"Publicações que geram identificação com o internauta têm quatro vezes mais chances de serem replicadas. Pesquisa da E-Consulting ouviu 3,7 mil pessoas."
*.#||#.* Por Luisa Medeiros | 17/10/2013
As publicações na internet relacionadas ao prazer e à fuga da dor têm mais chances de se tornarem virais, de acordo com a pesquisa “O Poder do efeito viral” da E-Consulting que ouviu 3,7 mil internautas no Brasil.
O levantamento apontou também que posts negativos como reclamações de assistências técnicas apesar de não terem respaldo contratual servem para expressar o descontentamento com o produto ou serviço.
Sendo assim, estas publicações crescem em compartilhamentos e visualizações porque outros internautas se identificam com as mesmas queixas. Quando isso acontece, as chances de reprodução são quatro vezes maiores.
A associação a figuras públicas é outro fator que atrai a audiência para publicações na internet, seguida por temas relacionados a sexo, piadas e tendências.
Os conteúdos sobre formas de encontrar emprego, novos remédios e dicas para evitar pedágios e impostos também estão entre os mais replicados.
O estudo levou em conta os impactos causados pelos virais: a cada post realizado, 13% da rede de contatos do emissor se mobiliza, enquanto 87% não se sentem impactados pela publicação.
Em paralelo, a cada contato diretamente atingido outros cinco que não pertencem à rede do emissor também são expostos a mensagem.
O levantamento apontou também que posts negativos como reclamações de assistências técnicas apesar de não terem respaldo contratual servem para expressar o descontentamento com o produto ou serviço.
Sendo assim, estas publicações crescem em compartilhamentos e visualizações porque outros internautas se identificam com as mesmas queixas. Quando isso acontece, as chances de reprodução são quatro vezes maiores.
A associação a figuras públicas é outro fator que atrai a audiência para publicações na internet, seguida por temas relacionados a sexo, piadas e tendências.
Os conteúdos sobre formas de encontrar emprego, novos remédios e dicas para evitar pedágios e impostos também estão entre os mais replicados.
O estudo levou em conta os impactos causados pelos virais: a cada post realizado, 13% da rede de contatos do emissor se mobiliza, enquanto 87% não se sentem impactados pela publicação.
Em paralelo, a cada contato diretamente atingido outros cinco que não pertencem à rede do emissor também são expostos a mensagem.