Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

9 melhores novidades do Android 7 Nougat


Márcio Bohrer - 
21/07/2016 - atualização: 20/01/2017 15:56
Postado em 23 de janeiro de 2017 às 22h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Veja 9 novidades em destaque que o Android 7 Nougat apresenta para seus usuários.

Seu aparelho já recebeu o Android Mashmallow? Está na dúvida sobre quando terá a oportunidade de atualizar seu smartphone para o Android Nougat? Estas questões até já figuraram aqui no site depois do lançamento oficial, mas o que esta versão do Android tem para nos oferecer? Acompanhe neste guia de informações sobre o Android Nougat. 

O que é Nougat? 
Relacionado Google I/O apresenta Android N melhor para games e sistema D...
Nougat é um doce composto de uma pasta feita a base de mel recheada com amêndoas, amendoins ou outros cereais. Aqui no Brasil podemos dizer que o Nougat é uma espécie de Torrone ou ainda um "mandolate". O mandolate tem origem italiana, enquanto o torrene é espanhol. Ps: Você sabe que o Google utiliza nome de doces para as versões do Android, certo? Que tal conhecer mais sobre a História do Android? A mais recente versão do Android foi lançada oficialmente em junho pelo Google. 

Na ocasião ainda não fora divulgado um nome para completar o "N" da edição 2016 do sistema operacional móvel. Dias mais tarde ela veio contrariando a expectativa comum de que o SO receberia o nome de "Nutella". 

Como ter o Android Nougat? 
Se você não faz parte do pequeno grupo de beta testers do Android Nougat, via Android N Developer Preview, terá de esperar até que sua fabricante divulgue oficialmente a atualização para seu modelo de smartphone. 

Porém se você é dono de um smartphone Nexus (5X, 6, 6P, 9, player, Pixel C) ou de um Sony Xperia Z3, pode fazer uso da versão Preview do novo Android. Estes modelos também devem ser os primeiros a receber a versão definitiva do SO quando ele for divulgado – acredita-se que até o final de setembro. 

Você também pode conferir o post especial em que listamos as marcas e modelos de smartphones que já confirmaram a presença do Android Nougat. 

1. Modo VR - Realidade virtual 
O Kit de desenvolvimento de softwares (SDK) voltado para realidade virtual do Google, possui suporte para o Google Cardboard e o novíssimo DayDream, apresentado durante o Google I/O. Os cardboards representam para o Google a essência do VR (realidade virtual) e para eles, o DayDream é a evolução do VR para o Mobile. 

Um headset parecido com o VR da LG, possui também um controle remoto e vai oferecer aos usuários uma experiência completa em realidade virtual. 
O Modo VR do Android Nougat dá aos desenvolvedores a liberdade de criar aplicações e experiências de realidade virtual com muita naturalidade e qualidade. 

2. Melhorias de desempenho
Como sempre uma nova versão de Android promete melhorias no quesito desempenho. Com o Android Nougat não é diferente. O sistema incluiu compatibilidade para o modo de desempenho sustentado, que dá dicas aos desenvolvedores para otimizar seus aplicativos a fim de aumentar o nível de desempenho de longa duração. 

Um dos pontos que vai melhorar, e muito, aqueles momentos de jogatina com o celular, é a aplicação da API Vulkan – uma nova API de renderização 3D, que renderá muito mais controle sobre o processamento gráfico dos smartphones. Veja abaixo um vídeo demonstração que peguei "emprestado" no canal Imagination Technologies do Vulkan em funcionamento. 

Dá para perceber o quão melhor seus games vão se comportar: 

Outro ponto interessante para esta nova versão do Android é a utilização do compilador de códigos JIT (Just in Time), que acelera o processo de download de apps em até 75% e, de quebra, ainda reduz o tamanho do código compilado pela metade. 

Já ouviu falar no Projeto Svelte? Ele foi lançado junto do Android KitKat e a ideia sempre foi possibilitar que o Android mais recente pudesse também ser utilizado de forma eficaz em smartphones cujo hardware já não é mais um "garotão". Com os ajustes feitos no projeto e aplicados no Android N, os usuários terão menos peso de dados rodando em segundo plano e, portanto, um smartphone mais leve. 

