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segunda-feira, 9 de março de 2015

Instagram passa a permitir links em postagens


"Esta é apenas uma das novas ferramentas oferecidas pela rede social, que serão exclusivas para anunciantes. Galeria de imagens em única publicação é mais uma novidade."



** Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 09/03/2015



O Instagram passará a habilitar a função dos links dentro das postagens. A novidade, no entanto, será válida apenas para anunciantes e incluirá também a possibilidade de mostrar um carrossel de imagens em única publicação. 

Para visualizar cada foto, o usuário deslizará a tela para o lado, permanecendo a mesma legenda. No fim de cada galeria haverá um link, para conhecer mais sobre o que foi mostrado.

Dessa maneira, as empresas não precisarão mais lotar os feeds com sequências de fotos. Quem não quiser ver mais basta continuar a rolar a tela para baixo, como já é feito. 

O recurso está sendo introduzido aos poucos nos Estados Unidos e deve chegar em larga escala a partir da segunda quinzena de março.
Instagram, publicidade, anúncio no Instagram

Magnum inaugura pop-up store com vitrine diferenciada


"Sabor feito em parceria com a grife Dolce&Gabbanna inspira decoração de unidade. Até o dia seis de maio, consumidores poderão aproveitar o quiosque no Shopping JK Iguatemi."



** Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 09/03/2015



A Magnum abre, a partir deste mês, um quiosque para venda do seu picolé em parceria com a grife Dolce&Gabbana. A unidade está localizada no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, e ficará aberta até o dia seis de maio. 

Para atrair e impressionar os consumidores, a marca preparou uma vitrine especial utilizando os mesmos elementos escolhidos para ilustrar a embalagem do produto.

A cenografia conta com cactos e um pitoresco carreto, típicos da costa Italiana, além de um enorme sorvete em escultura e ingredientes da receita, formando uma composição lúdica. 

A decoração, em harmonia com o clima siciliano está visível na parte externa do shopping, voltado para a Rua Funchal. Além do novo sabor, baunilha com pedaços de chocolate meio amargo e pistache, o local venderá os demais sabores da linha e água.
Magnum, pop-up store, Shopping JK Iguatemi

Classe C movimentará cerca de R$ 1,35 trilhão em 2015


"Estudo aponta que brasileiros enxergaram melhora de vida, mas não notaram que país acompanhou sensação positiva. Nicho continuará a fazer compras, mas com economia."



** Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 06/03/2015



A Classe C continuará a impulsionar a economia do Brasil em 2015. A previsão para este ano é de que os 114 milhões de brasileiros pertencente a esse nicho movimentem R$ 1,35 trilhão, segundo pesquisa feita pelo Instituto Data Popular. 

No estudo, 53% dos entrevistados afirmaram que a vida melhorou em 2014, graças ao próprio esforço, ao trabalho e à família. A percepção do país, entretanto, não acompanhou a sensação positiva. Enquanto, 53% acreditam que o individual ascenderá, apenas 31% disseram que a situação econômica do Brasil acompanhará esse crescimento.

Para driblar a alta dos preços, essa parcela da população tem adotado várias medidas como forma de reduzir os gastos no supermercado, como trocar produtos por marcas mais baratas e reduzir a quantidade de itens adquiridos. 

Além disso, de 2010 a 2014, mais que dobrou o percentual de pessoas da Classe C que pegaram dinheiro emprestado. Em 2010, eram 9% e, no ano passado, 19%. Apesar de um momento difícil, a análise mostra que 24% da classe média têm a intenção de abrir o próprio negócio em até três anos.

A massa de renda da classe média, representada por 56% da população, cresceu 71% nos últimos 10 anos e, com esse aumento do poder de compra, os brasileiros da Classe C, com renda per capita de R$ 338,01 a R$ 1.184,00, passaram a ter acesso a bens e produtos antes exclusivos da elite. 

O estudo apontou que a renda dos 25% mais pobres foi a que mais cresceu na última década, chegando a um aumento de 42%. Já a renda dos 25% mais ricos subiu 13% no mesmo período analisado.
Classe C, perspectiva 2015, economia brasileira

Crises política e econômica impõem ainda mais desafios ao Marketing


"Editorial Bruno Mello, EditorExecutivo do Mundo do Marketing."



