia LPWAN, que fornece cobertura de longo alcance e de baixo custo, que será apresentada durante o IoT Open Labs, nós fomentamos ainda mais o desenvolvimento do ecossistema de IoT no Brasil, afirma Abel Camargo, Diretor Sênior de Estratégia e Novos Negócios da American Tower no Brasil.
A Everynet é o parceiro tecnológico escolhido pela American Tower responsável pelo desenvolvimento dos rádios e servidores LoRa. A BandTec Digital School é o parceiro que fornece a infraestrutura para o IoT Open Labs e o suporte acadêmico no desenvolvimento de soluções de IoT.
A união de infraestrutura, tecnologia e ensino, concedem características ímpares ao projeto que sustentará de forma eficiente o crescimento do ecossistema de Internet das Coisas no Brasil, acrescenta Camargo.

Fibra Óptica e Satélite ampliam oportunidades para Provedores de Internet


António Santos Lourenço, 
2018/05/04, 11:45 
Postado em 05 de maio de 2018 às 17h45m 


A InternetSAT está selecionando ISP e OTR regionais interessados em firmar acordo de parceria para oferta de acesso à Internet por fibra óptica e satélite.
A InternetSAT, operadora e integradora de soluções de Telecomunicações, está selecionando Provedores de Internet (ISPs) e Operadoras de Telecomunicações (OTRs) regionais interessados em firmar acordo de parceria para a oferta conjunta de acesso à Internet combinando entre fibra óptica e satélite. O objetivo é permitir que as empresas de Internet possam complementar o seu portfólio de serviços e atender à demanda local de conectividade em banda larga e alta disponibilidade, além de poder oferecer alternativa de redundância de Internet para clientes empresariais.
Segundo George Bem, CEO da internetSAT, a iniciativa da operadora faz parte da sua estratégia de expansão para todo o território nacional e de proporcionar para os ISPs e OTRs um serviço de elevado valor, agregado contribuindo para que ampliem seus negócios também em áreas onde a fibra óptica pode ser complementada pela tecnologia de banda larga que opera na banda KA (K-above band), utilizada na comunicação em sondas espaciais e na comunicação da Estação Espacial Internacional com a Terra.
Para os provedores que ainda estão em fase de cabeamento óptico, o satélite se apresenta como alternativa viável para que possam atender à demanda imediata de seus clientes empresariais com baixo investimento. Sabemos que o cabeamento demanda fortes investimentos financeiros por parte dos ISPs e ORTs, o que pode provocar atrasos em sua capacidade de expansão em sua região.No caso do acesso via satélite, a instalação é rápida e com todo o apoio de engenheiros e técnicos focados no projeto, comenta o executivo. 
Já temos em negociação com alguns ISPs de várias cidades brasileiras e a nossa expectativa é formar uma ampla rede de parceiros para garantir a alta disponibilidade de acesso para as empresas dos mais diversos campos da economia, destaca.
O acordo com os ISPs e OTRs envolve a oferta de Internet via Satélite com acesso ilimitado sem franquia, com estabilidade, e que pode ser integrada com uma ampla gama de serviços para atender às necessidades de vários setores, tais como as indústrias, agronegócio, varejo, serviços, entretenimento, Oil & Gás, mineração, centros de logística e distribuição, rodovias, rede hoteleira, turismo, eventos, hospitais, canteiros de obras, governos e demais atividades empresariais.