3. Economia de Bateria

O Android Mashmallow 6.0 implantou, na época, o modo soneca, que se chama Doze. Este modo de economia de energia vai - no Android Nougat - fazer seu smartphone aplicar uma série de restrições de processamento, rede e aplicativos enquanto o display não está ativo, reduzindo bem o consumo de energia e aumentando a vida útil da bateria. 
4. Economia de dados 
O Android Nougat traz em seu repertório um "salvador de dados" (mais que necessário nos tempos em que vivemos). De forma semelhante ao modo de economia de bateria, o Data Saver promete ajudar – de forma inteligente – o usuário a economizar o precioso plano de dados. 

Quando o usuário ativar o Economia de dados, enquanto usa 3G ou 4G, o Android bloqueia serviços de downloads em segundo plano, além de comunicar aos aplicativos que é necessária uma redução do consumo de dados enquanto o modo estiver ativado. O sistema também reduz a qualidade de imagens, adia armazenamento prévio em cache e pode até bloquear imagens do navegador, por exemplo. 

5. Quick Settings 
A sua barra de configurações rápidas ficará mais inteligente e intuitiva. Nas versões antigas, você precisava aceitar as sugestões de configurações disponibilizadas no Quick Settings. Agora este menu está personalizável, podendo conter mais de uma página. 
Você também poderá reposicionar estas configurações rápidas para que fiquem na melhor posição e ao alcance de seus dedos. 

6. Multi-janelas 
Se você é dono de um smartphone LG, Sony e até Samsung, certamente já está familiarizado com a possibilidade de trabalhar com a tela dividida. Porém, agora, o Android anunciou que terá uma grande novidade terá o sistema multi-janela. Os usuários, poderão assistir a um vídeo e fazer anotações ao mesmo tempo, por exemplo. 

7. As notificações ganharam uma nova cara 
Depois de mudanças mais singelas, a barra de notificações do Android Nougat está renovada e muito bonita. O estilo das mensagens também terá estilo diferente do que já estamos acostumados. Outra novidade é a possibilidade de responder mensagens – Whatsapp, por exemplo – diretamente da barra de notificações. 
Você também terá autonomia para determinar a importância e prioridade das notificações que receberá na barra. Cada app terá sua personalização de notificação. Boa pedida, não é mesmo? 
8. Configurações e menu hambúrguer 
Outra modificação que chega para somar na experiência do usuário é o menu lateral no formato chamado de hambúrguer. Com um leve deslize da esquerda para a direita o usuário pode, por exemplo, pular das configurações do Wifi diretamente para a Bateria ou qualquer outro menu. 
Além disso, ao navegar pelas configurações, as informações básicas de cada menu já estarão disponíveis na tela principal de configurações, como ocorre nas versões anteriores do Android. O usuário também ganhou autonomia para aumentar ou diminuir o tamanho das fontes e ícones, otimizando o espaço da tela de seu aparelho. 

9. Usabilidade 
O Google vem dando força na questão de usabilidade, são detalhes desde as configurações e acesso rápido aos itens mais usados, até informações de emergência. 
Confira abaixo algumas novidades em usabilidade:
Customização das "configurações rápidas" Melhorias na navegação em configurações Cadastro de informações de emergência Sugestões de configurações (informações de melhoria para os aparelhos) "Limpar tudo": até que enfim o Google colocou um botão para fechar todos os apps abertos Mais emojis

Última atualização antes da versão final 
O Google liberou a quinta e última versão Preview do Android Nougat. 

A próxima atualização deve ser a que chegará em nossos smartphones de forma definitiva. Esta será a última oportunidade de desenvolvedores enviarem ajustes finos do sistema antes da versão oficial. 

