Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Receita Federal lança 'CPF Digital', aplicativo que permite ter o documento no celular

= =---____------- ===  ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::________--------- ====  -----------____---= =

Aplicativo já pode ser baixado nas lojas virtuais. Programa também traz ferramenta para auxiliar contribuintes no preenchimento do IRPF 2020. 
= =---____------- ===  ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::________--------- ====  -----------____---= =
 Por Alexandro Martello, G1 — Brasília    
 14/05/2020 16h09  Atualizado há 4 horas  
 Postado em 14 de maio de 2020 às 20h15m  

 
A Secretaria da Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (14) o lançado de um aplicativo com a versão digital do cartão de CPF, chamado de "CPF Digital". Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o programa está disponível para ser baixado nas lojas virtuais Google Play e App Store.

Há mais de um ano, o CPF é a chave de acesso aos serviços públicos. Nessa crise do novo coronavírus, o número do documento é uma das exigências para liberação do auxílio emergencial de R$ 600 para a população vulnerável.

O aplicativo "CPF Digital" exibe o cartão do CPF e também envia notificação "push" contendo notícias aos usuários.
Aplicativo CPF Digital, da Receita — Foto: Reprodução
Aplicativo CPF Digital, da Receita — Foto: Reprodução

IRPF 2020
A Receita Federal informou que o aplicativo também traz "ChatBot" (programa que simula uma conversa humana em um chat) para auxiliar o cidadão no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF).

O Fisco informou que serão esclarecidas dúvidas dos contribuintes sobre como preencher a declaração, como consultar a restituição, sobre o prazo para apresentação, a multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.

O secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, afirmou que a prioridade é a utilização do "ChatBot" para restringir o atendimento presencial em função da pandemia do coronavírus.

"Mas a proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros", acrescentou.