Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Kaspersky alerta para novo mobile Trojan Loapi


Mafalda Freire, 
2017/12/18, 17:00 
Postado em 18 de dezembro de 2017 às 22h30m


Os pesquisadores da empresa de cibersegurança identificaram um novo  malware móvel com vários módulos, o Loapi, que permite um número quase infinito de recursos maliciosos, desde a mineração de moeda criptográfica até ataques DDoS.
A ameaça se destaca entre os vários códigos maliciosos para Android que possuem apenas uma função, incluindo trojans bancários, trojans de mineração criptográfica, etc., porque possui funções singulares e uma arquitetura modular complexa que lhe permite realizar ações quase ilimitadas em um dispositivo comprometido.
O Trojan está sendo disseminado por campanhas publicitárias, disfarçado como soluções antivírus ou de aplicativos para adultos. Uma vez instalados, os aplicativos solicitam direitos de administrador no dispositivo e, em seguida, iniciam discretamente comunicações com servidores de comando e controle para instalações de módulos adicionais.
A arquitetura inclui os seguintes módulos de adware, usado para a exibição agressiva de publicidade no dispositivo do usuário; de SMS, usado pelo malware para executar várias operações com mensagens de texto, de rastreador da Web, usado para cadastrar usuários em serviços pagos sem que eles saibam;  de proxy,  permite que os invasores executem solicitações HTTP em nome do dispositivo e realizem ataques DDoS e o módulo minerador de Monero, usado para minerar a criptomoeda Monero (XMR).
Além disso, uma vez comprometido, não é fácil excluir o aplicativo e retornar seu dispositivo ao modo de operação normal pois o Loapi tem a capacidade de se auto proteger. Assim que usuário tentar revogar os direitos de administrador do malware, ele irá bloquear a tela do dispositivo e fechar a janela. 
O malware pode ainda receber uma lista de aplicativos que podem tentar desinstalá-lo, vinda dos servidores de comando e controle, muitas vezes são soluções de segurança, que pretendem remover o malware. Se um aplicativo instalado ou em execução estiver na lista, o Trojan mostra uma mensagem falsa dizendo que um software mal-intencionado foi encontrado e que oferece ao usuário a chance de remover o aplicativo. A mensagem é mostrada em um loop, portanto, mesmo se você se recusar a excluir o aplicativo no início, a mensagem será exibida novamente até você finalmente concordar.
A pesquisa da Kaspersky Lab também mostrou que o malware cria uma carga de trabalho tão pesada em um dispositivo infectado, que ele chega a aquecer muito a ponto de deformar a bateria. Os autores do malware não teriam desejado que isso acontecesse, pois querem a todo custo dinheiro e por isso manter o malware em funcionamento. Mas a falta de atenção à otimização do malware levou a este inesperado vetor de ataquefísico e, possivelmente, danos sérios aos dispositivos do usuário.
Loapi é um representante interessante do mundo do malware para Android porque seus autores incorporaram quase todas as características possíveis em seu design. A razão por trás disso é simples – é muito mais fácil comprometer um dispositivo uma vez e depois usá-lo para diferentes tipos de atividades maliciosas, destinadas a ganhar dinheiro ilegal. O risco surpreendentemente inesperado que este malware traz é que, embora não possa causar danos financeiros diretos ao usuário, roubando os dados do cartão de crédito, ele pode simplesmente destruir o telefone. Isso não é algo que você esperaria de um Trojan Android, mesmo um sofisticado, observa Nikita Buchka, especialista em segurança da Kaspersky Lab.

Icaro lança plataforma que agiliza construção de sistemas


João Miguel Mesquita, 
2017/12/18, 14:50 
Postado em 18 de dezembro de 2017 às 21h40m