E você já sabe se seu smartphone receberá o Android Nougat? Até o momento sabemos que apenas os smartphones Nexus têm esta garantia, mas estamos acompanhando e futuras novidades estarão disponíveis neste link. Acompanhe!AndroidnougatnovidadesmobileGoogle

iOS 10 trouxe para iPhone funções úteis e pouco conhecidas; saiba quais são


Paulo Alves
por
Para o TechTudo
20/01/2017 07h00 - Atualizado em 20/01/2017 07h00 
Postado em 23 de janeiro de 2017 às 20h25m
Gipope-Marketing
O iOS 10 é a versão mais recente do sistema operacional da Apple para celulares. Ele vem de fábrica no iPhone 7 e iPhone 7 Plus, e é compatível até com modelos mais antigos, como o iPhone 5S. O software é responsável por estrear diversas funções, como novos menus para usar com o 3D Touch, um app remodelado para o iMessage e uma tela de bloqueio cheia de widgets.

E não são só esses – há vários recursos pequenos, mas úteis, que nem todo mundo conhece. Veja, abaixo, uma lista com dez funções pouco conhecidas do iOS 10 e que podem melhorar o uso do iPhone no dia a dia.

Testamos o iPhone 7: veja a análise completa em nosso review,
iOS 10 tem funções ocultas para iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
iOS 10 tem funções ocultas para iPhone 
(Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular.

1) Notificações ao pegar o iPhone
O iPhone sempre exigiu o acendimento manual da tela para exibir notificações, mas isso mudou no iOS 10. A função Elevar para Despertar liga o display quando o usuário tira o telefone do bolso ou de cima da mesa, mostrando automaticamente eventuais alertas na tela de bloqueio. O recurso pode ser ativado/desativado no menu Ajustes » Tela e Brilho » Elevar para Despertar.

A nova função não está disponível em modelos de iPhone antigos, sendo exclusiva dos iPhone 6S e 6S Plus, iPhone SE, e iPhone 7 e 7 Plus.

2) Notas colaborativas
O app de notas evoluiu muito na última atualização do iOS. Agora, o programa permite colaborar com um amigo em uma mesma anotação, uma ferramenta interessante para criar listas em grupo. Para usar o recurso, basta ir ao menu de compartilhamento do Notas e enviar convites via e-mail, por exemplo. Se o destinatário também usar iOS 10, poderá alterar a nota compartilhada e sincronizar as modificações no seu dispositivo.
Confira algumas dicas para economizar bateria no iOS 10 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)  (Foto: Confira algumas dicas para economizar bateria no iOS 10 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) )
Confira algumas dicas para economizar bateria 
no iOS 10 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

3) Hora de dormir
O aplicativo de relógio agora é capaz de preparar o usuário para tirar aquele cochilo. Com a função "Hora de Dormir", é possível programar o horário que você costuma deitar para que o iOS se encarregue de preparar o iPhone para essa tarefa. À noite, o celular começa a reduzir o brilho e a intensidade de luz azul da tela, indicando para o seu corpo que é hora de parar de usar o celular.
4) Siri avisa quem está ligando
Não é todo mundo que usa a Siri com regularidade, mas isso pode mudar no iOS 10. A assistente virtual do iPhone é capaz de falar em voz alta o nome do contato que está ligando, uma função importante se você deixa o celular no bolso com frequência. O recurso entra em ação quando o usuário está usando fones de ouvido ou quando o iPhone está conectado no carro.

5) Teclado inglês-português
O iPhone nunca permitiu usar mais de um idioma no teclado virtual, até a chegada do iOS 10. O novo sistema permite escolher múltiplas línguas para obter correções gramaticais, ajudando a quem precisa escrever em português e inglês (ou qualquer outro idioma) com frequência. Basta ir ao menu Ajustes » Geral » Dicionário para selecionar as línguas e ativá-las depois na opção Teclados.

6) Poupe memória ocupada por música
Boa parte dos donos de iPhone estão acostumados a lidar com limitações de memória interna, e o iOS 10 oferece uma ajuda extra nessa tarefa. O software conta com uma opção para limitar a quantidade de espaço ocupado por músicas baixadas para 4 GB, por exemplo. Assim, você consegue reservar armazenamento para quando precisar tirar fotos ou gravar vídeos.

