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terça-feira, 8 de setembro de 2015

Fabebook supera o Google na geração de tráfego para sites de notícias

"Levantamento é da Parse.ly, plataforma americana que analisa audiência, que observou a origem dos visitantes de mais de 400 portais de conteúdo de seu portfólio."

 

*.X.* Por Roberta Moraes | 08/09/2015

GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
O Facebook superou a busca do Google como o principal gerador de tráfego para sites de conteúdo. O dado é da Parse.ly, plataforma americana especializada em análise de audiência de mídia. 

O levantamento leva em consideração os 400 sites monitorados pela empresa, que tem em seu portfólio nomes como Reuters, Condé Nast, Eurosport, The Atlantic e Business Insider.

Segundo a pesquisa, desde o fim do primeiro semestre a rede criada por Mark Zuckerberg tem superado o Google em três pontos percentuais na média de visitantes levados para outros canais.

Mas o crescimento da rede social neste cenário começou em outubro do ano passado, quando o Facebook encostou na gigante de Mountain View em geração de audiência para portais de notícias analisados pela Parse.ly. 

Os grandes investimentos realizados estão gerando bons resultados. Recentemente, a empresa lançou, no Brasil, portal para auxiliar os veículos de comunicação a engajarem seus públicos

A função é dividida em três pilares: criação de conteúdo, como ampliar o alcance do conteúdo e do público e análise de resultados.
Facebook, Google, Audiência, Tráfego

Vanish se reinventa no varejo para fidelizar cliente

"Em um ano economicamente instável, em que consumidores buscam marcas mais baratas, empresa amplia portfólio com produtos para casa e aposta em ações no ponto de venda."


*-=-* Por Priscilla Oliveira | 08/09/2015

GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Monica Nascimento, Gerente de Categoria da Reckitt Benckiser, fabricante de Vanish
Ser reconhecida como líder na categoria tira-manchas pode trazer uma certa tranquilidade, mas não comodidade para a Vanish. Principalmente em um ano economicamente instável, a empresa vem buscando alternativas para cativar o consumidor, que passa a considerar outras marcas de preço mais baixo. 

Ainda que a questão de apelo ao valor oferecido seja alto, a fabricante entende o momento do mercado e busca se reinventar constantemente. Entre as ações, estão novos produtos e comunicação no ponto de venda – incluindo o foco no shopper masculino.

A preocupação em reter clientes não é para menos. Itens essenciais na cesta de compras dos brasileiros, os produtos de limpeza estão em alta. O Brasil é o quarto mercado mundial do setor e a região do país que mais consome esses itens é o Centro-Oeste. A cesta de limpeza é composta de diversos itens, incluindo toda a variedade de cuidados com a roupa e a casa. 

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) e a Kantar Worldpanel, a categoria teve crescimento real de 4,4% em 2013, e o destaque foi o aumento das compras no pequeno varejo e no atacado, mostrando que as pessoas estão buscando novas formas de economia.

Atenta a esse movimento, a fabricante encontrou maneiras de se manter presente nas compras do mês. “Entendemos que o consumidor está mais receoso quanto aos gastos, mas ele não abre mão de um item de qualidade. 

Por isso, passamos a oferecer versões menores e em refil, não só buscando agradar quem está com orçamento mais enxuto, como aqueles que moram sozinhos e não têm muita frequência em uso de material de limpeza. Além disso, não fizemos o repasse de preço por causa da inflação. 

Temos consciência do mercado altamente competitivo, por isso nos garantimos de todas as formas de que continuaremos a ser líderes”, conta Monica Nascimento, Gerente de Categoria da Reckitt Benckiser, fabricante de Vanish, em entrevista ao Mundo do Marketing.

PDVVariedade para atrair consumidor
Além de ajudar o cliente a economizar, a garantia a qual a empresa se refere envolve uma série de estudos e pesquisas de novos itens a serem lançados, analisando o comportamento do brasileiro e suas necessidades mais básicas. 


Desde que foi lançado no Brasil, em 2000, a linha de produtos ganhou inúmeras novidades, totalizando 32 versões atualmente. O tradicional pó que deixa as roupas mais brancas ganhou versões de pré-lavagem, instantânea líquida, com alvejante, bactericida, para multitecidos e em barra.

Todas essas mantêm a força da marca na categoria de limpeza de roupas, mas nem todo o portfólio é concentrado na máquina de lavar.
O Vanish Karpex leva a empresa a um patamar ainda mais alto, indo na direção de itens para a casa, ao permitir a lavagem de carpetes, almofadas e sofás. 

