Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de março de 2017

Você lembra como eram os computadores nos anos 90? Descubra


por
Para o TechTudo

25/02/2017 06h00 - Atualizado em 25/02/2017 06h00
Postado em 02 de março de 2017 às 23 45m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
A década de 1990 foi decisiva para a consolidação e a popularização dos computadores como itens de consumo doméstico, acessíveis às pessoas comuns como instrumentos de trabalho e de lazer.

Nostalgia: brinquedos tech dos anos 80 e 90 que estão de volta
Mas as coisas eram muito diferentes há 25 anos: os PCs eram mais simples, tinham menor capacidade de processamento e a própria maneira pela qual os utilizávamos era diferente: a Internet não era tão comum, pendrives não existiam e tudo ia parar nos disquetes e os monitores eram grandões e de baixa resolução.

Monitores
Monitores de tubo dominaram os anos 1990 com baixa resolução e alto consumo de energia (Foto: Divulgação/Samsung)
Monitores de tubo dominaram os anos 1990 com baixa 
resolução e alto consumo de energia 
(Foto: Divulgação/Samsung)

Nos anos 1990 telas LCD e LED eram ideias muito distantes da realidade dos consumidores. Os computadores da década usavam monitores com tubos de raios catódicos, os famosos CRT, e que usavam tecnologia de mais de 50 anos de idade, similar aos televisores do mesmo período. 

A resolução, em virtude das limitações dos CRT, estava longe de ser espetacular: um bom monitor do fim da década teria 800 x 600 pixels. Para comparação, monitores atuais podem ter 4K (3840 x 2160 pixels).

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular.

Outras limitações dos antigos CRT estavam também na capacidade de exibir cor, níveis de contraste, brilho e até no consumo de energia.

Mouses
Mouses usavam uma bolinha e dois sensores óticos para registrar movimento. Sistema não era ágil e preciso e era propenso a falhas com o tempo (Foto: Reprodução/Wikipedia)
Mouses usavam uma bolinha e dois sensores óticos para 
registrar movimento. Sistema não era ágil e preciso e era 
propenso a falhas com o tempo (Foto: Divulgação/Elgin)

Hoje, mesmo os mouses mais simples usam sensores óticos, que emitem um feixe de luz e usam a leitura do movimento dessa luz sobre uma superfície para mapear o movimento de um cursor na tela. A tecnologia é barata e eficiente: sem partes móveis, mouses podem ter vida útil praticamente indefinida.

Mas, nos anos 1990, os mouses costumavam ser acompanhados de uma bolinha. Era o movimento dela, lida por dois sensores óticos em dois eixos que traduziam a posição do cursor na tela. 

Essa solução tinha uma série de problemas: eventualmente, a bolinha coletava poeira e sujeira, que acabava emperrando os sensores, obrigando limpezas regulares do conjunto. Além disso, o plástico sujeito a estresse constante do movimento podia sofrer desgaste e quebrar depois de um tempo.

Gabinetes torre, desktop, drives de disquete
Disquetes eram os "pendrives" da década: extremamente frágeis, só aceitavam 1,44 MB de dados - muito menos do que um único arquivo MP3  (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Disquetes eram os "pendrives" da década: extremamente 
frágeis, só aceitavam 1,44 MB de dados - muito menos do 
que um único arquivo MP3 (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Disquetes são uma recordação curiosa. Em geral, eles guardavam apenas 1,44 MB de informação, algo insuficiente para um único arquivo MP3, e eram espetacularmente frágeis: uma batida de leve poderia torna-los inúteis, já que a mídia que guardava os modestos 1,44 MB de dados era do tipo magnética, sujeita a interferências de todos os tipos.

Nos anos 1990, gabinetes não eram tão variados como são hoje em dia. Existiam os computadores em torre e os desktops, associados com aqueles usados na horizontal, em geral abaixo do monitor. Nos mais antigos, construídos para funcionar com processadores 486, existia visores LCD que informavam a velocidade do processador, de modestos 66 MHz, além do mítico botão Turbo.

