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terça-feira, 14 de agosto de 2018

Kaspersky Lab registra aumento de 60% em ataques cibernéticos na América Latina


Redação B!T, 
2018/08/14, 09:00 
Postado em 14 de agosto de 2018 às 23h00m 
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

Venezuela, Bolívia e Brasil são os países com maior número de ataques.

A Kaspersky Lab registrou mais de 746 mil ataques de malware diários durante os últimos 12 meses na América Latina – o que significa uma média de nove ataques de malware por segundo. Além disso, os ataques de phishing – e-mails fraudulentos para o roubo de informação pessoal dos usuários – são constantes na região, principalmente no Brasil. Os resultados, apresentados durante a 8ª Conferência de Analistas de Segurança para a América Latina, que está sendo realizado na Cidade do Panamá, mostram que toda a região tem experimentado uma quantidade considerável de ciberameaças, com a grande maioria concentrada no roubo de dinheiro.  
Segundo Dmitry Bestuzhev, Chefe da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky Lab para América Latinahouve um crescimento de 60% em ataques cibernéticos na região, na qual a Venezuela registrou um número maior de ataques em proporção à sua população, com um total de 70,4 %, seguido pela Bolívia (63,3%) e pelo Brasil (64,4%). Assim como em 2017, o Brasil continua liderando os países da América Latina em termos de hospedagem de sites maliciosos, uma vez que 50% dos hosts que da região e que foram usados em ataques contra usuários de todo o mundo estão localizados no país.
De acordo com dados da empresa, a maioria desses ataques ocorre online – enquanto o usuário navega, faz download de arquivos ou recebe anexos de e-mail enganosos – e afeta mais usuários domésticos do que empresas. No entanto, a pesquisa também revelou que as empresas são mais propensas a ataques via e-mail (60%) e vetores off-line (43%); ou seja, por meio de USBs contaminados, pirataria de software ou outros meios que não exijam o uso obrigatório da Internet.
 
É importante ressaltar que, tanto nos ataques via e-mail, como na Web, existe uma família de malware cujo nome é Powedon. Esta família é caracterizada por usar o Porwershell para se espalhar e operar em computadores infectados. O Powershell faz parte dos sistemas operacionais Windows e é usado diariamente pelos administradores de rede para automatizar tarefas, gerenciando computadores. Criminosos cibernéticos estão abusando dessa funcionalidade, usando-a para cometer um crime, alertaBestuzhev.
 
Malware Móvel
Um dos maiores riscos de segurança para a região é representado por ameaças móveis. Durante os últimos 12 meses, a Kaspersky Lab registrou um crescimento de 31,3% dos ataques focados neste tipo de dispositivo. É importante observar que a grande maioria das ameaças detectadas foi projetada para infectar aparelhos que utilizam a plataforma Android.
 
Na América Latina, as ameaças móveis mais difundidas são os Trojans Boogr.gsh que se especializam em cometer crimes por meio de anúncios não solicitados (adware), roubar o plano de dados das vítimas, a energia de suas baterias e obstruir o trabalho normal do dispositivo móvel. Também foram detectados trojans, como o Backdoor.AndroidOS.GinMaster.b, que, por meio de acesso remoto, permite que o invasor se conecte ao dispositivo da vítima e explore seu conteúdo, extraindo informações valiosas ou simplesmente fazendo o que quiser.
 
Malware para Mac
Durante o período desta investigação, a Kaspersky Lab detectou uma diminuição de 14,9% nos ataques a usuários do MacOS. Isso, segundo os analistas, é o alto custo dos dispositivos da Apple na região. No entanto, a ameaça Trojan, JS.Miner.m, que ocupa o primeiro lugar, é uma ameaça universal porque representa perigo para os usuários de MacOS e Windows, e até mesmo para usuários móveis e Android iOS. Todo o processo de carga útil acontece no navegador do usuário – portanto, a plataforma usada pela vítima é irrelevante. 
Também é importante destacar a presença da ameaça Trojan.PDF.Phish, que é igualmente relevante para usuários de qualquer sistema operacional, pois os arquivos PDF podem ser abertos de qualquer dispositivo. Nesse caso, o anexo malicioso do PDF é acompanhado por uma forma especial de phishing que convence a vítima a enviar suas credenciais para ver o conteúdo do documento.
 
