Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Twitter: como controlar a privacidade da sua conta

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Na última coluna da série sobre privacidade em redes sociais, Blog ensina a fazer ajustes no Twitter.
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---
 Por Ronaldo Prass  

 Postado em 31 de julho de 2019 às 15h00m  

GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
O Twitter é uma das redes sociais mais populares na internet, uma poderosa ferramenta de compartilhamento de pequenas publicações sobre qualquer assunto, amplamente usado por autoridades, personalidades e veículos de comunicação.
Criado há 13 anos, ele serve como referência sobre a repercussão dos assuntos mais falados na internet com uma lista das tendências do momento. Mas e a privacidade do perfil e das suas publicações?

Na última parte da série sobre privacidade nas redes sociais será apresentado um guia com dicas para proteger a privacidade no Twitter, confira.
Em última parte da série sobre controle de privacidade nas redes sociais, blog fala sobre Twitter — Foto: REUTERS/Kacper Pempel 
Em última parte da série sobre controle de privacidade nas redes sociais, blog fala sobre Twitter — Foto: REUTERS/Kacper Pempel
  1. Proteger seus tuítes
  2. Informações de localização
  3. Marcação de fotos
  4. Mensagens Diretas
  5. Visibilidade de contatos
  6. Como apagar publicações antigas
Para acessar as configurações do Twitter basta clicar no ícone de engrenagem. — Foto: Reprodução 
Para acessar as configurações do Twitter basta clicar no ícone de engrenagem. — Foto: Reprodução

1. Proteger seus tuítes
Por padrão, todos os tuítes são públicos, o que significa que qualquer pessoa na rede social pode interagir com eles. No entanto, é possível limitar o acesso direto às publicações, através do filtro de privacidade.
Para acessar as configurações, siga os passos indicados abaixo:
  • Abra a sua conta no Twitter e clique no ícone em formato de engrenagem ou clique neste link; marque a caixa de seleção "Proteger seus tuítes".
  • Após essa alteração, você receberá uma solicitação sempre que uma nova pessoa quiser seguir o seu perfil.
  • Os seguidores anteriores a essa modificação na privacidade ainda poderão ver e interagir com seus tuítes protegidos. Para evitar isso, será necessário bloqueá-los.
Qual é a diferença entre tuítes públicos e protegidos?
Tuítes públicos: são visíveis para todos, independentemente de eles terem ou não uma conta do Twitter.

Tuítes protegidos: visíveis somente para seus seguidores no Twitter. Lembre-se de que seus seguidores ainda poderão capturar imagens dos seus tuítes e compartilhá-las.

2. Informações de localização
Esse item é opcional e vem desativado por padrão. A menos que realmente seja realmente necessário compartilhar a localização de onde o tuíte foi publicado, o ideal é mantê-lo desativado.

Caso queira habilitar essa opção, acesse a página de configurações clique em "Informações de localização" e marque a caixa de seleção "informações de localização a meus tuítes".

3. Marcação de fotos
Desde que o Twitter incluiu a possibilidade de compartilhar imagens, também foi permitido marcar perfis.

Essa opção é semelhante a uma marcação de publicação no Facebook, e pode ser limitada:
  • Acesse as configurações;
  • Clique em "Marcação de fotos";
  • Selecione uma das opções: "Qualquer pessoa pode marcar você" (somente as pessoas que você segue podem marcá-lo) ou "Desligado".

4. Mensagens Diretas

A troca de mensagens internamente é uma maneira de manter contato com os seguidores e o Twitter permite restringir quem poderá se comunicar por meio desse canal.

Para desabilitar essa opção, acesse "Mensagens Diretas" nas configurações e desmarque a caixa de seleção "Receber mensagens de qualquer pessoa".

5. Visibilidade de contatos
A sua conta possui dois tipos de informação pessoal que podem ser usados na autenticação de login: o número do celular ou o e-mail. Essas informações de cadastro também podem permanecer visíveis, como meio de ser encontrado por possíveis seguidores.

Para limitar o acesso à essas informações, localize na página de configurações a opção "Visibilidade e contatos" e desmarque as seguintes caixas de seleção:
  • Permitir que outras pessoas encontrem você pelo endereço de e-mail
  • Permitir que outras pessoas encontrem você pelo celular
6. Como apagar publicações antigas
Às vezes expressamos ideias que, depois de algum tempo, deixam de fazer sentido — ou mesmo nos arrependemos de publicações antigas.
Apagar manualmente cada um dos posts no Twitter é uma tarefa árdua, principalmente para os "tuiteiros" de plantão que têm milhares de publicações.

O blog já apresentou em detalhes como apagar publicações em massa no Twitter.
Selo Ronaldo Prass — Foto: Ilustração: G1 
Selo Ronaldo Prass — Foto: Ilustração: G1