Ninguém tinha notebook
Desengonçados e caros, os notebooks eram uma raridade na vida dos consumidores (Foto: Divulgação/Ebay)
Desengonçados e caros, os notebooks eram uma raridade 
na vida dos consumidores (Foto: Divulgação/Compaq)

Assim como celulares nos anos 1990, notebooks eram caros, grandes, pesados e desajeitados a ponto de serem usados apenas por quem realmente precisava de um computador de uso remoto.

Bem distante dos computadores esbeltos e fáceis de usar de hoje, eles tinham uma série de limitações: baixíssima autonomia de bateria e monitores de baixa qualidade e resolução.

Quais eram os computadores poderosos para a época?
O Pentium MMX foi um processador revolucionário, que apareceu em 1995 (Foto: Reprodução/Wikimedia)
O Pentium MMX foi um processador revolucionário, 
que apareceu em 1995 (Foto: Divulgação/Intel)

Dez anos é muito tempo em termos de hardware, então os PCs poderosos de 1990 eram bem inferiores aos de 1999. Entretanto, é possível recordar a década a partir de uma série de componentes e avanços que marcaram o período.

Em 1993, por exemplo, apareceu o primeiro Pentium. Em 1995, a Intel lançaria o Pentium MMX, um avanço equivalente aos processadores de diversos núcleos, que seriam introduzidos pela AMD só em 2004. Outro salto relevante foi o surgimento das primeiras placas de vídeo aceleradoras no fim da década, com as Voodoos da 3Dfx marcando o período.
As Voodoo eram as placas de vídeo mais cobiçadas (Foto: Divulgação/3Dfx)
As Voodoo eram as placas de vídeo mais cobiçadas 
(Foto: Divulgação/3Dfx)

Outros elementos de hardware do período são curiosos: uma boa quantidade de memória RAM para um PC de 1998 ficava na casa de modestos 64 MB. Hoje, mesmo notebooks de entrada são vendidos com 4 GB. Mesmo tipo de salto pode ser visto nos discos rígidos: hoje é possível encontrar unidades de 2 TB com facilidade enquanto que, para a época, um HD de 512 MB era um sonho de consumo para muita gente.

Sistemas operacionais
Windows 95 foi o primeiro sistema operacional de muitos brasileiros e ajudou a criar uma série de marcas registradas da Microsoft, como o botão Iniciar (Foto: Divulgação/Microsoft)
Windows 95 foi o primeiro sistema operacional de 
muitos brasileiros e ajudou a criar uma série de marcas 
registradas da Microsoft, como o botão Iniciar 
(Foto: Divulgação/Microsoft)

Os anos 1990 foram de grande domínio da Microsoft. Especialmente no Brasil, outros sistemas e soluções não tiveram muito espaço: Linux ainda engatinhava no mundo todo, a Apple passava por anos de grande dificuldade financeira e técnica e o Google ainda não existia (começaria suas operações em 1999).
Por conta disso, dois lançamentos da Microsoft foram marcantes para o período: o Windows 95, que seria para muita gente a porta de entrada para o mundo da informática e que introduziu uma série de elementos utilizados pela Microsoft, como o famoso botão Iniciar. Hoje, você pode até rodar o Windows 95 inteiro de dentro do seu navegador, sem precisar instalar nada ou resgatar um PC de 25 anos de idade.

Outro sistema operacional marcante foi o Windows 98, muito criticado pela instabilidade, mas que seria um sucessor direto do 95 com uma série de novidades que procuravam fazer do sistema algo parecido a navegar pela Internet.

Existe diferença entre Raspberry Pi fabricado na Inglaterra e na China?


Filipe Garrett
por
Para o TechTudo
27/02/2017 06h00 - Atualizado em 27/02/2017 06h00
Postado em 02 de março de 2017 às 23h10m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
O Raspberry Pi 3 tem sido alvo de uma lenda urbana que diz que a versão da placa fabricada na Inglaterra é superior àquela montada na China. Parecem dar sustentação ao boato de que a versão inglesa é mais cara do que a chinesa e uma série de relatos de difícil comprovação de que a placa européia roda melhor do que aquela produzida em solo chinês.