Phishing
Mais uma vez, o Brasil está entre os 20 países mais atacados por phishing em todo o mundo, acompanhado por outros países da América Latina, como Argentina, Venezuela, Guatemala, Peru e Chile.
De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, isso não é novidade.No ano passado o Brasil também esteve entre os 20 países mais atacados. Isso se deve, em grande parte, ao fato de que os cibercriminosos usam e-mail, mensagens SMS, telefonemas, anúncios de mídia social, entre outros, com nomes de empresas conhecidas – o que significa que os usuários não desconfiam dessas mensagens, aumentando a probabilidade de que estes sejam compartilhados com sua rede de amigos, alerta. Para se ter uma ideia, só neste ano, bloqueamos 40 milhões de ataques na América Latina, com o Brasil sendo o país mais afetado.
Segundo Assolini, o período preferido para os cibercriminosos realizarem ataques desse tipo na América Latina é a Black Friday. Somente em 2017, mais de 380.000 ataques de phishing foram bloqueados durante a data – quase 4 vezes mais do que em um dia normal. A tática é fácil e eficaz: milhares de e-mails falsos, com ofertas tentadoras de aparelhos, smartphones, entre outros produtos, são enviados para chamar a atenção das vítimas. A partir daí, se o usuário clicar no link, ele será redirecionado para um site falso, onde colocará os dados do cartão para fazer a compra, fornecendo seus dados aos criminosos cibernéticos sem desconfiar de nada.

Realidade Virtual leva consumidores ao Shopping do Futuro


Redação B!T, 
2018/08/14, 08:40 
Postado em 14 de agosto de 2018 às 20h40m 
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

2033 já é realidade em experiência inédita no Brasil.

Prever o futuro não é uma tarefa fácil, mas com uma boa visão estratégica e o uso de algumas ferramentas já é possível embarcar em uma viagem ao futuro. As transformações digitais e o uso de tecnologia já chegaram também ao setor do varejo, em especial de shopping centers, que passa a usar diversas ferramentas para conhecer e se adaptar ao novo consumidor. O desafio hoje é manter os centros de compras atrativos, em um mundo com tantas possibilidades digitais.
O desafio de viajar ao futuro foi encarado pela Sonae Sierra Brasil, uma empresa de shopping centers, que criou uma experiência em Realidade Virtual pelo Shopping do Futuro, em 2033. O passeio mistura realidade virtual e aumentada e será apresentado na Exposhopping 2018, principal feira de shopping centers da América Latina, que ocorre em São Paulo, de 14 a 16 de agosto. Depois disso, a experiência será apresentada gratuitamente aos visitantes dos 10 centros de compras administrados pela Companhia em todo o Brasil.
Desenvolvida em parceria com a YDreams Global – empresa que une tecnologia sensorial, narrativas integradas e design transformador –, a experiência tem o objetivo de mostrar a evolução dos centros de compras nos próximos 15 anos. Em 2033, esses espaços oferecerão ainda mais experiências e opções de lazer e convivência, em ambientes que utilizam a tecnologia para tornar a jornada do consumidor mais prazerosa e completa. São ferramentas como o uso das experiências sensoriais e o oferecimento de vantagens e descontos na utilização de serviços, além da otimização do tempo que garantirão o sucesso do Shopping do Futuro.
A experiência em Realidade Virtual atinge um patamar de excelência inédito no Brasil para um projeto desenvolvido por uma empresa não especialista em games. Para a criação do conceito de Shopping do Futuro, a Sonae Sierra Brasil reuniu um time multidisciplinar de colaboradores e consultores, para que cada um pudesse acrescentar conteúdo, tendências e mudanças que já estão sendo previstas e implementadas nos empreendimentos da Companhia. Vamos mostrar um espaço mais atrativo e completo, moderno, dinâmico e que seja muito mais que um lugar apenas para consumir. Proporcionaremos uma jornada completa para que o cliente use o espaço com criatividade, passando mais tempo dentro do shopping para usar serviços, trabalhar, cuidar da saúde e vivenciar experiências memoráveis com amigos e familiares, detalha Laureane Cavalcanti, Diretora de Marketing e Comunicação da Sonae Sierra Brasil.
Na viagem para 2033, o consumidor é o protagonista de todo o processo. Ele pode escolher diferentes jornadas no Shopping do Futuro, como fazer um check-up completo ou comprar um produto que esteja precisando. O pagamento pelo serviço ou pelas compras pode ser feito com pontos do Programa de Fidelidade do shopping. Tudo muito dinâmico e totalmente real. A jornada é comandada pela inseparável assistente virtual, Lia, que além de acompanha-lo dando dicas, responde dúvidas específicas e informa as atividades previstas para o dia, entre outras ações.
A Sonae Sierra Brasil investe em inovação por meio do Digital Experience, programa que tem por objetivo conectar os consumidores com os centros de compras por meio de inovação tecnológica contínua, como serviços digitais e sociais, interatividade e experiências digitais indoor. Entre outras iniciativas da empresa estão o serviço dos Helpers, uma ferramenta para que os clientes realizem consultas, tirem dúvidas, façam reserva de produtos e recebam informações sobre os centros de compras e suas lojas, além de recomendações sobre serviços e compra de produtos, via WhatsApp. Além disso, existem outras ações, como a plataforma Gerador de Presentes, um sistema que escolhe e personaliza uma lista de presentes de acordo com o perfil definido pelo usuário, nas campanhas sazonais.

