"Ranking enumera companhias a partir da análise de comunicação, relacionamento e suporte transacional em que elas operam. Wine, Magazine Luísa e Saraiva também estão em lista."
A Amazon foi eleita a marca com o melhor autosserviço do Brasil pela E-Consulting. A companhia americana ficou com média total de 3,87 pontos, à frente do Wine, que também ficou com a mesma quantidade de pontos, mas não se destacou em confiabilidade.
Também fazem parte da lista Magazine Luiza, Saraiva, Netshoes, Claro, Submarino, Livraria Cultura, Oqvestir e Vivo.
Para a elaboração do ranking, a boutique de estratégia considerou todo o serviço prestado sem a necessidade de interação humana para fazer o atendimento, independente do canal utilizado.
A consultoria desenvolveu a avaliação por meio de três pilares, tais como comunicação, atendimento e suporte transacional. Em cada pilar, havia subitens que foram analisados um a um. Na comunicação, havia critérios específicos como homepage, aplicativos, funcionalidades, mobile e outros.
No atendimento, foram checados SAC, fóruns, Rede Sociais, FAQ, Tutorial e demais temas correlacionados. Já meios de pagamentos, televendas, promoções, link transacionais, representantes e consultores de vendas eram elementos da categoria suporte transacional.
Qualidade, interatividade, eficácia, posicionamento e confiabilidade também foram critérios para avaliar os canais, serviços ou aplicativos de autosserviço das companhias.
Os pressupostos usados para a consultoria eleger as empresas que participaram do estudo foram operação B2B e/ou B2B2C, volume massivo de consumidores (na base de milhão), produtos e serviços passiveis de interação multicanal e, por último, tendência ou prática frequente do uso de canais alternativos.
Também fazem parte da lista Magazine Luiza, Saraiva, Netshoes, Claro, Submarino, Livraria Cultura, Oqvestir e Vivo.
Para a elaboração do ranking, a boutique de estratégia considerou todo o serviço prestado sem a necessidade de interação humana para fazer o atendimento, independente do canal utilizado.
A consultoria desenvolveu a avaliação por meio de três pilares, tais como comunicação, atendimento e suporte transacional. Em cada pilar, havia subitens que foram analisados um a um. Na comunicação, havia critérios específicos como homepage, aplicativos, funcionalidades, mobile e outros.
No atendimento, foram checados SAC, fóruns, Rede Sociais, FAQ, Tutorial e demais temas correlacionados. Já meios de pagamentos, televendas, promoções, link transacionais, representantes e consultores de vendas eram elementos da categoria suporte transacional.
Qualidade, interatividade, eficácia, posicionamento e confiabilidade também foram critérios para avaliar os canais, serviços ou aplicativos de autosserviço das companhias.
Os pressupostos usados para a consultoria eleger as empresas que participaram do estudo foram operação B2B e/ou B2B2C, volume massivo de consumidores (na base de milhão), produtos e serviços passiveis de interação multicanal e, por último, tendência ou prática frequente do uso de canais alternativos.