Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

'Inteligência artificial' é a palavra do ano do dicionário Collins

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Programas de computador que executam tarefas complexas em segundos ganhou destaque em 2023. 'Desinfluenciando' e 'ultraprocessados' foram outras palavras muito usadas.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 01 de novembro de 2023 às 12g40m

Post. N. - 4.754

Bard, ingeligência artificial do Google. — Foto: Divulgação
Bard, ingeligência artificial do Google. — Foto: Divulgação

O dicionário inglês Collins elegeu "IA - inteligência artificial" como a palavra do ano de 2023. De acordo com a publicação, as IA têm se desenvolvido rapidamente e foram assunto de muitas conversas ao longo dos últimos meses.

O Collins descreve o termo como "o modelo de funções mentais humanas realizado por programas de computador", em tradução livre.

🤖 Entre os robôs mais famosos estão o ChatGPT e o Bard, que conseguem realizar um sem-número de tarefas em poucos segundos e, às vezes, tão bem ou melhor do que um humano, como resolver problemas de matemática e escrever códigos de programação.

A escolha da palavra do ano foi feita por votação, a partir de uma lista de novos termos, pela equipe responsável pelo dicionário. O resultado foi divulgado na terça-feira (31).


No vídeo abaixo, confira os avanço da inteligência artificial.
Inteligência Artificial: entenda o que está por vir com as novas interações com as máquinasInteligência Artificial: entenda o que está por vir com as novas interações com as máquinas

Além do vocábulo, outros termos como "desinfluenciando", "ultraprocessados" e "semaglutida" também foram destacados pelo Collins.

Abaixo, veja o significado atribuído para estas e outras palavras amplamente utilizadas em 2023, segundo o dicionário.

  1. Inteligência artificial: Modelo de funções mentais humanas realizado por programas de computador.
  2. Bazball: Um estilo de teste de críquete em que o batedor joga de maneira altamente agressiva.
  3. Desinfluenciando: O uso de redes sociais para alertar seguidores para evitar certos produtos e escolhas de estilo de vida.
  4. Nepo baby ("bebê do nepotismo"): Uma pessoa, especialmente na indústria do entretenimento, que teria sido beneficiada por ter pais famosos.
  5. Ultraprocessados: Alimentos preparados usando métodos industriais complexos e muitos ingredientes, que geralmente possuem pouco ou nenhum valor nutricional.
  6. Evento canônico: Um evento que é essencial para a formação do caráter ou identidade de uma pessoa.
  7. Desbancarização: O processo de bloquear o acesso de um cliente a suas contas e operações bancárias.
  8. Gananciaflação: O uso da inflação como uma desculpa para aumentar os preços para níveis artificialmente maiores para aumentar o lucro corporativo.
  9. Semaglutida: medicamento utilizado para reduzir o apetite e controlar o nível elevado de açúcar no sangue.
  10. Ulez (acrônimo para "zona de emissão ultrabaixa" em inglês): zona em que somente veículos de baixa emissão de poluição são permitidos sem a cobrança de taxa.
ChatGPT: como usar o robô no dia a dia

ChatGPT: como usar o robô no dia a diaChatGPT: como usar o robô no dia a dia

Bard, o 'ChatGPT do Google', é lançado no Brasil

Bard, o 'ChatGPT do Google', é lançado no BrasilBard, o 'ChatGPT do Google', é lançado no Brasil

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----