Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Conheça o “Pinterest”: a rede social que promete ser a estrela de 2012


RPs\GM-06/2012


REPORTAGENS: Gipope - Marketing

POR COLABORADORES.



*//*  Postado por Berenice Ring - 09/02/2012



O Pinterest é a nova mania dos internautas americanos. Para você ter uma ideia, esta ferramenta de compartilhamento de conteúdo CRESCEU 429% apenas de setembro a dezembro de 2011. E, em tempo gasto, perde apenas para o Facebook e o Tumblr.

Este “quadro de avisos” baseado na INTERNET, onde se afixa todo tipo de conteúdo visual, tem mais aptidões para rede social do que para blog. Não apenas o usuário pode postar suas imagens e vídeos, republicar os de outros usuários e postar comentários, como ainda organizar tudo isto.

Os usos para o Pinterest são vários. Ele é útil para se colecionar receitas e organizá-las por temas, guardar ideias e inspirações para decorar sua casa e expressar seu estilo de se vestir. O mais interessante é que o Pinterest é PERFEITO para as marcas conectarem-se emocionalmente com seu público.

As redes sociais, conforme conta Pete Cashmore, CEO do Mashable, começaram com ferramentas de blogging, como o Blogger e o WordPress, onde o usuário precisava escrever um post inteiro para se expressar. Na onda seguinte vieram o Facebook e o Twitter, onde uma atualização de status ou um post de 140 caracteres é tudo o que se precisa para compartilhar um pensamento na internet. Estes sites descobriram uma forma ainda mais simples de se compartilhar conteúdo: “retweetar” posts de outros ou incluir links de páginas da WEB no Facebook.

O Tumblr, hoje uma das maiores plataformas de blogging, também se encaixa nesta tendência. Não apenas é largamente utilizado para compartilhar imagens, mas para “reblog” os posts de outros usuários.

Há ainda outra tendência notada junto ao público. Foi detectada recentemente a necessidade de organizar conteúdo por tópicos ou interesses e por “coisas que os amigos curtem”.

Está aí uma ótima oportunidade para as marcas! Para conseguir um lugar no coração e na mente de seu público nada melhor que estar próximo a ele, oferecendo a oportunidade de participação e compartilhamento, através de fotos e vídeos. E várias marcas já estão surfando nesta tendência e já estão no Pinterest. O Travel Channel, por exemplo, posta maravilhosas fotos e frases sobre viagem. A revista TIME publica conteúdo jornalístico, capas antigas da revista e textos curtos e a Whole Foods posta notícias diversas ligadas ao DNA de sua marca, que vão desde beneficiários de microcrédito até bolos de casamento com produtos naturais e orgânicos.

É bom lembrar que a ferramenta serve como uma luva para uma vitrine virtual. Uma recente pesquisa da Shareaholic revelou que o Pinterest direcionou tanto acesso para as marcas quanto o Twitter.

Sem dúvida alguma, o Pinterest promete cair no gosto do brasileiro, que já constitui a segunda maior comunidade do Tumblr. O brasileiro é social, adora compartilhar o que gosta com os amigos e fica mais tempo na internet do que o americano ou o alemão.

Que tal, vale dar uma examinada nesta rede visual social que organiza imagens por tema e permite a sua marca “reblogar” posts com apenas um clique?

Boa sorte!

* Berenice Ring é Coordenadora do curso “Branding: Construção e Gestão de Marcas” do PEC-FGV, professora do MBC: Master in Business Communications da FGV e diretora da Fox Branding.

Tecnisa exibe marca em jogos de esportes e corrida


"Companhia estará presente em 15 games como Need for Speed, Football Superstars, Tiger Wood PGA e NBA Jam. Empresa espera atingir cerca de 40 mil usuários."



*//* Por Letícia Alasse || 14/02/2012


A Tecnisa pretende ampliar e reforçar a sua presença no meio digital com o objetivo de se aproximar dos consumidores. 


Para isto, a companhia decidiu investir no mundo dos VIDEOGAMES por meio do InAdvertising Games, que leva as marcas para dentro dos jogos ONLINE, em Playstation 3 e computadores. A empresa exibirá a marca em 15 games de ESPORTES e simuladores de corrida, como o Need For Speed, Tiger Woods PGA, Football Superstars e NBA Jam.


Com uma exposição de dois minutos por jogo, a Tecnisa espera atingir cerca de 40 mil usuários por mês. De acordo com levantamento da Nielsen NetRatings, o público dos games se divide em 66% feminino e 34% masculino, entre 35 e 49 anos, que representa possíveis compradores de apartamento para a companhia. Segundo a Screen Digest, o investimento das marcas em JOGOS online alcançará US$ 1 bilhão até 2014.
Tecnisa,videogames,Need For Speed