** Postado por Bruno Mello - 09/03/2015






O Brasil chega à metade da segunda década do século XXI enfrentando um grande desafio que definirá o seu futuro. As crises política e econômica estão colocando o país em uma espiral de incertezas e impondo diversas mudanças nas perspectivas das empresas. 

Mercados inteiros que viviam suas épocas de ouro - como o automobilístico e o de constrição - agora lidam com a realidade de vendas em baixa e de demissões.
Há quem diga que estamos colhendo, neste ano de 2015, os erros cometidos nos últimos quatro e que só sairemos no atoleiro em 2018. 

Na verdade, estamos colhendo erros de décadas seguidas de descaso, como a falta de investimento em infraestrutura e a institucionalização da corrupção que, como exemplo máximo, corroeu o valor da maior empresa brasileira e está levando consigo várias outras. Até o aumento do poder aquisitivo de milhões de brasileiros já está sendo colocado em xeque.

O país que decolava ficou desgovernado e agora se encontra no atoleiro, como exemplificaram as capas da The Economist. As faces mais visíveis, como a inflação e a alta do dólar, escancaram a realidade: estamos diante de um cenário de falta de credibilidade e confiança total na econômica e na política. 

E vice-versa. Afinal, não se enxerga como os governantes podem melhorar este quatro. Aliás, sempre se pensa que pode piorar. Especialmente após atitudes como o pronunciamento da presidente neste domingo. 

Enquanto isso, as empresas que não estão demitindo estão pisando no freio em seus investimentos. É, sem dúvida, uma realidade difícil. E, como vocês sabem, uma das primeiras áreas a sofrer é a de Marketing, especialmente os investimentos em comunicação.

A crise política e econômica é uma realidade, mas não podemos esquecer de uma que somos nós os responsáveis: a crise do Marketing. Basta um espirro na economia para a área pegar um grande resfriado, especialmente quando estamos falando de campanhas publicitárias. Os investimentos são cortados na hora.

Já passamos décadas de implementação, de prática e de estudos de Marketing sem que consigamos defender bem a nossa área. Defender no sentido de comprovar os investimentos feitos. Nesta época de crise, fica clara esta realidade. 

A Comunicação ainda vive em épocas passadas, enquanto áreas novas, como Trade Marketing e Digital, conseguem até mais investimentos em situações de crise porque tem em suas bases métodos de comprovar sua eficácia em curto prazo.

Além de não comprovar resultado em vendas proporcional ao investimento, a Comunicação ainda sofre com o tempo. Pois seus resultados só são experimentados após um período de consistência. Dois artigos muito raros dentro da realidade e anseios de muitas companhias.

Especialmente em momento como o que estamos vivendo. É hora de mudar. Já passou da hora, aliás. Já passamos por muitas crises recentes desde a grande crise mundial de 2008 e aprendemos muito pouco. Nossa crise é interna. De política, econômica e de Marketing. Precisamos, com esperança, mudar o jogo para sair do atoleiro.

Leia também: Aplicação da economia comportamental ao Marketing. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

Planejamento Estratégico | Comportamento do Consumidor

Garoto lança aplicativo para criar embalagens personalizadas de Baton


"Ferramenta no Facebook permite a escolha de cor, tema e inserção do nome das crianças, customizando o invólucro para decoração e lembrancinhas de aniversário."



** Por Roberta Moraes, do Mundo do Marketing | 06/03/2015


A Garoto desenvolveu aplicativo para o Facebook que permite a personalização de embalagem de Baton. Com o convite “Deixe Baton com a cara da festa do seu filho”, a ferramenta permite a criação de embalagens customizadas, gerando um arquivo para impressão na dimensão exata do invólucro do produto.

São 13 imagens de fundo, 10 cores, seis opções de moldura e seis opções de fonte para inserção do nome do aniversariante para deixar Baton com a cara da festa.  O aplicativo pode ser acessado na fan page da Garoto no Facebook e, além de impresso, pode ser compartilhado com os amigos.

No ano passado, a marca Baton anunciou uma nova fórmula para o chocolate: na versão Ao Leite, o produto conta agora com 65% a mais de leite e 22% a menos de açúcar; na versão Branco, a adição de leite chega a 115%; enquanto a de açúcar foi reduzida em 22%.
Garoto, Baton, Aplicativo