O recurso funciona só para músicas compradas pelo iTunes, e não inclui o streaming off-line do Apple Music ou do Spotify. Você o encontra no menu Ajustes » Música.

iOS 10 mudou o toque de notificação do meu iPhone: como trocar? Descubra no Fórum do TechTudo.
Com apenas uma entrada, não é possível ouvir música e carregar o iPhone 7 ao mesmo tempo (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Com apenas uma entrada, não é possível ouvir 
música e carregar o iPhone 7 ao mesmo tempo
 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

7) Desbloqueie sem pressionar o botão Home
O iOS 10 introduziu uma nova forma de desbloquear o iPhone: ao contrário de tocar no sensor de digitais, o celular passou a exigir um aperto no botão físico. Felizmente, essa é uma mudança que pode ser revertida facilmente. Para isso, vá até o menu Ajustes » Geral, Acessibilidade » Botão Início e ative a opção Mantenha o dedo para abrir.

8) Copiar e colar universal
O iOS 10 torna o iPhone mais integrado com computadores fabricados também pela Apple. Se o Mac estiver atualizado para o sistema mais recente, os dois dispositivos poderão compartilhar suas áreas de transferência. Isso significa que tudo o que o usuário copiar no iPhone poderá ser colado no Mac, e vice-versa.
Botão home do iPhone 7 com sensor de impressão digital (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: Botão home do iPhone 7 com sensor de impressão digital (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))
Botão home do iPhone 7 com sensor de impressão digital 
(Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

9) Resposta rápida a mensagens
O iPhone já permite responder mensagens direto das notificações, mas a função é ainda mais avançada no iMessage, app de chat da Apple. Ao receber uma notificação do mensageiro da maçã, é possível tocar no alerta duas vezes para obter sugestões de respostas rápidas em forma de emoji ou risada. São espécie de reações do Facebook, mas exclusivos para o iMessage no iOS 10.

10) Limpeza de notificações
Se você recebe muitas mensagens e outros alertas de redes sociais, a cortina de notificações do iPhone pode ficar lotada rapidamente. Embora o iOS tenha há algum tempo uma opção para excluir tudo de uma só vez, a tarefa se tornou mais simples no iOS 10: basta tocar com força sobre o X no topo e selecione Limpar todas as notificações.

A função 3D Touch é um recurso disponível em modelos a partir do iPhone 6S – em versões mais antigas ou no iPhone SE, não oferece o recurso, é preciso excluir notificações diariamente.

Suporte à versão original do Windows será encerrada pela Microsoft em março


Débora Pricila Silveira  - 
23/01/2017 17:21
Postado em 23 de janeiro de 2017 às 20h00m
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Suporte à versão original do Windows será encerrada pela Microsoft em março PCs com o sistema operacional deverão obrigatoriamente se atualizar para a versão mais recente do Windows.

Lançada em março de 2016, a Anniversary Update ou, em português, Atualização de Aniversário, foi a primeira grande atualização do Windows 10. Contudo, a partir do dia 26 de março de 2017 ela passará a ser obrigatória para todos os usuários que quiserem continuar recebendo suporte para o sistema operacional. 
Conforme comunicado enviado por e-mail pela Microsoft a seus clientes corporativos, a empresa pretende encerrar o suporte à versão original do Windows 10. Ficar sem as atualizações significa dizer que o sistema se tornará cada vez mais vulnerável. 

A informação é do site WCCFTech. O fim do suporte à versão original chegará pouco antes do lançamento da Creator’s Update, segunda grande atualização do Windows, que promete diversas novidades.

Veja também: Confira as novidades da atualização do Windows 10 Os 10 melhores apps para Windows 10 Atualização do Windows 10 permite melhor desempenho em games O encerramento do suporte à versão original do Windows não deve afetar a maioria dos usuários domésticos, já que atualizações como a Anniversary Update costumam ser instaladas quase automaticamente nos computadores. 

Porém, aparelhos que estejam na versão 1507 ou anterior do sistema precisarão atualizar, caso à vontade seja continuar recebendo suporte.
Usuários corporativos devem ser os mais afetados pela mudança imposta pela Microsoft.

Com a mudança a Microsoft parece se espelhar na Apple. O macOS, sistema operacional para PCs da Maçã, costuma receber pouco suporte para as versões mais antigas. Ainda que isso limite as opções dos consumidores, pode fazer com que o ecossistema do SO fique mais seguro.