Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Instagram desmente boato de que usa o GPS do celular para compartilhar a localização exata do usuário

<<<===+===.=.=.= =---____---------   ----------____---- -----____::____   ____= =..= = =..= =..= = =___   ____::____------ -----_____----------   ---------____---.=.=.=.= +====>>>


A rede social da Meta confirmou que não faz uso da funcionalidade “localização precisa” dos smartphones para expor o local onde você está.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 26 de agosto de 2022 às 20h25m

Post. N. - 4.423

Instagram — Foto: Getty Images via BBC
Instagram — Foto: Getty Images via BBC

O Instagram desmentiu o boato de que usa o recurso localização precisa dos celulares para mostrar o local exato em que você está a outros usuários.

Postagens que circulam nas redes sociais afirmam que agora é possível ver onde a pessoa está situada quando ela usa o sticker (figurinha) de localização nos stories, por exemplo.

Segundo a BBC, há posts que dizem que isso é possível devido a uma atualização no iOS (sistema operacional dos iPhones). As publicações ainda sugerem que o recurso vem sendo usado por criminosos, com o objetivo de atingir influenciadores.

O g1 também encontrou publicações relacionados no Brasil.

Por sua vez, o Instagram disse que não compartilha a localização com outras pessoas. Semelhante a outras empresas de mídia social, usamos a localização precisa para itens como tags de localização e recursos de mapas.

A informação foi confirmada por Adam Mosseri, diretor do Instagram. "Os serviços de localização são uma configuração de dispositivo no seu telefone, não um novo recurso do Instagram, e alimenta coisas como tags de localização. Não compartilhamos sua localização com outras pessoas", disse o executivo.

O 'localização precisa' foi criado para reforçar a privacidade

O 'localização precisa' é uma funcionalidade que promete reforçar a privacidade. Com ela, você pode definir se determinado aplicativo pode ou não usar o GPS do seu aparelho para ter a sua localização exata.

Nos iPhones, o recurso foi implementado em 2020, no iOS 14. Já o sistema operacional do Google também ganhou algo parecido a partir do Android 12.

Meta premia filtros de Instagram criados por pessoas negras em programa de diversidadeMeta premia filtros de Instagram criados por pessoas negras em programa de diversidade

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++-----