Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Brasil chega a 200 milhões de acessos móveis à internet


Fabiana Rolfini, 
2017/07/31, 10:00 
Postado em 31 de julho de 2017 às 16h10m


O Brasil ultrapassou a marca de 200 milhões de acessos móveis à internet, segundo balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) referente a junho. O número de acessos nas tecnologias 3G e 4G chegou a 202 milhões.

Ao todo 5.030 municípios já contam com infraestrutura móvel de internet, ainda de acordo com o relatório. São cidades onde moram 98,4% da população brasileira.



O maior crescimento foi verificado no número de acessos em 4G, que nos últimos 12 meses subiu 103%. Nesse período 41 milhões de novas ativações foram registradas, chegando 80,6 milhões de acessos em junho.

A expansão foi ainda mais significativa na cobertura do 4G, que cresceu mais de quatro vezes, chegando a 2.654 municípios, onde moram 84,2% da população. Essa cobertura é mais que o dobro da última meta prevista no edital de licitação das licenças, de 1.079 municípios, prevista para ser cumprida até o fim deste ano.

A cobertura 3G também apresentou crescimento significativo nos últimos 12 meses, com a ativação das redes em 226 novos municípios desde junho de 2016, alcançando um total de 5.030 municípios. Esse número de cidades ultrapassa significativamente a meta que deveria ser cumprida somente em dezembro de 2017, de 4.417 municípios.

Consideradas as redes de internet fixa e móvel, os dados de junho mostram um total de 229,6 milhões de acessos no país. Destes, 27,5 milhões foram acessos fixos de internet, segmento que cresceu 5% desde junho do ano passado, com 1,3 milhão de novos acessos.

Telecom Italia nomeia Amos Genish como novo diretor


Fabiana Rolfini, 
2017/07/31, 11:00 
Postado em 31 de julho de 2017 às 15h45m


A Telecom Italia nomeou Amos Genish, da Vivendi, como gerente-geral das operações na última sexta-feira (28), na medida em que o gigante de mídia francês apertou o controle no grupo de telefonia italiano, do qual é o maior acionista.

A nomeação de Genish, que antes havia liderado a unidade brasileira da espanhola Telefonica e havia fundado a GVT, ocorre após a companhia demitir o presidente-executivo Flavio Cattaneo, que deixou a empresa 16 meses depois de assumir o cargo em meio a embates com a Vivendi, que detém 24% de participação da italiana.

Cattaneo é o segundo CEO a deixar a empresa em menos de dois anos após entrar em conflito com o grupo francês liderado pelo bilionário Vincent Bollore, cuja ambição declarada é construir uma potência de mídia no sul da Europa. A Telecom Italia concordou em pagar 25 milhões de euros para que o executivo deixasse o grupo.

Alguns fundos de investimento que possuem ações da Telecom Italia apoiaram a mais recente mudança de liderança na empresa, apostando em Genish para concluir a revisão da companhia com um conjunto de acordos, como a possível venda da TIM Participações e da subsidiária de linha fixa da italiana.

* Com informações da Reuters.

Votorantim Cimentos lança desafio voltado para startups da indústria 4.0


Fabiana Rolfini, 
2017/07/31, 11:30 
Postado em 31 de julho de 2017 às 15h15m


A Votorantim Cimentos está com inscrições abertas até o dia 24 de agosto para o Desafio The Digital Cement Open Innovation. O programa, realizado em parceria com o movimento 100 Open Startups, busca projetos na área da construção, com foco na indústria 4.0.

Com a proposta, a empresa espera criar um ecossistema de inovação que tenha o engajamento de startups, universidades, centros de pesquisa, fundos de investimentos e empregados, visando a formação de rede e discussão de ideias, projetos e possibilidades para futuras parcerias.


Composto por 7 desafios, o programa terá profissionais com conhecimentos técnicos e em gestão específicos que vão apoiar e mentorar todo o processo. 

As startups participantes devem apresentar soluções em algumas das seguintes categorias: eficiência energética; realidade virtual + realidade aumentada para treinamentos de segurança, operação e manutenção; automatização da mão de obra; visibilidade da entrega para o cliente; gestão de almoxarifado centralizado; gestão digital de territórios no desenvolvimento mineral e ambiental;e gestão de palete.

Em setembro, as startups selecionadas farão seus pitches e serão votadas pelas equipes da Votorantim. As melhores pontuadas serão convidadas para uma reunião em que será validada aderência à realidade da empresa. Por fim, em dezembro, as melhores soluções serão implementadas e internalizadas.

A Votorantim Cimentos valoriza e incentiva o empreendedorismo para crescer com coragem de fazer, inovar e investir. O foco na indústria 4.0 trará benefícios para a nossa e para futuras gerações, declara a companhia.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 24 de agosto por meio deste site.

MCTIC e CorreiosPar firmam acordo para impulsionar startups


Fabiana Rolfini, 
2017/07/31, 12:00 
Postado em 31 de julho de 2017 às 15h00m


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Correios Participações (CorreiosPar) firmam nesta terça-feira (1º) um acordo de cooperação técnica para a promoção de ações no âmbito do Programa Nacional de Aceleração de Startups, o Start-Up Brasil.

Pelo acordo, que terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado, a CorreiosPar vai investir em empresas de tecnologia que têm produtos e serviços alinhados às necessidades dos Correios, como vendas online e rastreamento de veículos e mercadorias, por exemplo.


O objetivo é impulsionar as startups, que serão indicadas pelo MCTIC por meio do programa Startup-Brasil, uma iniciativa do governo federal para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica.

A solenidade de assinatura será realizada no MCTIC e contará com as participações do ministro Gilberto Kassab, do presidente dos Correios, Guilherme Campos, e do diretor-presidente da CorreiosPar, Henrique Pereira Dourado.

* Com informações do MCTIC.