Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de março de 2016

Internet no móvel chegará a 2 bilhões de pessoas em 2016

--------------------------------______  _____________-------------------------------
Ana Rita Guerra, 
2015/12/18, 16:50
Postado em 04 de março de 2016 às 09h45m



005-650x250
A internet ainda não chega a metade da população mundial, mas as coisas estão a melhorar. Em 2016, haverá 3,2 bilhões de pessoas com acesso à rede, ou 44% do total. Destas, 2 bilhões vão fazê-lo através de um dispositivo móvel – smartphone ou tablet.

De acordo com um novo relatório da IDC, o crescimento está a ser particularmente rápido na China, Índia e Indonésia, os três países que serão responsáveis por quase metade do crescimento no acesso à internet durante os próximos cinco anos. A previsão da consultora mostra, no entanto, que este crescimento não é um salto.

“O número total de utilizadores de internet no móvel deverá crescer ao ritmo de 2% por ano até 2020, a não ser que sejam introduzidas formas muito inovadoras de acesso”, escreve a IDC. 

“Os esforços da Google, SpaceX e Facebook, entre outros, para dar acesso à Internet aos 4 bilhões de pessoas que ainda não têm, através de aviões em altitude, balões e satélites estão em desenvolvimento. No entanto, o sucesso destas iniciativas e a sua operacionalidade em larga escala mantém-se incerto.”

Neste momento, a combinação de aparelhos low-cost e serviços wireless baratos são os principais impulsionadores do acesso às populações que até aqui não tinham como pagar um pacote de internet.

O relatório tem outro dado interessante: nos próximos cinco anos, o número de pessoas que vão aceder exclusivamente com dispositivos móveis vai disparar 25% por ano, ao mesmo tempo que aumenta o tempo que as pessoas passam ligadas. 

“Esta mudança na forma como acedemos à internet está a gerar um crescimento explosivo no comércio e publicidade móveis”, sublinha Scott Strawn, diretor de programa do serviço estratégico da IDC.

A consultora preparou ainda uma infografia ilustrando o que os consumidores mais fazem online em todas as partes do mundo e quem lidera no quê. A Europa Ocidental representa, por exemplo, 12% do total mundial de utilizadores que fazem compras online.
Outros dados desta infografia podem ser visualizados aqui.

O fim do crescimento a dois dígitos: smartphones entram na maturidade

--------------------------------______  _____________-------------------------------
Ana Rita Guerra, 
2016/03/04, 07:15
Postado em 04 de março de 2016 às 09h30m



iphone-6-s-683x250
Este será o primeiro ano em que a venda de smartphones vai crescer apenas a um dígito, projeta a IDC num novo relatório sobre o mercado mundial. A culpa é do abrandamento na China.

Segundo a consultora, 2015 terá sido o último ano em que o mercado de smartphones registrou crescimentos significativos, acima dos 10%. Para 2016, a previsão é de uma subida modesta de 5,7% para 1,5 mil milhões de unidades. Este avanço de apenas um dígito vai manter-se até 2020.

O problema é que a China juntou-se aos outros mercados maduros, Estados Unidos e Europa, com crescimentos modestos, enquanto a Índia, Indonésia, Médio Oriente e África continuam em alta. 

“O abrandamento do mercado maduro tem graves consequências para a Apple, tal como para os modelos Android topo de gama, visto que estes foram os mercados que absorveram a maioria dos dispositivos premium nos últimos cinco anos”, frisa o diretor de programa do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC, Ryan Reith

O analista refere que o novo programa da Apple para trocas do iPhone, que permite ao usuário ir buscar a última versão todos os anos, tem como propósito dinamizar mercados com elevados níveis de penetração do celular.

Por outro lado, a IDC espera que a tendência das telas de grandes dimensões continue, com os ‘phablets’ a representarem agora 20% das vendas.

iOS estagnado

A plataforma da Apple não deverá crescer este ano. A IDC projeta que as subidas das vendas de iPhones só deverão acontecer em 2017, à medida também que a Apple alargar o programa de upgrades a outros mercados. A consultora nota que 2015 foi um ano “tremendo” para a marca, com um novo recorde de 231,5 milhões de iPhones vendidos, mais 20,2% que em 2014.

Android cresce

As vendas totais deverão atingir os 1,25 mil milhões de unidades este ano, com uma quota de mercado de 82,6%. Será uma subida de 7,6% em relação a 2015. 

A IDC indica que as grandes oportunidades em termos de volume estão no segmento low-cost, e que no ano passado apenas 14% das vendas ficaram acima dos 400 dólares. Este é um aspeto preocupante para os fabricantes, já que as margens de lucro são muito baixas e há cada vez mais marcas locais.

Windows Phone

As vendas de smartphones Windows caíram 18% em 2015, para 11,1 milhões de unidades, com 95% desse volume a vir dos aparelhos Nokia (cuja marca já foi descontinuada). A projeção para este ano é de 1,6% de quota de mercado e 23,8 milhões de unidades vendidas. Os dados da IDC podem ser consultados aqui.