A Icaro, lançou um novo produto para seu portfólio, o FlexForward, uma plataforma de desenvolvimento de sistemas, que tem como objetivo dar flexibilidade e agilidade ao desenvolvimento e implementação de soluções dedicadas às operações de médias e grandes empresas.
Com foco em tecnologia concebida para a área de operações, com criação e desenvolvimento realizado por profissionais experientes em operações inteligentes e, qualificados  para entender as demandas do mercado, são o que destaca  a nova oferta entre as opções de prateleira customizadas.
A grande vantagem do uso da plataforma é que ela permite realizar a implementação de softwares em um prazo muito menor do que a média, com custo reduzido e qualidade superior. Utilizando como base os projetos desenvolvidos numa fase inicial de testes, em cenários reais de clientes, verificamos que a economia de tempo – do desenvolvimento à implantação – pode ultrapassar os 40%, afirma Vinicius Regis, Head da área de Operations and Asset Management da Icaro Tech.
Financeiramente, o custo da plataforma se torna muito atraente, por conta do baixo valor de licenciamento, suporte e manutenção, completa o executivo, que é líder da equipe responsável pelo desenvolvimento da novidade.
A Icaro, aposta com este produto nos resultados de alta eficiência e custos baixos, sendo isto possível  devido a utilização de uma metodologia de padronização de desenvolvimento. Além disso, a reutilização de componentes, que passam a servir como base para a criação de – virtualmente – qualquer tipo de sistema, tornando a plataforma flexível e robusta, permitindo que o desenvolvimento seja feito de forma mais ágil que a média, além de redução nos custos não apenas de implantação, mas também de manutenção e evolução.
Em um dos cenários reais de testes, aplicado dentro de uma grande empresa da área de telecomunicações, a plataforma foi aplicada no auxílio da gestão de contratos e avaliação do nível de serviço prestado por terceiros, automatizando um processo originalmente manual, e que antes era feito de forma quase artesanal.
Com o FlexForward, verificamos que houve um grande avanço na análise do cumprimento das exigências contratuais com terceiros, os chamados Acordos de Nível de Serviço (SLAs, na sigla em inglês). A análise automatizada desse fluxo de dados se tornou muito mais fácil, não apenas por conta da interface e usabilidade da ferramenta, mas também por ser mais colaborativa e de fácil compartilhamento. Além disso, o uso da plataforma também trouxe mais confiança à análise, com um acompanhamento mais sofisticado dos acordos com os fornecedores e muito mais rastreável, diminuindo as possibilidades de erros de cálculos e ocorrências de fraudes, acrescenta o executivo.
Outro diferencial da plataforma é sua capacidade de expansão e evolução constante. Criada de forma modular e com capacidade de concentrar múltiplos sistemas em um único lugar, o produto se comporta como um Portal de Portais, permitindo não apenas o gerenciamento de outras aplicações, mas também a adição de outros sistemas em uma única área de trabalho. Segundo o Head de OAM da hIcaro Tec qualquer sistema, seja ele desenvolvido sobre a plataforma ou legado, pode ser acessado através do FlexForward.
É o caso de outro cliente, também da área de Telecom, no qual a equipe da Icaro Tech utilizou a plataforma para substituir um sistema legado responsável pela consulta de plataformas de rede. Este, por ser instável e utilizar tecnologia ultrapassada, apresentava dificuldades de manutenção e evolução e, por não receber suporte adequado, prejudicava a produtividade de toda a equipe.
Em um período de três meses nossa equipe desenvolveu toda a aplicação, fez a migração e realizou diversos testes para garantir a estabilidade e usabilidade do sistema, lembra Vinicius Regis.

Atos lança nova geração de servidores


João Miguel Mesquita, 
2017/12/18, 17:41 
Postado em 18 de dezembro de 2017 às 21h00m


A empresa lançou o Bull Sequana S,novos servidores ultra-escaláveis, com arquitetura projetada pela Atos.
A Atos, lançou o Bull Sequana S, sua nova linha de servidores ultra-escaláveis com o objectivo de  permitem que as empresas aproveitem ao máximo os recursos de Inteligência Artificial.
Com sua arquitetura prorpria, desenvolvida pelas equipes de pesquisa e desenvolvimento, da Atos, os novos servidores empresariais Bull Sequana S foram otimizados para soluções baseadas em Machine Learning, aplicações críticas de negócios e ambientes de computação in-memory.
Para utilizar recursos de IA, as empresas precisam de uma infraestrutura com um desempenho otimizado. O Bull Sequana S segundo a Atos esta preparado para enfrenta tal desafio com uma combinação de processadores (CPUs) e Unidades de Processamento de Gráficos (GPUs). Eles são combinados para criar um servidor sob medida, com disponibilidade imediata de todo tipo de carga de trabalho.
Servidor ultra-escalável: da utilização clássica à Inteligência Artificial (IA)
O Bull Sequana S utiliza os processadores escaláveis mais avançados Intel Xeon, denominados Skylake. O sistema ajuda a reduzir os custos de infraestrutura ao mesmo tempo em que melhora o desempenho das aplicações devido à sua ultra-escalabilidade. 
São de 2 até 32 processadores, 896 núcleos e 32 GPUs em um único servidor, que pretende oferecer um desempenho exemplar e assegura a proteção do investimento no longo prazo, já que as capacidades são desenvolvidas regularmente, de acordo com as necessidades de negócio.
Para potencializar o Machine Learning e a Inteligência Artificial na TI empresarial, a Atos projetou uma plataforma informática de nova geração, que acelera a capacidade digital de nossos clientes ao convergir, em um único dispositivo, os elementos de computação essenciais para o negócio e a computação de alto desempenho (HPC), ressaltou Arnaud Bertrand, Vice-Presidente Sênior, Diretor de Big Data e HPC da Atos.
Com até 48TB de RAM e 64TB de NV-RAM em um único servidor, a análise em tempo real de bancos de dados de produção empresarial irá ser executada muito mais rapidamente do que em um computador convencional graças ao uso da tecnologia inâ memory, garantindo a segurança e a qualidade do serviço. Com um armazenamento interno de dados de até 2PB, o Bull Sequana S apoia, ambientes de data lake e de virtualização.
Além disso, a nova linha abre portas para novas colaborações entre Atos e SAP. A Atos é um importante sócio global da SAP, que oferece soluções escaláveis e de alto rendimento para implementações da SAP HANA. Espera-se que a nova linha crie novas áreas de colaboração entre a SAP e a Atos em torno da inteligência artificial e do machine learning, afirmou o Dr. Jörg Gehring, Vice-Presidente Sênior e Chefe Global de Redes de Inovação de Tecnologia SAP HANA.