Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Instituto NET Claro Embratel anuncia os vencedores do Campus Mobile


António Santos Lourenço, 
2018/05/02, 10:15 
Postado em 02 de maio de 2018 às 22h00m 


O Instituto NET Claro Embratel anuncia os vencedores da 6º edição do Campus Mobile, programa para a formação de jovens talentos universitários.

O Instituto NET Claro Embratel anuncia os vencedores da 6º edição do Campus Mobile, programa que tem o objetivo de identificar, estimular e contribuir para a formação de jovens talentos universitários para atuação de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel.
O programa avaliou projetos inscritos de todo o País nas categorias Educação, Facilidades e Jogos. Dentre os 575 inscritos, 52 foram escolhidos, e apenas três foram para a fase de finalização de protótipos.
O grupo vitorioso composto pelos jovens Daniela Marques de Morais, Rafael Bueno Lamarques Alves e Rafael Eiki Matheus Imamura concorreram pela categoria Educação com o projeto Vivros, uma plataforma para a criação de livros com técnicas interativas em papel, que inclui um aplicativo que permite o uso de mídias, câmera e sensores de celular para enriquecer a experiência da leitura.
Na categoria Facilidades, o projeto Raks, desenvolvido por Fabiane Kuhn, Guilherme de Oliveira Ramos e Vinicius Muller Silveira foi o grande vencedor. O Raks é um app que mantém um sistema para o acompanhamento da umidade do solo em lavouras e permite o controle do sistema de irrigação.
Na modalidade Jogos, os alunos Matheus Fetzner Viana, Matheus Mello Vaccaro e Rafael Grohmann Cadaval produziram o Juke Fiesta, game eletrônico com o desafio do desvio de obstáculos com temática mexicana, trazendo mecânicas de dodge e parry, além de diversos personagens.
Agora, os vencedores concluem o projeto com uma viagem de imersão para o Vale do Silício, em São Francisco (CA), nos Estados Unidos, com visita à Universidade de Stanford, em setembro de 2018.
É com grande alegria que encerramos mais uma edição do Campus Mobile. Estamos orgulhosos com o crescimento do projeto e com o comprometimento dos participantes nessa 6° edição, comemora Daniely Gomeiro, Vice-Presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel e responsável pela área de responsabilidade corporativa da Claro Brasil.
Os vencedores foram escolhidos por representantes do Laboratório de Sistemas Integráveis  da USP, representantes do Instituto NET Claro Embratel, colaboradores das áreas de Inovação e Presença Digital da Claro Brasil, além de grandes nomes de empresas e movimentos parceiros do Campus Mobile como a Logicalis, Pipe Social, Accenture, Movimento WEB para Todos, Núcleo de Empreendedorismo da USP e QEdu.

Abrintel vê economia digital para auxiliar desenvolvimento do Brasil


António Santos Lourenço, 
2018/05/02, 08:45 
Postado em 02 de maio de 2018 às 21h00m 


Durante a III Cúpula Empresarial das Américas, realizada este mês na cidade de Lima, no Peru, foi colocada em pauta a importância da economia digital para o desenvolvimento econômico da região e como as políticas públicas devem ser formuladas para que se adaptem a esta nova economia. A Associação Brasileira de Infraestrutra para Telecomunicações (Abrintel)

Durante a III Cúpula Empresarial das Américas, realizada este mês na cidade de Lima, no Peru, foi colocada em pauta a importância da economia digital para o desenvolvimento econômico da região e como as políticas públicas devem ser formuladas para que se adaptem a esta nova economia. A Associação Brasileira de Infraestrutra para Telecomunicações (Abrintel) ratifica esse tema como um instrumento indispensável de fomento ao desenvolvimento do Brasil entre os principais países digitais da América do Sul.
No decorrer da Cúpula, o presidente do Peru, Martín Vizcarra, destacou a necessidade de se acabar com a brecha de conectividade nos países da região para aprofundar o processo de globalização, conseguir uma integração adequada e alcançar o desenvolvimento de uma economia digital. Estamos enfrentando uma falta de infraestrutura física e digital. Entidades como a CEPAL reconhecem que seria necessário investir cerca de 6% do PIB regional se quisermos mudar esse cenário, enfatizou o líder peruano.
Em seu discurso, Vizcarra falou da importância das tecnologias da informação e das telecomunicações como elemento essencial para o desenvolvimento econômico e social dos países. Além disso, ele conclamou governos latino-americanos – com o apoio de empresas privadas – a trabalharem para capitalizar o impacto positivo do crescimento da tecnologia. Isso ocorre porque os cidadãos estão cada vez mais imersos em um ecossistema digital que faz parte de suas interações sociais, econômicas e de trabalho.
Essas declarações foram reforçadas pelas estimativas fornecidas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) durante a Cúpula, as quais indicam que o sucesso da adoção do financiamento digital poderia gerar um crescimento de 6% (US $ 3,7 bilhões) no PIB das economias emergentes até 2025.
De acordo com outros estudos preparados pelo BID, um aumento de 10% na entrada de serviços de banda larga na região está associado a um aumento médio de 3,2% no produto interno bruto (PIB) e de 2,6 pontos percentuais na produtividade da região, embora os relatórios da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comissão Europeia mostrem que as TICs fornecem mais de 40% dos aumentos anuais de produtividade na União Europeia (UE).
Recentemente, a Abrintel produziu um estudo São Paulo: É possível ser a capital digital da América Latina?. O levantamento mostra as deficiências da cidade e seu potencial para se tornar referência entre as metrópoles do continente em relação a serviços de dados e telefonia, capazes de suportar a crescente digitalização das atividades econômicas. 
Estudos atualizados mostram que, nos últimos anos, mais de R$ 10 bilhões foram investidos em infraestrutura passiva (torres) no Brasil, o que não foi suficiente para melhorar o sinal da telefonia paulistana. Ainda de acordo com o estudo, o município precisaria triplicar o número de torres para a melhoria do sinal e que, até 2020, há um potencial represado de investimento próximo dos R$ 4 bilhões.