"Em 12 dias, 70 mil registros a respeito do doce foram contabilizados, sendo 70% deles feitos por mulheres. Alimento é associado ao consumo durante a TPM."
*$:$* Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 14/08/2014
O Chocolate costuma ser muito lembrado pelos brasileiros nas redes sociais. Um estudo da Airstrip mostrou que entre os dias 27 de julho e oito de agosto foram feitos mais de 70 mil registros sobre o doce.
O levantamento destacou ainda que 70% dos internautas que comentaram foram mulheres, sendo 475 menções falavam sobre o consumo do alimento durante a TPM.
A marca mais lembrada foi a Bis, com 419 citações. As lembranças da companhia se referem, em grande parte dos casos, a uma receita com a guloseima, que foi compartilhada mais de 270 mil vezes desde o mês de fevereiro. Atrás, ficou o KitKat, com 252 comentários, e o Sonho de Valsa, com 166.
Entre as combinações com chocolate, o bolo foi o mais citado, com 6.725 registros. O brigadeiro, o sorvete e a pizza do sabor também foram lembrados.
Mais de quatro mil usuários associaram o alimento ao momento de assistir a séries, a filmes e ir ao cinema. Outros o associaram a cama e cobertor. As regiões que mais comentaram o tema foram São Paulo (29%), Rio de Janeiro (18%) e Rio Grande do Sul (11%).
"Rede de hotéis Transamérica, Nike e HP são apenas algumas das marcas que recorrem a consumidores comuns para avaliar a qualidade de seus produtos e serviços."
*$:$* Por Redação, do Mundo do Marketing | 15/08/2014
A avaliação de produtos e serviços por clientes ocultos ganha a adesão crescente de empresas no mercado. A ferramenta tem, basicamente, três funções: avaliar o desempenho da empresa contratante junto ao cliente, avaliar o desempenho dos concorrentes, buscando uma comparação, e avaliar a eficácia de determinada campanha.
Um consumidor comum vai aos estabelecimentos com uma orientação dos tópicos aos quais deve ter atenção especial e relata como foi atendido.
A rede de hotéis Transamérica é uma das companhias que aposta nesse olhar externo. Ela contrata o serviço de cliente secreto há mais de 10 anos para analisar a satisfação do seu público, composto, em sua maioria, por executivos.
Entre os pontos analisados estão à disposição dos móveis dos quartos e a forma como o cardápio de vinhos é oferecido pelo garçom. A rede também já utilizou o mesmo recurso para entender os diferenciais e as fraquezas em relação aos concorrentes.
“Além da verificação anual do cliente oculto, analisamos outros estabelecimentos concorrentes, com o mesmo questionário, para avaliar a nossa posição no mercado”, ressalta Charles Giudici, Gerente Geral Operacional do Hotel Transamérica de São Paulo, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O cliente oculto analisa aspectos como atendimento, limpeza e variedade de produtos e pode servir para que as empresas analisem se todas as suas unidades estão em sintonia com o ideal da marca.
A Nike já utilizou o recurso para saber se as Nike Stores do Brasil estavam alinhadas ao padrão internacional, como design e até a playlist escolhida para tocar nas unidades. Já a HP não possuía uma padronização quando iniciou a expansão de sua cadeia de lojas próprias.
O cliente oculto serviu para que os novos pontos fossem inaugurados com uma maior uniformidade entre si e permitiu que os consumidores se sentissem dentro da atmosfera de uma HP Store independente da região em que estivesse.
Já a rede de academias para mulheres Contours utilizava a ferramenta de forma autônoma, por meio de uma consultora de campo. A profissional verificava os processos realizados na jornada da consumidora ao procurar os serviços da empresa e identificava possíveis falhas.
Com o tempo, porém, a empresa decidiu testar o uso da ferramenta por meio de uma empresa terceirizada com pessoas comuns. “Muitas vezes o fato de não ser um cliente verdadeiramente oculto dificultava a busca dos resultados reais.
Por isso passamos a contratar os serviços de uma agência, que pudesse trazer uma opinião de fora da empresa para avaliar nosso atendimento.
Um dos grandes desafios no setor de franquia é relatar ao franqueado o seu desempenho e, ao trazer uma avaliação de alguém exterior a estes processos, é mais fácil compreender seus pontos fortes e fracos”, acredita Cassiano Ximenes, Franqueador Máster da Contours, em entrevista ao portal.