Antes ocupado por marcas exclusivas do segmento de estofado – e não muito disponíveis nos supermercados –, o produto caiu no gosto dos consumidores e já começa a ser reconhecido fora de suas tradicionais gôndolas. “Recebemos sugestões de itens que poderíamos lançar e costumamos ouvir o que as pessoas pedem. 

No caso deste produto, fizemos uma série de estudos para levar nossa embalagem rosa a um outro formato de limpeza, mas que ainda permanecesse associado aos tecidos. É a mesma expertise, só que em um alvo diferente”, conta Mônica.

Para fazer a ampliação da marca, especialistas em Marketing, juntamente com a equipe de formulação, fazem diversas análises de produtos e com o consumidor para criar uma relação prévia com o item que será lançado. “Todo ano buscamos entender o que o consumidor está mudando no processo de lavagem e o que ele está buscando nesse quesito. 

Fazemos uma série de insights e os avaliamos dentro da nossa proposta. Ao lançar um item que foge da nossa tradicional área no supermercado, sabemos que pode haver uma dificuldade de encontrar o novo produto, mas para isso são feitas nossas ativações em ponto de venda”, conta Mônica Nascimento.

PDVAtivação em PDV
Para a Vanish, fazer ações integradas de Marketing é importante para atingir todos os públicos. A empresa atua simultaneamente nos meios on e off-line, de ações com blogueiras em redes sociais a publicidade. O ponto de venda, no entanto, é onde ela encontra sua maior oportunidade de falar e ouvir diretamente o que o cliente quer saber. 


Constantemente a empresa mantém promotores nos principais varejistas brasileiros para tirar dúvidas a respeito de produtos e fazer demonstrações.
A prática e vivência com o produto antes mesmo de comprar passa a segurança que muitos não têm por falta de experiência em casa. “Jovens recém-casados e homens estão entre nosso público, e eles são curiosos. 

Estamos atentos a essa mudança no mercado e por isso é imprescindível ter alguém no local mostrando o que o material pode fazer para ajudá-lo em casa. Além disso, no caso do Karpex, é uma forma dele se educar a localizar o frasco rosa em outra prateleira que não a habitual”, afirma a Gerente de Categoria da RB.

O cuidado ao trabalhar o público-alvo é constante. A comunicação vem se tornando mais unissex, justamente para não deixar ninguém de fora. Em um de seus vídeos de divulgação do OxiAction, um casal fala sobre o cuidado com as roupas ressaltando que é o homem quem cuida da lavagem. 

“Nossas campanhas são para pessoas com mais de 25 anos, a maioria mulheres, mas não podemos esquecer que a nova configuração da família brasileira também põe o homem como o responsável pelo lar. Ele também vai às compras e é um shopper que requer atenção por todo o potencial que tem”, afirma Mônica.

O ponto de contato nas lojas é o grande diferencial para permanecer líder em sua categoria, isso porque é essa aproximação que as pessoas buscam com as marcas. “O promotor de vendas passa a ter uma função essencial que é dar entrada a novos produtos e funciona como um consultor. 

É ele quem deve apresentar as versões em novos tamanhos – algo, que por sinal faz toda a diferença no varejo nesse momento da economia, já que as marcas menores tendem a sobressair por questão de preço”, afirma Marcelo Boschi, Coordenador do MBA de Marketing Estratégico e Professor de Gestão de Marcas da ESPM Rio, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Desafios para a marca
Ainda que os lançamentos de Vanish sejam feitos em parte por solicitação dos consumidores, o controle do que fará parte do portfólio ainda é da companhia. O cuidado para não perder a essência permeia as áreas estratégicas. “Apesar de nos perguntarmos constantemente o que as pessoas querem, estamos atentos às tendências e ao que elas querem e esperam de nós. 


Precisamos oferecer o que é conveniente dentro de nossas possibilidades. Na Europa, temos outros produtos que não trouxemos, por não ter a ver com nosso mercado. A expansão de categoria requer atenção”, pontua Mônica.
Mesmo com tantos investimentos, a fabricante ainda encontra o desafio de se manter na liderança. 

Isso porque diversas outras marcas pegaram carona no sucesso dos pós-tira-manchas e itens pré-lavagem e lançaram suas versões mais baratas ou com um nome já associado à categoria de higiene de roupas.

O valor percebido que a marca transmite, no entanto, pode ser ainda um fator determinante para estar à frente por muito tempo. “Os concorrentes estão indo para cima e Vanish precisa estar bem estruturada em sua área de atuação. 

O problema de expandir para outra categoria, como limpeza de casa, é de que ela abra espaço para outras marcas se aproximarem mais do segmento em que ela é líder, correndo ainda o risco do novo produto não performar como os outros que estão no topo das vendas. Isso vale para ela e para qualquer outra companhia que pense em mexer na sua arquitetura de marca”, conclui Boschi.

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