Inteligência da Informação e o futuro dos modelos de negócios


Luis Carlos Nacif - Microcity, 
2018/08/14, 10:48 
Postado em 14 de agosto de 2018 às 19h00m 
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013

Verdadeiros impérios corporativos vêm perdendo espaço no mercado para empresas que baseiam seus modelos de negócios na inovação, agilidade e uso das novas tecnologias, como cloud computing, Big Data, Inteligência Artificial (I.A.) e robotização – as chamadas Startups.

Só que por trás dessas companhias consideradas inovadoras, o que mais chama a atenção não são os seus meios de produção, mas como as informações corporativas, geradas a partir de cada processo interno ou externo – independente da área, finalidade ou complexidade -, são utilizadas para aprimora-los.
Por meio de ferramentas de Business Intelligence (B.I.), integradas às tecnologias aplicadas nos negócios para coleta desses dados, somadas a equipes de profissionais especializados em Analytics (análises e raciocínio sistemático para tomadas de decisões muito mais eficientes), essas empresas estão conseguindo obter diferenciais competitivos, como em relação à rapidez e assertividade em operações-chaves de atendimento ao consumidor, monitoramento de transações financeiras, marketing e até seleção de funcionários.
Em outras palavras, a disrupção desse modelo de negócios está diretamente ligada à capacidade de aplicar inteligência às informações corporativas, seja para prestar um atendimento diferenciado para um cliente insatisfeito a fim de mudar sua opinião, ou definir um perfil de colaborador que seja ideal para determinada atividade. Dessa forma, cria-se uma metodologia de Inteligência da Informação (I.I.), voltada à geração de oportunidades ao mesmo tempo em que busca a solução de deficiências em toda a cadeia produtiva, com margens mínimas de erros.
Diante desse cenário, muitas empresas já consolidadas em seus segmentos, mas que não possuem uma cultura orientada à utilização dos dados para alavancar os resultados de negócios, precisam se reinventar para acompanhar a revolução que a I.I. está promovendo em todas as áreas do mercado. Afinal, não dá para ficar parado, ou corre-se o risco de se tornar obsoleto e perder Market share para concorrentes mais jovens, como aconteceu nos casos das empresas Uber e Nubank, por exemplo, que viraram de ponta-cabeça os segmentos em que atuam em pouco tempo.
Mas, apesar de imprescindível, essa mudança não é uma tarefa fácil. Uma empresa que quer se tornar expert em I.I. tem que passar pela cultura do uso de dados que evolve: colocar em prática conceitos e tecnologias de TI avançadas para coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios; contratar e capacitar a mão de obra; e principalmente, estudar e entender o que essa transformação significa para cada processo, cliente, operação, etc..
Só assim essas companhias serão capazes de pensar e focar no desenvolvimento rápido de produtos e serviços, como uma startup, e sobreviver a esta era de inovação tecnológica, social e profissional sem precedentes que está acontecendo neste exato momento em todo o mundo.
Agora, caso a I.I. seja uma realidade muito distante, contar com um parceiro que já tenha experiência na entrega de inteligência aos processos corporativos, que domine a análise de informações e que possa atender todas as demandas de infraestrutura de TI que esse novo modelo exige, é solução mais indicada para ajudar percorrer sem sustos essa jornada revolucionária.