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terça-feira, 23 de junho de 2015

Pode a ciência inspirar criatividade?


Radar Internacional




*-.:.-* Postado por Luiz Alberto Marinho - 23/06/2015



Muitos publicitários pensam que criatividade e ciência são conceitos antagônicos. Talvez estejam equivocados. Essa foi a mensagem principal de um dos melhores seminários desta tarde aqui no #canneslions. 

A ZenithOptimedia trouxe para o palco de Cannes o Professor Brian Cox, estrela de uma série da inglesa BBC sobre as maravilhas da natureza. O papo girou em torno de uma série de analogias entre natureza e criatividade. 

Por exemplo, da mesma maneira como a natureza apresenta padrões que se repetem sistematicamente,  o comportamento humano possui suas características universais que podem ser capturados por um sistema eficiente de informação. 

A natureza possui modelos em torno dos quais se organiza, assim como acontece com os mercados. As leis da natureza são simples e definem as relações entre espécies e elementos. 

Por sua vez as marcas tentam decifrar as leis do mercado e compreender como elas determinam o equilíbrio de forças no cenário competitivo. Por tudo isso, a conclusão é que a natureza pode sim ser uma boa fonte de inspiração.

A aparente oposição entre ciência e criatividade é provavelmente uma derivação de outro falso embate - o da informação contra a invenção. Muitos criativos seguem acreditando que é melhor basear-se na sua própria visão de mundo do que na visão que a sociedade tem do mundo. 

Infelizmente para os que acreditam nessa tese, ciência, tecnologia e informação vieram para ficar e já estão modificando radicalmente o processo criativo. Resistir a essa onda é perda de tempo.

Intenção de empreender do brasileiro aumenta 22%


"Mais de 38 milhões querem ser donos do próprio negócio. Poder ganhar mais, crescer profissionalmente e não ter chefe são fatores que impulsionam essa vontade."



*-.:.-* Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 23/06/2015


O baixo crescimento do salário em relação às contas impulsiona a vontade do brasileiro de ser o dono do próprio negócio. O desejo de empreender da população brasileira cresceu 22% em dois anos, tendo como motivações a possibilidade de ganhar mais dinheiro e não ter um chefe. 

Segundo pesquisa Data Popular, crescer profissionalmente também atrai os profissionais. O levantamento aponta que 78% das pessoas que quererem empreender já estão tomando algumas iniciativas como forma de se preparar para abrir a própria empresa.

Mesmo com atual cenário econômico sem grandes estímulos, 38% estão pesquisando a área em que desejam atuar, 28% estão guardando dinheiro para investir e 12% estão se aperfeiçoando com cursos e estudos. 

A região Norte é a que concentra o maior percentual de pessoas com desejo de ser o patrão (55%), seguida do Nordeste, com 33%, Sul, com 26%, Centro-Oeste, com 24% e Sudeste, com 24%.

O estudo traçou um perfil desse futuro empreendedor e verificou que 53% são homens e 47% são mulheres. Sendo, 50% da classe média, 28% da classe alta e 22% da classe baixa. 

Em relação à faixa etária, 54% possuem entre 18 e 35 anos, 19% têm entre 36 e 45 anos e 27% têm mais de 46 anos. Já no ensino, 50% possuem ensino fundamental, 37% têm ensino médio e 13% têm superior.
Empreendedorismo, Data Popular, Administração de negócios