Total de visualizações de página

sábado, 8 de janeiro de 2022

Ameca, robô humanoide que impressiona pelas expressões, 'conversa' com o público na CES

===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====


Imagem do robô "acordando para a vida" revelada no final do ano passado viralizou e chama a atenção pelo realismo das expressões. Modelo servirá como base de teste para inteligência artificial, e será vendido por cerca de R$ 745.000 cada.
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
Por g1

Postado em 08 de janeiro de 2022 às 11h00m

Post. N. - 4.241

Ameca: veja o robô realista que parece humano
Ameca: veja o robô realista que parece humano

O robô Ameca, que viralizou ao impressionar por sua semelhança com humanos no final do ano passado, teve o seu primeiro contato com o público na CES 2022, a maior feira de tecnologia do planeta.

A máquina humanoide, desenvolvida pela empresa Engineered Arts, mostrou a capacidade de "falar" pela primeira vez. Em vídeo divulgado pela agência France Presse, o robô interage com os visitantes do evento em Las Vegas.

'Acordando para a vida'

Ameca, o robô que impressiona por semelhança com humanos, apareceu na CES 2022, em Las Vegas — Foto: Patrick T. Fallon/AFP
Ameca, o robô que impressiona por semelhança com humanos, apareceu na CES 2022, em Las Vegas — Foto: Patrick T. Fallon/AFP

Em dezembro passado, as primeiras imagens de Ameca vieram à tona, chamando atenção de internautas nas redes sociais.

A imagem do robô "acordando para a vida" viralizou deixando muita gente impressionada, e outros "assustados".

Em seu anúncio no final de 2021, a empresa afirmou que "Ameca é o robô em forma humana mais avançado do mundo". Seus criadores dizem que ele pode servir de plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias robóticas.

"A razão para fazer um robô que se pareça com uma pessoa é para interagir com as pessoas", disse Will Jackson, CEO da Engineered Arts, em entrevista à Reuters, na época. "É por isso que construímos esses robôs expressivos".

Apesar da alta tecnologia, o robô ainda não possui a habilidade de andar. Segundo a empresa, caminhar é uma tarefa difícil, mas está nos planos de desenvolvimento.

O que se sabe sobre o Ameca:

  • Projeto levou 15 anos de trabalho.
  • Seu preço será de cerca de 100 mil libras, equivalente a R$ 745.000.
  • Robô pode ser utilizado para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e machine learning.
  • Hardware e software que permitem atualização constante.
  • Divisão em módulos. Segunda a empresa, é possível ter apenas "uma mão" o "braço" do modelo, não há necessidade de ter o robô completo para funcionar.
  • Conexão em nuvem: todos os dados do robô ficam disponíveis remotamente.
  • Movimentos suaves e realistas que buscam estabelecer um "relacionamento instantâneo com pessoas", segundo a fabricante.
Movimentos são bem realistas; assista:
Veja expressões do robô Ameca, da Engineered ArtsVeja expressões do robô Ameca, da Engineered Arts

Ameca estará disponível para aluguel, na participação de eventos, e também para a venda.

"O custo é realmente variável de acordo com as capacidades de cada unidade, mas fica acima de 100 mil [libras] no Reino Unido, e será realmente sobre o que você precisa que seu robô faça", afirmou Jackson.

Ameca, da Engineered Arts, interage com o público na CES 2022, em Las Vegas, nesta quarta-feira (5) — Foto: Patrick T. Fallon/AFP
Ameca, da Engineered Arts, interage com o público na CES 2022, em Las Vegas, nesta quarta-feira (5) — Foto: Patrick T. Fallon/AFP

Internautas 'assustados'

Quando o vídeo do Ameca começou a circular pelas redes, logo vieram comentários sobre o extremo realismo do robô. Marques Brownlee, um famoso influencer de tecnologia, foi um dos "assustados".

Ameca abrindo os olhos — Foto: Engineered Arts

"Calma pessoal, parem de enlouquecer, é só um monte de atuadores e motores com borracha esticada sobre eles para simular o movimento facial. Está tudo pré-programado. É apenas para pesquisa", disse. Depois completou com: "Internamente: não, não, não, não, não, não".

Empresa faz robôs de entretenimento

A Engineered Arts trabalho no desenvolvimento de robôs humanoides no Reino Unido. Suas máquinas são utilizadas em centros de ciência, parques temáticos e empresas. Mais de 100 de seus robôs estão em atividade pelo mundo, mas o Ameca é o mais avançado deles.

Elon Musk também prometeu robô; conheça

Tesla Bot: como funciona o robô humanoide de Elon MuskTesla Bot: como funciona o robô humanoide de Elon Musk

------++-====-----------------------------------------------------------------------=================--------------------------------------------------------------------------------====-++-----