Google pode desenvolver ferramentas smart para Raspberry Pi em 2017
A seguir, você vai entender porque o boato não tem muita sustentação. Confira nossa análise e fique tranquilo na hora de comprar o Raspberry Pi, seja ele inglês ou chinês.

Existe diferença nas placas?
Raspberrys fabricados na China e Inglaterra não possuem diferenças no hardware  (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Raspberrys fabricados na China e Inglaterra não possuem 
diferenças no hardware (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

A única diferença realmente perceptível está na caixa e nos manuais que seguem em seu interior. Neles constará a informação referente à fabricação no Reino Unido, ou na China.

Mas em relação ao Raspberry Pi em si, não há diferenças: o processador, chip gráfico, demais componentes e módulo de memória RAM são rigorosamente os mesmos para placas fabricadas na China e na Inglaterra.

Origem dos componentes
Para entender melhor, basta considerar que itens como processadores e controladores de diversos tipos, como os que são usados no Raspberry Pi, são produzidos em poucas fábricas do mundo. No caso do processador e GPU da placa, eles são fabricados por diversas indústrias, em sua maioria localizadas na China, como GlobalFoundries (com fabricas na Alemanha e em Cingapura) e TSMC (em Taiwan).
Processador do Raspberry Pi é desenhado pela Broadcom, mas fabricado por companhias localizadas na Ásia, como GlobalFoundries e TSMC  (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Processador do Raspberry Pi é desenhado pela Broadcom, 
mas fabricado por companhias localizadas na Ásia, como 
GlobalFoundries e TSMC (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Basicamente, a origem da CPU de qualquer Raspberry Pi, seja ele inglês ou chinês, pode ser traçada até alguma fabrica na Ásia. E o mesmo vale para uma série de componentes presentes na placa. 

Quando alguém fala sobre um Raspberry Pi inglês ou chinês, está se referindo ao país em que a placa foi montada, não onde todos os seus componentes e peças foram fabricados. Não existe, por exemplo, Raspberry Pi com processador fabricado no Reino Unido.
A noção de que Raspberrys seriam diferentes conforme a origem é análoga a dizer que o PlayStation 4 fabricado no Brasil é melhor, ou pior, do que aquele fabricado na China – os únicos países do mundo em que a Sony fabrica o console. Em ambos os casos, os componentes, como o processador da AMD e as memórias GDDR5, têm origem em no mesmo complexo industrial asiático de onde saem os processadores do Raspberry.

De onde vem a lenda?
A origem pode ser traçada a relatos antigos (anteriores ao Raspberry Pi 3) de pessoas que supostamente teriam em mãos as versões inglesa e chinesa de um Raspberry e encontraram diferenças de performance entre elas.

Outro argumento recorrente, ainda que mais subjetivo, são os preços: ao importar um Raspberry da Inglaterra, a tendência é um valor mais alto em virtude do câmbio desfavorável em relação à libra esterlina e ao euro. Além disso, em geral, serviços de frete da Inglaterra ao Brasil são sensivelmente mais caros do que aqueles da China.

No Brasil, vendedores acabam explorando essa noção de que mais caro é melhor e de que a origem inglesa da placa lhe confere um padrão de qualidade superior.

Diferenças de performance e qualidade
Ideia de que o Raspberry Pi inglês é melhor é só conversa de vendedor: fique esperto (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Ideia de que o Raspberry Pi inglês é melhor é só conversa 
de vendedor: fique esperto (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

É possível que uma placa comprada na China tenha desempenho inferior à uma comprada na Inglaterra. E vice-versa: o processo de fabricação de eletrônicos e semicondutores, especialmente de baixo custo como é o caso do Raspberry Pi e seu processador, está sujeito a variações de qualidade.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular.

Entretanto, isso está diretamente relacionado ao meio pelo qual componentes, como processador e memória, são fabricados, muito antes de irem parar em uma placa, quer seja na Inglaterra ou na China.